Haddad acredita que alíquota do IVA atingirá equilíbrio em patamar inferior a 25%

A alíquota de 25% é tratada na Fazenda como o valor adequado para manter a neutralidade da carga tributária após a reforma

© Getty Images

Economia Reforma 13/07/23 POR Estadao Conteudo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que com o passar do tempo a alíquota do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que será implementada com a reforma tributária, atingirá um ponto de equilíbrio e ficará em patamar inferior a 25% por causa da eficiência do sistema, tanto por ampliação da base de incidência tributária como pela redução da evasão fiscal. Ele voltou a defender um enxugamento das exceções do texto.

"No tempo, penso que a reforma (e a alíquota do IVA) atingirá um equilíbrio em um patamar de 25% para baixo", afirmou em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, da RedeTV. O ministro defendeu que isso ocorrerá pela eficiência do próprio sistema, com aumento da segurança jurídica e redução de evasão fiscal.

A alíquota de 25% é tratada na Fazenda como o valor adequado para manter a neutralidade da carga tributária após a reforma. A questão é que a Câmara dos Deputados inseriu exceções e regimes diferenciados ao sistema, o que pode repercutir em uma elevação da alíquota padrão. Na quarta-feira, 12, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, apontou valores entre 26% e 28% como alíquotas possíveis.

Haddad voltou a defender uma revisão das exceções pelo relator da matéria no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM). "Eu desejo uma reforma um pouquinho mais enxuta, com menos excepcionalidades. Eu penso que o relator faria um trabalho maravilhoso com isso. Limar o texto, tirar aquilo que causa alguma apreensão", disse.

Braga e Haddad se reuniram na quarta para discutir o texto. Também participaram do encontro o relator na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy. O ministro considerou um acerto a criação da secretaria, que faz a ponte técnica com o Congresso, já que o cotidiano da Receita Federal é muito pesado para assumir a articulação da reforma.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 23 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 22 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 23 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 23 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 23 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

brasil ACIDENTE-MG Há 20 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

esporte MICHAEL-SCHUMACHER Há 22 Horas

Filha anuncia gravidez, e Michael Schumacher será avô

fama HELÔ-PINHEIRO Há 20 Horas

Helô Pinheiro se emociona ao ouvir 'Garota de Ipanema' na voz de Seu Jorge

brasil CHUVA-SP Há 23 Horas

Chuva causa uma morte, derruba árvores e provoca apagão em São Paulo