Genial/Quaest: avaliação de que política econômica está na direção certa dispara de 10% a 47%

A razão dos que veem a política econômica na direção errada desceu de 90% para 53% no período

© Shutterstock

Economia Pesquisa 12/07/23 POR Estadao Conteudo

A proporção do mercado financeiro que vê a política econômica do País na direção correta saltou de 10% em maio para 47% em junho, conforme pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 12. A razão dos que veem a política econômica na direção errada desceu de 90% para 53% no período.

PUB

Essa mudança captura a aprovação da reforma tributária pela Câmara dos Deputados na última sexta-feira, 7, já que as entrevistas para a pesquisa foram conduzidas entre os dias 6 e 10 de julho.

O levantamento mostra ainda uma disparada na proporção dos que esperam que a economia melhore em um período de 12 meses à frente, de 13% em maio para 53% em julho. A parcela que espera piora da economia caiu de 61% para 21% no período, enquanto os que esperam que a economia fique do mesmo jeito permaneceram estáveis, em 26%.

A parcela do mercado que avalia que o governo tem a capacidade de aprovar a sua agenda no Congresso também subiu, de 10% para 27%, embora permaneça abaixo do registrado na primeira pesquisa do ano, em março (33%). Entre maio e julho, a razão dos que veem o governo com baixa capacidade de aprovar sua pauta caiu de 39% para 24%, enquanto os que veem capacidade regular oscilou de 51% para 49%.

Para 45% do mercado, a falta de uma política fiscal que funcione é o principal entrave à melhora da economia, enquanto 21% citaram a baixa escolaridade e produtividade da população. Outros fatores citados foram "interesses eleitorais" (19%), taxa de juros alta (11%), medo da inflação (1%) e alto desemprego (1%).

Ao todo, 51% dos entrevistados consideram que a imagem do Brasil no exterior melhorou desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 29% afirmam que ficou igual e 20%, que piorou. A proporção dos que esperam aumento dos investimentos externos no País saltou de 26% em maio para 54% em julho, contra redução dos que esperam estabilidade (51% para 39%) e diminuição (23% para 7%).

A pesquisa fez 94 entrevistas com fundos de investimento sediados nos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, considerando 47% de gestores, 31% de economistas, 14% de traders, 5% de analistas e 3% de pessoas com outros cargos.

Leia Também: Genial/Quaest: 20% do mercado avalia positivamente governo Lula e 65% aprovam Haddad

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica G20 Há 15 Horas

"Fuck you" de Janja a Musk coloca em risco estratégia de Lula com Trump

brasil São Paulo Há 12 Horas

Mulher vê família ser assaltada, vai em casa e solta seu pitbull; vídeo

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Maíra Cardi revela acordo sexual com Nigro para engravidar

fama Redes Sociais Há 8 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Luto Há 13 Horas

Cantor que venceu um câncer aos 18 anos morre em acidente de carro

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

esporte Boxe Há 14 Horas

Mike Tyson revela problema de saúde após derrota para Jake Paul: 'Quase morri'

esporte Mercado de Transferências Há 15 Horas

Neymar fora dos planos de Abel: "Palmeiras não é departamento médico"

justica Distrito Federal Há 13 Horas

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente dos filhos

mundo Caso Pelicot Há 12 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe