© Shutterstock
Todo mundo já sabe que o intestino e seu microbioma são importantes e têm grande influência na saúde. Fazer pequenas mudanças na alimentação ajuda a manter o equilíbrio. Quer um exemplo? Evitar ou limitar alimentos e bebidas com adoçantes artificiais é muito vantajoso, explicou Abir Hamza-Goodacre, terapeuta nutricional, ao jornal Daily Record.
PUB
Muitas pessoas acham que ao escolher produtos "sem açúcar" ou com a etiqueta "light" estão fazendo uma escolha saudável, mas segundo o especialista, essas escolhas podem ser piores para o microbioma intestinal.
Isso acontece porque "os adoçantes artificiais podem perturbar o equilíbrio das bactérias benéficas em seu intestino", explica o terapeuta. Caso você não saiba, um "desequilíbrio na flora intestinal pode causar distúrbios gástricos, como gases e inchaço, além de sintomas mais duradouros, como alterações de peso não intencionais ou fadiga constante". Essa informação já foi confirmada por Sari Arponen, especialista em medicina interna e microbiota, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.
Abir Hamza-Goodacre aconselha a evitar os adoçantes artificiais, especialmente se você tiver um intestino muito sensível ou se notar sintomas gástricos desconfortáveis após consumir produtos com muitos adoçantes. Portanto, aposte em alimentos naturalmente doces, como banana, frutas vermelhas e castanha de caju.
Leia Também: Atenção a este sintoma de câncer no pâncreas (afeta 75% dos doentes)