Número de alterações de nome e sexo de pessoas trans aumenta 43% em SP

Regulamentada em todo o país em 2018, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a mudança de sexo em cartório foi regulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a regra passou a vigorar em junho do mesmo ano

© Shutterstock

Brasil DIVERSIDADE-SP 28/06/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O número de mudanças de nome e sexo de pessoa trans em cartórios no estado de São Paulo cresceu cerca de 43% em cinco anos, desde a autorização nacional para a alteração.

PUB

Segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), desde 2018 cartórios de registros civil paulistas totalizaram 5.700 alterações sem a necessidade de procedimento judicial e nem comprovação de cirurgia de redesignação judicial, também conhecida como transgenitalização.

Regulamentada em todo o país em 2018, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a mudança de sexo em cartório foi regulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a regra passou a vigorar em junho do mesmo ano.

Em seu primeiro ano de vigência, entre junho de 2018 e maio de 2019, foram contabilizadas 1.228 alterações, enquanto no último ano, de junho de 2022 a maio de 2023, foram registradas 1.755 mudanças de gênero, aumento de 42,9%.

Os números constam da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), base de dados nacional de nascimentos, casamentos e óbitos administrada pela Arpen-Brasil, entidade que reúne os 7.757 cartórios de registro civil do país.

"O aumento progressivo se deve principalmente à conscientização das pessoas, que estão cada vez mais a par de seus direitos", diz Daniela Mroz, presidente da Arpen São Paulo. "Esse procedimento tornou todo o processo mais ágil, menos oneroso e mais acessível para todos."

Os dados mostram ainda que os dois últimos períodos de vigência da norma foram aqueles em que houve maior crescimento.

No período de junho de 2021 a maio de 2022, houve crescimento de 45,9% em relação ao período anterior, quando os registros passaram de 740 para 1.080.

O período seguinte, de junho de 2022 a maio de 2023, teve alta ainda maior, com os números subindo para 1.755 alterações de gênero, um crescimento de 50,7%.

Entre as mudanças, as para o sexo feminino prevalecem. No primeiro ano da nova regulamentação foram 678 alterações do sexo masculino para o feminino, 515 do feminino para o masculino e em 35 casos não houve alteração.

Já no último ano da norma foram registradas 858 mudanças de masculino para feminino, 770 de feminino para masculino e em 127 casos não houve alteração de sexo.*COMO FAZER

Reúna documentos necessários- Documentos pessoais- Comprovante de endereço- Certidões dos distribuidores cíveis, criminais estaduais e federais do local de residência dos últimos cinco anos- Certidões de execução criminal estadual e federal, dos Tabelionatos de Protesto e da Justiça do TrabalhoPasso a passo

1 - Procure um cartório de registro civil2 - Compareça ao cartório com todos os documentos e requerimento declarado a vontade de proceder à adequação da identidade, mediante averbação de prenome, do gênero ou de ambos3 - O requerimento pode ser levado preenchido e assinado, usando modelo fornecido pelo próprio cartório4 - O oficial de registro vai verificar a identidade, os documentos apresentados e tomará a livre manifestação da vontade da pessoa5 - Se suspeitar de fraude, falsidade, má fé, vício da vontade ou simulação quanto ao desejo real da pessoa requerente, o oficial fundamentará a recusa e encaminhará o pedido para o juiz corregedor permanente6 - Se tudo estiver certo, o oficial irá fazer a alteração do registro e comunicar o ato oficialmente aos órgãos expedidores de RG, ICN, CPF e passaporte, com como ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE)7 - Retorne ao cartório no dia agendado para buscar a certidão alterada8 - Providencie a alteração nos demais registros que digam respeito, direta ou indiretamente, a identificação nos documentos pessoaisO valor do procedimento varia em cada estado

Para mais informações, visite https://arpenbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/06/Transgeneros-2.pdfFonte: Arpen-Brasil

Leia Também: Volkswagen suspende produção de carros no Brasil por 'estagnação do mercado'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Uberlândia Há 10 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Kate Cassidy Há 10 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

economia 13º salário Há 9 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Elon Musk Há 9 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

mundo Bitcoin Há 8 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Jhei Soares Há 3 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Elie Há 9 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

fama TV Há 22 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV

esporte CBF Há 23 Horas

Ronaldo confirma desejo de ser presidente da CBF: 'Estou extremamente preparado'

brasil Divaldo Franco Há 7 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga