Na sequência da passagem de um ciclone no Rio Grande do Sul, na madrugada e manhã deste sábado, há pessoas que ficaram presas no meio das cheias e inundações provocadas pelas chuvas fortes que atingiram a região.
PUB
Leia Também: Ciclone no RS causa 4 mortes e alagamentos, bloqueia estradas e deixa 460 mil sem luz
Um vídeo compartilhado nas redes sociais - que pode ver na galeria de imagens acima - mostra o resgate bem sucedido de um casal e uma criança no meio de uma rua inundada em Taquara, um município da região metropolitana de Porto Alegre.
Há pelo menos quatro mortos, e várias desaparecidos e centenas de pessoas ficaram desalojadas após a passagem do ciclone, cujos efeitos, de acordo com a imprensa brasileira, deverão amenizar este fim de semana.
De acordo com o governador do estado de Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a "prioridade neste momento é encontrar os desaparecidos e salvar as pessoas que ainda podem estar isoladas devido às inundações", destacando que todas as equipes estão "trabalhando intensamente" nas operações de socorro.
"Ao mesmo tempo, os danos em pontes, estradas e casas serão avaliados para que possamos trabalhar na recuperação dessas estruturas", acrescentou numa publicação na rede social Twitter.
A nossa prioridade no momento é encontrar os desaparecidos e salvar pessoas que possam ainda estar ilhadas por causa das inundações. O governo seguirá atuando em todas as frentes para garantir a segurança da população.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) June 16, 2023
As autoridades locais pediram às pessoas da região que evitem viajar para as zonas afetadas e permaneçam em casa, desde que estejam em segurança.
Diversas cidades do Rio Grande do Sul foram afetadas por inundações, com a água invadindo casas, hospitais e universidades, e causando deslizamentos de terra, falta de energia e estradas bloqueadas.