Pressionado, Santos tenta se reinventar sob nova direção e sem força da torcida contra Flamengo

Depois de chegar ao nono jogo seguido sem vitória, com quedas na Copa do Brasil e Sul-Americana, Odair Hellmann não resistiu à gigante pressão dos torcedores e acabou demitido na quinta-feira.

© Getty

Esporte Campeonato Brasileiro 25/06/23 POR Estadao Conteudo

Há uma grande certeza na história do Santos: a Vila Belmiro é um caldeirão diante de qualquer adversário graças à força das arquibancadas. Neste domingo, por causa de punição de 30 dias pelas cenas lamentáveis de sinalizadores e rojões atirados no gramado contra jogadores do Corinthians e do próprio time por derrota no clássico, o clube jogará com portões fechados, sem o apoio dos santistas. Diante do Flamengo, às 18h30, a equipe inicia a era Paulo Turra com a missão de se reinventar em temporada até então frustrante e evitar a queda livre na única competição que resta.

Depois de chegar ao nono jogo seguido sem vitória, com quedas na Copa do Brasil e Sul-Americana, Odair Hellmann não resistiu à gigante pressão dos torcedores e acabou demitido na quinta-feira. Com pressa para ter um novo comando e não ficar à deriva, a diretoria resolveu investir em Paulo Turra, que saiu do Athletico-PR com 73% de aproveitamento. Apesar da pouca experiência do pupilo de Felipão, a crença é que o treinador possa reerguer o elenco como fez em Curitiba.

O Santos soma apenas 13 pontos no Brasileirão e pela primeira vez na temporada se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento. O clube que se gaba de jamais ter caído, está a dois pontos somente da faixa de degola, aberta pelo Goiás, e precisa urgentemente voltar a ganhar para abafar a forte crise.

Sem tempo para trabalhar, Turra chegou precisando derrubar, de cara, o forte Flamengo, também questionado após não oferecer resistência ao Red Bull Bragantino e levar goleada de 4 a 0 em sua pior apresentação do ano. Ocorre que o rival é uma pedra no caminho santista, vencendo sete dos últimos 10 embates. Houve um empate na série.

"A gente sabe da força que a gente tem dentro da Vila Belmiro e estamos perdendo aos poucos essa força e isso vem complicando nossa caminhada", reconheceu o goleiro e capitão João Paulo após a derrota no clássico. Após pedir desculpas à torcida, ele espera que a fase mude e os erros bobos não se repitam já diante do Flamengo.

DESCONFIANÇA

Apesar dos bons números no Athletico-PR, Turra chega sob desconfiança na Vila Belmiro. Assim como ocorreu no anúncio de Odair Hellmann, santistas apontam o novo técnico como "retranqueiro", o que foge das tradições do clube e já temem que a tão necessária recuperação não ocorra de imediato.

Ainda no aguardo de um julgamento na CBF por causa do tumulto ocasionado por seu torcedor, o Santos fará ao menos quatro partidas sem público. Além dos cariocas, receberá Blooming pela Copa Sul-Americana, Goiás, concorrente direto contra a faixa de risco (abre a zona de queda), e o líder Botafogo.

O técnico deve optar pela manutenção da base da equipe, pois não conseguiu sequer conhecer direito o novo grupo de trabalho. Ele foi apresentado somente neste sábado. Caso queira reforçar a marcação, porém, pode sacrificar Lucas Lima ou mesmo Mendoza e colocar mais alguém no meio. Camacho volta de suspensão e Sandry vem entrando no decorrer dos jogos.

Depois de perder feio do Red Bull Bragantino sem impor competitividade, o técnico Jorge Sampaoli quer que a equipe busque a recuperação já em seu reencontro com o Santos na Vila Belmiro. Depois de improvisar Léo Pereira de lateral-esquerdo, o técnico começará com Ayrton Lucas no setor e pode ter Gabigol e Pedro na frente. Pulgar também tem chances de entrar para melhorar o desempenho do meio-campo, apático em Bragança Paulista.

"A passividade do time me surpreendeu", admitiu o treinador, que gosta de ver sua equipe pressionando os rivais e criando oportunidades, tudo o que não ocorreu na rodada passada. "Precisamos rever algumas coisas, clube e torcida não merecem uma atuação dessa", disse, adiantando que mexerá no posicionamento dos titulares para voltar à briga pelas primeiras posições. A derrota custou ao time chegar na segunda posição.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 23 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 21 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

fama Problemas de Saúde Há 23 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

mundo Dominique Pelicot Há 23 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 14 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 22 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 22 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 21 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 14 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 17 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA