SP: vereadores propõem lei que dará passe livre para baixa renda

O PL, apresentado na quinta-feira (15), recebeu o número 340/2023. 

© Arquivo/Agência Brasil

Brasil São Paulo 17/06/23 POR Agência Brasil

Vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo protocolaram projeto de lei (PL) que concede o passe livre no transporte coletivo público da cidade às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e desempregados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O PL, apresentado na quinta-feira (15), recebeu o número 340/2023. 

“A presente lei autoriza o Poder Executivo instituir o programa de Vale Transporte Social para a população de baixa renda e aos desempregados, com o objetivo de assegurar o transporte público coletivo gratuito no município de São Paulo”, diz o Artigo 1º do projeto.

Segundo a proposta, o programa consiste na oferta gratuita mensal de créditos de passagens aos beneficiários, no valor mínimo de 44 tarifas vigentes do transporte coletivo municipal. “A quantidade de créditos de passagens fornecidos mensalmente será equivalente a, pelo menos, quarenta e quatro viagens”, diz o texto do PL. Os beneficiários, no entanto, precisarão comprovar residência na cidade de São Paulo.

O PL foi apresentado conjuntamente pelos nove integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara: Jair Tatto (PT), Isac Félix (PL), Atílio Francisco (Republicanos), Cris Monteiro (Novo), Sidney Cruz (Solidariedade), Paulo Frange (PTB), Rinaldi Digilio (União Brasil), Roberto Tripoli (PV) e Rute Costa (PSDB).

Na semana passada, o presidente da subcomissão da Tarifa Zero na Câmara dos Vereadores, Paulo Frange, disse que a intenção da administração municipal é implementar gradativamente o passe livre, iniciando pelas pessoas que serão atendidas pela lei proposta agora.

 “Estamos acreditando que a gradualidade, sim, é possível. São Paulo tem saúde financeira para isso neste momento”, afirmou Frange. Segundo o vereador, o financiamento do sistema não será feito com aumento ou criação de taxas ou contribuições.

O CadÚnico, que é usado para mapear famílias de baixa renda no país, também identifica pessoas que podem ser beneficiadas em diversos programas sociais.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Mongaguá Há 5 Horas

Mãe de 27 anos é brutalmente violentada com filho de 3 anos no colo

fama Treta Há 7 Horas

Após treta, Deolane deixa de seguir e apaga postagens com Fiuk nas redes

economia Portalbilidade Há 6 Horas

Liberdade financeira: Transfira seu cartão de crédito e pague menos

mundo Paris Há 6 Horas

Filho empurra pai da varanda do 9.º andar após discussão

brasil Rio de Janeiro Há 7 Horas

Mulher obesa fica presa em catraca de ônibus por mais de duas horas

fama Michael J. Fox Há 6 Horas

Michael J. Fox emociona fãs com participação no show do Coldplay; veja

fama ISABELLE-NOGUEIRA Há 23 Horas

Isabelle Nogueira é anunciada como musa da Grande Rio: 'De Parintins pra Sapucaí'

lifestyle Viral Há 6 Horas

Mãe encontra solução para o bebê não chorar em trajetos de carro; veja

mundo EUA Há 6 Horas

Homem dispara contra vizinhos e fere sete pessoas; três são crianças

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Presente errado? William revela gafe no início do namoro com Kate