Jorge Ben Jor fecha sábado do Turá, que celebrou Rita Lee, samba e funk

Ao longo do show de quase 1h30, o artista passeou por diferentes fases da discografia em arranjos adaptados para acompanhar o clima festivo.

© AGNews / Webert Belicio

Fama FESTIVAL-TURÁ 25/06/23 POR Folhapress

ISABELA YUSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Jorge Ben Jor fez o público do festival Turá dançar para espantar o frio de 15º da noite de outono em São Paulo. Ao longo do show de quase 1h30, o artista passeou por diferentes fases da discografia em arranjos adaptados para acompanhar o clima festivo.

PUB

O início da apresentação foi marcada por canções como "Jorge da Capadócia", "A Banda do Zé Pretinho", "Magnólia", além do medley "Santa Clara Clareou", "A minha menina" e "Zazueira".A banda, que une colaboradores recentes e de longa data, brilha nos solos, ainda que o repertório não tenha espaço para grandes experimentações, visto o número de músicas possíveis para acomodar no setlist. Após uma troca de guitarra, e um mal contato nos pedais, ele emendou "Chove Chuva", "Oba, Lá Vem Ela", "Os alquimistas estão chegando" e "Alcohol". Depois de saudar os músicos que o acompanham, encaminhou para o encerramento, que contou com "Mas que nada", "País Tropical" e "Taj Mahal".

Ao som dos gritos da plateia, Jorge encenou um possível bis, mas se despediu desejando um repeteco e falando "lá vem o homem da gravata florida". De certa forma, o artista sintetiza o espírito do festival, que propõe encontros entre estilos e artistas da música nacional. "Mistura bumbo com violino, pandeiro, cuíca, trombone, ganzá, guitarra e violão", ele canta em "A Banda do Zé Pretinho".

Essa abordagem também está refletida na seleção de DJs entre os shows. A abertura ao meio dia ficou ao som do bloco de carnaval Pagu, criado para homenagear grandes compositoras, celebrou Rita Lee e Elza Soares, inclusive, as músicas de ambas estiveram em quase todos os sets, fora do DJ MU540, que ao lado do MC Hariel e da DJ Miss Tacacá - que se apresenta amanhã - são os únicos representantes do funk.

A apresentação do funkeiro paulistano foi um dos pontos altos justamente por mesclar influências. "O funk é uma cultura muito rica. O funk nas comunidades trabalha como ativista social, tirando menor do crime e colocando no estúdio, por menos profissional que seja na visão dos músicos", declarou durante o show.

Mesmo sendo um evento um pouco diferente do que costuma fazer, ele se preparou no decorrer de dois meses para fazer uma apresentação que contemplasse estilos variados, como o trap funk de "Meu Mundo", a love song "Tem Café" e rap de "O Fim É Triste".

Por sua vez, o samba foi representado por Maria Rita, que cantou músicas como "Sorriso Aberto" e "Maltratar não é direito", amostras do repertório do disco "Samba de Maria", lançado em fevereiro. A convidada Sandra de Sá entra no final de "Enredo do meu samba", e juntas cantam "Soul Verão" e "Olhos Coloridos". "O Brasil é sarará", fala Sandra antes de deixar o palco. No telão, palavras como "democracia" e "axé" se alternam com letras de músicas e nomes de compositoras como Jovelina Pérola Negra.No entardecer, foi a vez de Zeca Pagodinho apresentar o show que o público ansiava há um ano, quando cancelou a participação na primeira edição do Turá. Com a ajuda de uma backing vocal e o coro da plateia, o artista cantou quase duas dezenas de músicas, exibindo a simpatia habitual, além do copo de cerveja na mesa. Em alguns momentos, o som dos instrumentos estava mais alto do que a voz dele, gerando burburinho na plateia.

O dia passou sem grandes intercorrências, fora deslizes pontuais no som, que permaneceu alto em quase todos os shows, porém os sets dos DJs também sofreram com as variações. Entretanto, o cronograma foi seguido à risca com pontualidade no início e encerramento das apresentações.Ainda que o evento não tenha lotado - o público alcançava até a metade do espaço da área externa do Auditório durante o headliner Jorge Ben Jor - as filas para banheiro e bar permaneceram grandes do final da tarde até o encerramento.

As poucas opções de bares e caixas causam incômodos e prejudicam a circulação no espaço. Neste domingo (25), o lineup conta com shows de Gilberto Gil com a turnê "Nós, A Gente", onde toca acompanhado dos netos e filhos, e os encontros entre Delacruz, Bk' e Luccas Carlos, Pitty, Marcelo D2 e Céu, e Joelma e Mariana Aydar.

Leia Também: Obcecada pelo Titanic, Adele conversa com plateia de show sobre submarino implodido

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 12 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 9 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 11 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

politica Eleições Há 1 Hora

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

justica Pé de Serra Há 9 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 10 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Maidê Mahl Há 10 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica MORTE-SP Há 9 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 9 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular