Famosos que começaram na MTV e você nem lembrava!
Algumas celebridades foram lançadas pelo canal e você nem sabia!
Famosos que começaram na MTV e você nem lembrava!
Há mais de 30 anos, a MTV Brasil revolucionava a televisão nacional com uma nova proposta e conceito. Por que não lançar um canal voltado para o público jovem, que transmitia clipes durante maior parte da programação? Para a época, a aposta foi inovadora e ousada e, apesar de hoje em dia nem a própria emissora priorizar mais a música, é preciso reconhecer a sua contribuição para a cultura pop ao ajudar a moldar a indústria do entretenimento.
Graças à MTV, muitos gêneros musicais como o rock e o hip hop prosperaram, estrelas do pop foram lançadas e até programas se transformaram em álbuns de sucesso, a exemplo do formato 'Acústico MTV'. Isso para não falar das celebridades que fizeram sua estreia na telinha, apresentando programas no canal.
Pensando nisso, relembre os famosos que começaram como VJs da MTV e outras curiosidades! Clique na galeria!
©
Getty Images/TV Globo
Uma nova profissão foi lançada
Foi a MTV que lançou o conceito de VJ, uma abreviação de Video Jockey. Esses profissionais atuavam como apresentadores da emissora e se tornaram celebridades. Os primeiros VJs da história foram apresentados em 1981 nos EUA e se chamavam Nina Blackwood, Mark Goodman, Alan Hunter, Martha Quinn e J.J. Jackson.
© BrunoPress
Os primeiros VJs da MTV Brasil
A MTV Brasil foi fundada em 20 de outubro de 1999. O primeiro time de VJs era formado por Astrid Fontenelle, Cuca Lazzarotto, Daniela Barbieri, Gastão Moreira, Maria Paula, Rodrigo Leão, Thunderbird, Zeca Camargo e Renata Netto.
Zeca Camargo foi diretor de jornalismo e apresentador do 'MTV no Ar'. Hoje em dia, ele está na Band.
©
TV Globo/Raphael Dias
Marcelo Tas
Pouca gente lembra, mas o apresentador também passou pela MTV Brasil. Durante sua passagem de 1990 a 1993, Tas comandou o 'MTV Netos do Amaral' e 'Plebiscito MTV'.
©
Getty Images
Daniella Cicarelli
Daniella Cicarelli era uma ex-modelo que se arriscou na TV. Na MTV, fez os programas 'Notícias de Biquíni', 'Daniella no País da MTV', 'Dance o Clipe', 'Beija Sapo' e 'Batalha de Modelos'.
© Getty Images
Maria Paula
Antes de se tornar conhecida na Globo com o humorístico 'C a s s e t a & Planeta, Urgente!', Maria Paula apresentou os programas 'MTV al Dente' e 'Dance MTV'.
©
TV Globo/Raphael Dias
Sabrina Parlatore
A ex-modelo foi uma das musas do canal. Sabrina comandou programas como o 'Disk MTV', 'Resposta MTV', 'Suor MTV' e 'Luau MTV'.
©
AgNews
Márcio Garcia
A estreia de Márcio Garcia na telinha foi na MTV. De 1993 a 1994, o ator e apresentador comandou o 'MTV Sports'.
©
Getty Images
Sarah Oliveira
Sarah Oliveira foi outra VJ carismática da MTV Brasil. No 'Disk MTV', um dos programas mais populares do canal, a apresentadora passou a fazer também entrevistas no estúdio com artistas, ao mesmo tempo que comandava a parada musical.
©
Getty Images
Marcos Mion
Sucesso como o apresentador do 'Caldeirão', Mion começou a chamar a atenção da TV aberta durante sua passagem pela MTV. Como esquecer dos seus comentários hilários no 'Piores Clipes do Mundo'?
©
Getty Images
Didi Wagner
Antes de se tornar apresentadora do Multishow, Didi estreou na TV ao lado de Marcos Mion no programa de clipes 'Supernova', no ano 2000. A loira também esteve à frente do 'Uá Uá' 'Videoclash', 'Balela MTV', entre outros.
©
Getty Images
Cazé Peçanha
Lembra do icônico apresentador do 'Teleguiado'? No programa ao vivo e interativo, Cazé telefonava para a casa dos telespectadores, dando-lhes a oportunidade de pedir um clipe e ainda bater papo com ele. O VJ se destacou em diversos programas da casa, passando pelas áreas de música, comportamento, humor e jornalismo.
©
Getty Images
Fernanda Lima
Antes de se tornar famosa pelo 'Amor & S e x o', da Globo, a apresentadora começou a carreira na TV na MTV. Lá, comandou o 'Mochilão MTV', 'Luau MTV' e 'Fica Comigo', sendo este o programa de namoro onde ela se tornou popular.
Pensando nisso, relembre os famosos que foram VJs da MTV e outras curiosidades!
©
TV Globo/Ney Coelho
Marina Person
A apresentadora e diretora assumiu o cargo de VJ no canal em 1995 e só saiu por volta de 2010, participando de inúmeros programas, como o 'Cine MTV', 'Meninas Veneno' e 'Balela MTV'.
©
Getty Images
Astrid Fontenelle
A icônica apresentadora do 'Saia Justa' fez parte da primeira geração de VJs da MTV. No canal, comandou atrações como 'Disk MTV', 'Barraco MTV' e 'Pé na Cozinha'.
©
TV Globo/Marcos Rosa
Pathy Dejesus
A atriz de 'Coisa Mais Linda', série da Netflix, foi apresentadora do 'Top 10' e 'Acesso MTV'.
©
Getty Images
João Gordo
Na MTV Brasil, o 'Headbangers Ball' ganhou uma versão chamada de 'Fúria Metal', atração que foi apresentada por Gastão Moreira e João Gordo (foto).
©
Getty Images
Bruno Sutter
O comediante, ator e músico ficou famoso em todo o Brasil no grupo humorístico 'Hermes e Renato', que ganhou programa na MTV. Por causa do visibilidade do canal, também emplacou a banda de heavy metal/rock cômico Massacration.
©
Getty Images
Chay Suede
Hoje, o ator é um dos galãs das novelas da Globo. Mas o artista também passou pela MTV. Em 2013, ele já era super conhecido pela novela 'Rebelde' e a banda Rebeldes. Por isso, ganhou um programa que levava o seu nome, o 'Hora do Chay'.
©
TV Globo/Fabio Rocha
Thaíde
Voltado para o hip hop, o 'Yo! MTV' foi comandado pelos VJs Luiz Thunderbird, KL Jay (do Racionais MC's), o rapper Thaíde (foto) e Pathy Dejesus.
©
Getty Images
Tatá Werneck
A estrela do 'Lady Night' começou na MTV. Lá, a apresentadora, humorista e atriz participou de vários programas cômicos de sucesso, a exemplo do 'Quinta Categoria', do 'Comédia MTV' e do 'Trolalá'. Tatá ainda apresentou duas vezes a premiação MTV Video Music Brasil.
A seguir, veja curiosidades sobre a MTV.
© Getty Images
Um canal ousado
Originalmente chamado de 'Music Television', o canal foi lançado com o objetivo de conquistar a audiência do público jovem.
© Getty Images
Legado para a cultura pop
Ironicamente, a programação musical foi perdendo espaço ao longo dos anos para reality shows e programas de comédia e drama. Apesar disso, a MTV deixou sua marca para toda uma geração e ainda é muito relevante para a cultura pop.
© Getty Images
O primeiro clipe que foi ao ar
'Video Killed the Radio Star', do grupo The Buggles, foi o primeiro clipe a ser transmitido na MTV.
© BrunoPress
O clipe mais transmitido
'Sledgehammer', de Peter Gabriel, foi o clipe mais exibido na história da MTV.
© Getty Images
Um slogan forte
O canal de música foi tão influente que o clássico slogan, 'I want my MTV' ('Eu quero minha MTV' em português), foi incluído no hit 'Money for Nothing', lançado em 1985 pelo Dire Straits.
© BrunoPress
A construção do Rei do Pop
A MTV foi uma plataforma importante para o sucesso de vários artistas do pop nos anos 1980, a exemplo de Michael Jackson e Madonna. Cantores e bandas passaram a apostar em clipes elaborados, verdadeiras superproduções de orçamentos dispendiosos, para conquistarem espaço no canal.
© BrunoPress
O reinado no pop começava
Antes do lançamento do álbum 'Thriller' (1982), o Rei do Pop lutou para que seus clipes fossem ao ar na MTV. Como o disco despontou rápido nas paradas, a faixa-título, 'Billie Jean' e 'Beat It' passaram a ser tocadas regularmente no canal.
No auge da popularidade do cantor, a MTV chegou a exibir na íntegra o vídeo 'Thriller', com os seus 14 minutos, duas vezes a cada hora para atender à demanda do público, informou o The Telegraph.
© BrunoPress
David Bowie questionou a MTV
Durante entrevista ao vivo em 1983, o Camaleão do Rock constrangeu a MTV ao questionar a falta de artistas negros em sua programação. Essa triste constatação foi uma das maiores saia-justas da emissora.
© Reuters
Hair metal
As bandas de glam metal foram um sucesso nos anos 1980 ao unir música, maquiagem, cabelo e performances marcantes. Tanto que esses grupos tiveram destaque em programas como 'Headbangers Ball'.
©
Getty Images
Hip hop
Enquanto o rock e o metal dominavam as paradas, a metade dos anos 1980 também foi o período em que artistas do rap começaram a ganhar destaque, a exemplo dos grupos Run-DMC e Beastie Boys.
© BrunoPress
'Yo! MTV Raps'
Valorizando os programas de nicho, a MTV deu ao hip hop um lugar para mostrar os novos talentos: o 'Yo! MTV Raps'.
© Getty Images
Grunge
Depois de anos dominando a MTV, no início da década de 1990, as bandas de hair metal perderam espaço para o grunge. Esse tipo de rock alternativo, que teve entre os expoentes grupos como Nirvana e Pearl Jam, tornou-se mainstream.
© BrunoPress
Video Music Awards
O VMA tem sido um enorme sucesso desde a sua primeira edição em 1984. Mas a premiação também já foi marcada por momentos controversos, e é hoje em dia o evento mais assistido da MTV.
© Getty Images
Video Music Awards
Baseado na sequência de abertura original da MTV, o 'Moon Person' (anteriormente conhecido como 'Moonman') é o prêmio do VMA entregue às estrelas.
© BrunoPress
Performances ao vivo no VMA
Entre as apresentações mais icônicas da cerimônia, Madonna marcou presença na primeira edição do VMA cantando o hit 'Like A Virgin'.
© BrunoPress
MTV Movie & TV Awards
Como o VMA foi um grande sucesso, a MTV lançou outra premiação que conquistou espaço na indústria do entretenimento. Cerimônia de entrega de prêmios do cinema e da televisão, o MTV Movie Awards, que hoje em dia é chamado de MTV Movie & TV Awards, fez sua estreia em 1992 e tem como icônico troféu a Pipoca Dourada.
© Getty Images
Estrelas do pop
A MTV foi o trampolim para a fama de vários jovens artistas e bandas. Britney Spears, Christina Aguilera e grupos como Backstreet Boys, NSYNC e Spice Girls contaram com a ajuda da exposição do canal musical.
© Getty Images
Censura
Grupos e associações como o Parents Music Resource Center pressionaram a MTV para proibir vários clipes por acusarem de satanismo. 'Jesus Christ Pose', do Soundgarden, foi um dos vídeos banidos na emissora por conta dessas pressões.
© Getty Images
O rock já dominou o mundo
O rock, o metal e suas variações ganharam notoriedade graças à MTV. O Metallica, que se tornou um dos grupos de heavy metal que mais fatura em shows no mundo, ficou mundialmente famoso por conta do canal.
