MP abre procedimento para apurar possível risco em barragem de MG

A estrutura de contenção de urânio e outros materiais radioativos, que até então possuía declaração de condição de estabilidade, foi elevada para o Nível 1 de emergência no dia 7 deste mês. A barragem D4 integra uma mina de exploração de urânio desativada em 1995. O processo de descomissionamento da unidade está em andamento.

© Reuters

Brasil Minas Gerais 18/06/23 POR Agência Brasil

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou nesta sexta-feira (16) um procedimento administrativo com a finalidade de avaliar as condições de segurança e estabilidade da Barragem D4 da empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB), instalada na cidade de Caldas. A Promotoria de Justiça da Comarca da cidade, responsável pelo caso, acionou técnicos da Defesa Civil estadual e municipal, além da Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), com a finalidade de apurar as causas da elevação do nível de emergência da barragem e adotar medidas necessárias para controlar as anomalias e resgatar a segurança para a área.

PUB

A estrutura de contenção de urânio e outros materiais radioativos, que até então possuía declaração de condição de estabilidade, foi elevada para o Nível 1 de emergência no dia 7 deste mês. A barragem D4 integra uma mina de exploração de urânio desativada em 1995. O processo de descomissionamento da unidade está em andamento.

Em sua página, a Agência Nacional de Mineração (ANM), informou que a Barragem D4 da Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC), está enquadrada no nível 1 de emergência, o menor na escala de três níveis.

De acordo com a estatal, a D4 foi construída como bacia de decantação, mas que recentemente, devido à mudança nos regulamentos dos órgãos fiscalizadores foi reclassificada como uma barragem. A aplicação desses critérios aos dados das duas barragens da INB em Caldas resultou no enquadramento no nível 1 de emergência. “A INB reforça que não houve nenhuma ocorrência nessas barragens, apenas a mudança quanto ao órgão fiscalizador e as adequações a essas classificações e documentações”, afirmou.

As barragens são permanentemente monitoradas. De acordo com o Plano de Ação de Emergência (PAE), que faz parte do Plano de Segurança de Barragem (PSB), os órgãos de segurança devem ser avisados, o que foi realizado através de ofício.

Leia Também: SP: vereadores propõem lei que dará passe livre para baixa renda

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Tretas Há 4 Horas

Galvão revela causa de desavença com Neymar: "Fez bobagens"

economia PIX Há 5 Horas

Saiba como recuperar dinheiro transferido via PIX; veja o passo a passo

mundo Austrália Há 19 Horas

Jovem de 24 anos morre durante voo vítima de tuberculose

economia SERVIDORES-PÚBLICOS Há 4 Horas

Servidores federais podem pedir revisão do reajuste de 28,86%

esporte Futebol Há 20 Horas

Corinthians anuncia demissão do treinador António Oliveira

mundo Vídeo Há 4 Horas

Avião entra no olho do Furacão Beryl; veja o vídeo

fama Tetê Medina Há 4 Horas

Atriz Tetê Medina morre no Rio de Janeiro aos 84 anos

lifestyle Televisão Há 13 Horas

O que acontece com o corpo quando a gente dorme com a TV ligada

tech Observatório Real de Greenwich Há 4 Horas

Veja as fotos finalistas do concurso 'Fotógrafo do ano de Astronomia'

mundo EUA Há 14 Horas

Furacão Beryl, que já faz vítimas no Caribe, abre caminho para temporada muito perigosa, diz ONU