Aprovação do presidente Lula sobe de 51% em abril para 56% em junho, diz pesquisa Genial/Quaest

A recuperação, que devolve a aprovação de Lula ao nível de fevereiro, quando foi feita a primeira pesquisa, é atribuída à melhora da percepção sobre a economia, já que para 32% dos eleitores a situação econômica melhorou nos últimos 12 meses

© Getty

Política Lula 21/06/23 POR Estadao Conteudo

A aprovação popular do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou para 56% na terceira rodada da pesquisa Genial/Quaest, após cair para 51% na medição feita em abril. A recuperação, que devolve a aprovação de Lula ao nível de fevereiro, quando foi feita a primeira pesquisa, é atribuída à melhora da percepção sobre a economia, já que para 32% dos eleitores a situação econômica melhorou nos últimos 12 meses. Na rodada anterior, essa sensação era manifestada por 23% dos entrevistados.

PUB

A sondagem foi realizada entre os dias 15 e 18 de junho. Foram entrevistados, face a face, 2.029 eleitores com idade superior a 16 anos. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais. A pesquisa mostra que, desde abril, a reprovação do governo oscilou dentro dessa margem: de 42% para 40%.

Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição de outubro, a aprovação do trabalho de Lula subiu de 14% para 22%.

O ponto de alerta trazido pela pesquisa ao presidente é que a parcela dos eleitores que consideram o governo atual melhor do que os dois anteriores de Lula caiu de 53%, na primeira medição, feita em fevereiro, para 35%. Já o porcentual dos que apontam piora subiu de 25% para 33%. Também houve redução substancial, de 60% para 49%, no porcentual de eleitores que consideram o governo Lula superior ao de Bolsonaro.

A percepção de que a economia melhorou nos últimos 12 meses, manifestada por 32%, superou pela primeira vez na pesquisa da Genial/Quaest a avaliação de piora, expressa agora por 26% dos eleitores. Para 56%, o desempenho da economia deve continuar melhorando, mais do que os 51% que tinham essa expectativa em abril. Já a avaliação de que a economia vai piorar caiu de 29% para 25% na mesma comparação.

A expectativa de 32% é de que o desemprego diminua - ante 29% da rodada anterior -, e 29% acreditam que a inflação vai cair, contra 19% da pesquisa realizada em abril.

A relação com o Congresso é apontada pelos eleitores como um obstáculo importante para Lula. Para pouco mais da metade dos eleitores (51%), o presidente tem mais dificuldade do que seu antecessor para conseguir apoio a projetos encaminhados ao Legislativo.

A pesquisa mostra ainda apoio de 76% dos eleitores aos descontos patrocinados pelo governo no preço dos carros. Também há aprovação expressiva, de 61%, à mudança na política de preços da Petrobras. A volta das relações diplomáticas com a Venezuela, por outro lado, é rechaçada por 64% dos eleitores.

Leia Também: O que Bolsonaro disse aos embaixadores e que agora pode torná-lo inelegível

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Poluição Há 20 Horas

'Chuva preta' deve atingir pelo menos 5 estados este sábado

esporte Fisiculturismo Há 17 Horas

Duas jantas e 2.6 Kg de carne: confira a dieta de fisiculturista morto

mundo Espanha Há 21 Horas

Corpo de santa morta há 442 anos continua em bom estado de conservação

fama Televisão Há 21 Horas

Boninho deixa a TV Globo depois de 40 anos

fama Divórcios Há 21 Horas

Os valores das pensões alimentícias que pais e mães famosos pagam para os filhos

brasil Vídeo Há 20 Horas

Mulher se engana com resultado da loteria e descobre que ganhou 6 reais

politica STF Há 18 Horas

Esquema contra Moraes é descoberto após suborno e ameaça de morte

justica MORTE-SP Há 19 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

fama Luana Piovani Há 22 Horas

Luana Piovani desabafa sobre aeroporto em Portugal: "Incompetentes"

lifestyle Tendência Há 22 Horas

Shampoo é uma fraude? Entenda a tendência de não lavar o cabelo