© Getty Images
Lewis Capaldi, o cantor escocês, tomou a decisão de interromper sua turnê após enfrentar uma crise no palco durante o festival de música britânico Glastonbury. É importante mencionar que o músico foi diagnosticado com Síndrome de Tourette (ST) e o momento em que os fãs se uniram para ajudá-lo a cantar uma música se tornou viral.
PUB
Para esclarecer o que essa síndrome é e quais sintomas ela causa, a Dra. Mónica Vasconcellos, neurologista pediátrica e presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia Pediátrica (SPNP), explicou ao Lifestyle ao Minuto que esse "distúrbio neuropsiquiátrico é caracterizado por múltiplos tiques motores e fonéticos, que variam em intensidade".
Ela também afirmou que atualmente não existe uma cura terapêutica para a síndrome, mas é comumente diagnosticada antes dos 18 anos. Mas como distinguir os tiques relacionados a essa condição dos que não estão? Segundo a neurologista pediátrica, "o diagnóstico de ST implica na presença de múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais, que ocorrem várias vezes ao dia (quase diariamente), por um período superior a um ano".
Os sintomas, de acordo com o site Healthline, incluem "tiques incontroláveis e explosões vocais espontâneas" que são agravados em momentos de estresse, excitação e ansiedade. Também é importante saber que os tiques são divididos em duas categorias (além dos motores e vocais).
Existem os tiques simples, que "normalmente envolvem apenas um grupo muscular e são breves". Já os tiques complexos são "padrões coordenados de movimentos ou vocalizações que envolvem vários grupos musculares".
Tiques motores:
Simples:
Piscar os olhos;Colocar a língua para fora;Contrair o nariz;Movimentos da boca;Balançar a cabeça;Encolher os ombros.
Complexos:
Cheirar ou tocar em objetos;Fazer gestos obscenos;Dobrar ou torcer o corpo;Saltar.Tiques vocais:
Simples:
Soluçar;Grunhir;Latir;Pigarrear.
Complexos:
Repetir suas próprias frases e palavras;Repetir as frases e palavras dos outros;Usar palavras vulgares ou obscenas.
Leia Também: Esta pode ser a 'chave' para impedir progressão do câncer de próstata