Atenção a este sintoma de câncer no pâncreas (afeta 75% dos doentes)

Apenas em 2020, segundo o Globocan, base de dados da Organização Mundial de Saúde, houve 495 mil novos casos de câncer de pâncreas em todo o mundo, resultando em 466 mil mortes, sendo a sétima principal causa de mortalidade por câncer no planeta

© iStock

Lifestyle Câncer no pâncreas 07/08/23 POR Notícias ao Minuto

O câncer de pâncreas, responsável por cerca de 1% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 5% das mortes relacionadas à doença no Brasil, é o sétimo câncer mais fatal no país. De acordo com o Atlas de Mortalidade do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são registrados anualmente quase 12 mil óbitos no Brasil.

PUB

Apenas em 2020, segundo o Globocan, base de dados da Organização Mundial de Saúde, houve 495 mil novos casos de câncer de pâncreas em todo o mundo, resultando em 466 mil mortes, sendo a sétima principal causa de mortalidade por câncer no planeta. Apesar do aumento gradual da sobrevida global dos pacientes, o prognóstico ainda é desfavorável.

Os sintomas do câncer de pâncreas geralmente se manifestam quando a doença já está em estágio avançado, tornando o tratamento mais difícil. No entanto, saber identificá-los pode ajudar a obter um diagnóstico precoce de um dos cânceres digestivos mais letais.

Essa doença ocorre devido a uma alteração no processo normal de regeneração celular dos tecidos que compõem a glândula pancreática, um órgão de 10 a 15 centímetros localizado no abdômen, abaixo do estômago e conectado ao duodeno, conforme descrito no portal do grupo português Lusíadas. Quando a divisão celular não ocorre adequadamente, células anormais surgem e se multiplicam de forma descontrolada, formando tumores.

Segundo Deborah Lee, da farmácia online Dr.ª Fox, em declarações ao Daily Express, o prurido na pele é um sinal de alerta que não deve ser ignorado. O jornal relata que um estudo publicado no The Official Journal of the International Hepato Pancreato Biliary Association revela que esse sintoma ocorre em cerca de 75% das pessoas com câncer de pâncreas.

Além disso, é importante estar atento a outros sintomas, especialmente se houver fatores de risco como tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade e alimentação rica em gorduras. Veja alguns sinais a serem observados:

Icterícia;Urina escura;Fezes claras;Dor abdominal que pode irradiar para as costas;Problemas digestivos;Falta de apetite e perda de peso;Cansaço e astenia;Aumento da vesícula biliar;Formação de coágulos sanguíneos;Alterações no tecido adiposo;Diabetes.

Leia Também: Comece pelo mais simples! Cinco hábitos que mantém o intestino feliz

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 22 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 21 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 22 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 23 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 22 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 22 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria 22/12/24

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável