Governo Lula volta a usar perfis públicos para ironizar Bolsonaro após inelegibilidade

O perfil do governo no Twitter publicou às 13h27 uma imagem com o título "Grande dia", e um emoji de "joinha".

© Getty

Política LULA-GOVERNO 01/07/23 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Perfis oficiais do governo federal fizeram postagens nesta sexta-feira (30) que ironizam Jair Bolsonaro (PL), declarado inelegível por oito anos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no mesmo dia.

PUB

O perfil do governo no Twitter publicou às 13h27 uma imagem com o título "Grande dia", e um emoji de "joinha". A expressão e o emoji foram constantemente usados por Bolsonaro para comemorar vitórias e fustigar desafetos.Embora o governo trate de redução do preço de combustíveis e do botijão de gás na postagem, nas redes sociais a ironia foi tema de discussão durante todo o dia.

A primeira vez em que Bolsonaro recorreu ao termo "grande dia" foi quando o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) anunciou a saída do país após receber ameaças, em janeiro de 2019.

Em outra vez que fez uso da combinação "grande dia" e "joinha" foi na renúncia do presidente esquerdista da Bolívia Evo Morales, também em 2019.

A Folha de S.Paulo procurou a assessoria de imprensa da Presidência na noite desta sexta questionando o uso de veículos oficiais para ironizar adversários políticos, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

Em maio, o governo do presidente Lula (PT) já havia usado um canal oficial nas redes sociais para zombar da cassação do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que coordenou a força tarefa da Lava Jato no Paraná.

O perfil Governo do Brasil usou uma imagem de PowerPoint para celebrar feitos do governo, em uma clara referência à apresentação do então procurador, que acusava Lula de liderar uma quadrilha.

Em setembro de 2016, o então procurador Deltan fez uma apresentação com PowerPoint, na qual apresentou o que chamou de "14 conjuntos de evidências" que apontavam para o nome de Lula no centro.

A Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) também já fez ironias sobre o caso das joias da Arábia Saudita.Três dias após a primeira reportagem que tratou das joias de R$ 16,5 milhões que seriam encaminhadas para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a Secom publicou uma série de conteúdos, cujo título inicial era "Viajou para fora e trouxe uns presentinhos? Saiba o que deve ser declarado à Receita Federal".Um dos slides dizia: "Entrada no país de presente destinado ao Estado Brasileiro?". Abaixo havia a descrição que é necessária a comprovação de efetivo interesse público. "Não declarou? É possível regularização da situação mediante comprovação da propriedade pública. A não regularização pode acarretar a 'perda' do bem", completou o texto.

Dias depois, em uma campanha para o início do período para declarações do Imposto de Renda, o leãozinho da Receita pergunta "E aí, tudo joia?".

Leia Também: Apoiadores de Lula gritam 'inelegível' à espera de Bolsonaro no aeroporto de Brasília

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 17 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 20 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 16 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 18 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 18 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 17 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 17 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 19 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad