Lula anuncia Ferrovia Oeste-Leste como parte do novo PAC

Segundo o presidente, é interesse da "soberania nacional" fazer mais ferrovias

© Getty Images

Economia Crescimento 03/07/23 POR Estadao Conteudo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou o compromisso do governo em ampliar os investimentos na construção de ferrovias durante seu terceiro mandato e criticou a necessidade de o País ter que importar trilho, quando poderia haver maior produção do mercado doméstico. Segundo o presidente, é interesse da "soberania nacional" fazer mais ferrovias.

As falas ocorreram durante discurso em cerimônia de início das obras no lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Ilhéus (BA). De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o projeto integrará o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será lançado em julho.

"É uma vergonha um país do tamanho do Brasil, que quer ter uma malha ferroviária para facilitar o transporte da riqueza desse país, ter que importar trilho de outro país, com a quantidade de minério de ferro e siderúrgicas que temos", declarou Lula. Os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e dos Transportes, Renan Filho, também acompanharam a cerimônia.

"É verdade que a Austrália está vendendo mais do que nós, mas é verdade que nosso minério é de muito mais qualidade que o minério da Austrália. Portanto, nós podemos ganhar na diferença de preço por conta da nossa qualidade", acrescentou o presidente.

Para o chefe do Executivo, o maior investimento em ferrovias "não é interesse de um empresário ou de outro". "É interesse da soberania nacional a gente fazer essa ferrovia e outras ferrovias no país para que a gente possa ter esse país competitivo com qualquer outro país do mundo", completou.

A FIOL é composta por três trechos, sendo que o primeiro trecho (FIOL 1) liga as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, percorrendo 537 quilômetros de extensão e passando por 19 municípios. A previsão de conclusão e início da operação é a partir de 2027.

Apesar da previsão, o presidente fez um pedido aos empresários para que as obras sejam finalizadas antes do fim de seu terceiro mandato. "Tem que entregar antes do dia 31 de dezembro de 2026. Façam um pouco de hora extra, trabalhem no final de semana se for necessário, para que a gente possa inaugurar logo", afirmou. Segundo ele, se for entregue em 2027, corre o risco "de uma outra coisa ruim voltar nesse país e ela (ferrovia) ficar parada outra vez", sem citar nominalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se tornou inelegível por oito anos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na semana passada.

"Quero estar na Presidência da República para que a gente venha inaugurar o fim (das obras) e a entrega dessa ferrovia", pediu Lula, que ainda não decidiu se irá concorrer às eleições presidenciais de 2026.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama LIAM-PAYNE Há 21 Horas

Quarto destruído e postagens: o que ocorreu antes da morte de Liam Payne

esporte França Há 18 Horas

Acusado de estupro, Mbappé assume relação sexual consentida na Suécia

fama Óbito Há 11 Horas

Revelados 'novos' detalhes sobre a 'causa' da morte de Liam Payne

fama Liam Payne Há 19 Horas

'Liam disse que iria morrer em breve', revela ex-noiva sobre Liam Payne

mundo Reino Unido Há 15 Horas

Descoberta rara: Homem viveu com três pênis sem nunca saber

justica Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Mãe é presa após morte suspeita de gêmeas em intervalo de oito dias no RS

mundo França Há 11 Horas

Corpo de jovem que estava desaparecida há um ano é encontrado na França

fama Harry e Meghan Markle Há 20 Horas

Príncipe Harry e Meghan Markle compram casa em Portugal

mundo Austrália Há 19 Horas

Bolas pretas surgem em praias de Sydney e intrigam moradores e turistas

fama Demi Lovato Há 18 Horas

Demi Lovato lamenta a morte do ex-namorado, lutador Guilherme 'Bomba'