© Getty Images
O hip hop se torna mainstream
Foi a MTV também que deu força ao hip hop, revelando grandes nomes do estilo na virada do século, como o rapper Eminem.
© BrunoPress
Retorno do metal
Lembra que foi no final da década de 1990 e início dos anos 2000 que aconteceu a ascensão do nu-metal? Bandas como Limp Bizkit e Korn foram ícones desse estilo.
©
Getty Images
O Acústico MTV
A MTV também lançou uma série de shows, a qual bandas e artistas tocavam suas músicas em versão acústica. Muitas dessas sessões foram transformadas em álbuns ao vivo de sucesso, com Nirvana, Alice in Chains, Eric Clapton, Mariah Carey, entre outros.
© BrunoPress
O Acústico MTV no Brasil
A primeira banda brasileira a se apresentar no 'Acústico MTV' foi o Barão Vermelho, especial que foi ao ar em 1991. Vários artistas participaram desse formato, a exemplo de Legião Urbana, João Bosco, Gilberto Gil, Gal Costa, Rita Lee, Os Paralamas do Sucesso, Lulu Santos, Cássia Eller, Kid Abelha, Roberto Carlos, Cidade Negra, Engenheiros do Hawaii e muitos outros.
©
Getty Images
Um marco também para a indústria musical
O Acústico MTV também ajudou muitas estrelas brasileiras a venderem álbuns. O primeiro artista/banda a ultrapassar a marca de 1 milhão de cópias vendidas foi o 'Acústico MTV - Titãs', com 1,7 milhões, número que foi superado apenas pelo 'Acústico MTV - Kid Abelha', que atingiu as duas milhões de cópias no Brasil.
© Reuters
TRL
Um dos shows mais icônicos da MTV é o 'Total Request Live' (ou 'TRL'), que começou em 1998. A atração lembrava o nosso 'Disk MTV', fazendo uma contagem diária do Top 10 dos clipes mais votados pelo público. Lá, também apareciam celebridades como Tom Cruise para um bate-papo com os VJs.
© Getty Images
Desenhos adultos
No começo dos anos 1990, a MTV introduziu vários desenhos animados com temática adulta, incluindo o clássico 'Beavis and Butt-Head' e 'Aeon Flux'.
© Getty Images
'The Osbournes'
No início dos anos 1990, a MTV começou a apresentar reality shows. Uma aposta que deu muito certo foi 'The Osbournes', lançado em 2002. As vidas da lenda do rock Ozzy Osbourne e de sua família eram acompanhadas por uma equipe de filmagem que os seguiam 24 horas por dia, sete dias por semana. O programa foi um sucesso e rendeu quatro temporadas.
© BrunoPress
'Jersey Shore'
Com grande audiência, a MTV passou a investir cada vez mais em reality shows. 'Jersey Shore', 'Ex On The Beach', 'The Hills' e 'Are You The One' são alguns programas que vêm rendendo muitas temporadas.
© Reuters
Fama
Vjs
24/06/23
POR Notícias ao Minuto Brasil
Há mais de 30 anos, a MTV Brasil revolucionava a televisão nacional com uma nova proposta e conceito. Por que não lançar um canal voltado para o público jovem, que transmitia clipes durante maior parte da programação? Para a época, a aposta foi inovadora e ousada e, apesar de hoje em dia nem a própria emissora priorizar mais a música, é preciso reconhecer a sua contribuição para a cultura pop ao ajudar a moldar a indústria do entretenimento.
Graças à MTV, muitos gêneros musicais como o rock e o hip hop prosperaram, estrelas do pop foram lançadas e até programas se transformaram em álbuns de sucesso, a exemplo do formato 'Acústico MTV'. Isso para não falar das celebridades que fizeram sua estreia na telinha, apresentando programas no canal.
Pensando nisso, relembre os famosos que começaram como VJs da MTV e outras curiosidades! Clique na galeria!
Leia Também: Preta Gil faz desabafo sobre tratamento de câncer e detalha nova cirurgia
PARTILHE ESTA NOTÍCIA