57% dos brasileiros acreditam que o país está no rumo certo, aponta Ipsos

O Brasil está no rumo certo? País atinge melhor patamar desde 2003, aponta Ipsos

© Getty

Brasil Rumo 18/07/23 POR Rafael Damas

Uma pesquisa em 29 países feita pela Ipsos aponta que 57% dos brasileiros acreditam que o país está no rumo certo, uma oscilação positiva de quatro pontos percentuais na comparação com maio e o maior patamar para essa pergunta desde 2003, quando o monitoramento global começou.

PUB

Apesar de oscilações negativas em março, abril e maio, que podem estar relacionadas com as incertezas da área econômica, o mês de junho significou uma melhora significativa no humor dos brasileiros em relação ao futuro próximo.

Por outro lado, são 43% os brasileiros que veem o Brasil no rumo errado, uma oscilação negativa de quatro pontos em relação a maio, mas ainda um patamar importante que evidencia a polarização política nacional permanente. Mesmo assim, o país está muito à frente da média dos outros 28 países pesquisados, com 20.570 entrevistas. Em geral, no mundo, 62% acham que seus países estão indo na direção errada contra 38% que o veem na trilha certa.

Quando a pesquisa aprofunda perguntas sobre as principais preocupações da população, a pobreza e a desigualdade voltaram a ficar em primeiro lugar (40%), deixando criminalidade/violência e saúde empatados na segunda posição, com 35%. A desigualdade é uma das principais pautas dos discursos do presidente Lula e, pelo menos em junho, há concordância da maior parte dos brasileiros. No entanto, os discursos do petista abordam pouco segurança pública, que era, em maio, a principal preocupação dos brasileiros, com 39%.

No mundo, a África do Sul tem a pior avaliação: 90% veem o país no caminho errado. A Argentina é o segundo pior, com 89%. Na outra ponta, a Indonésia tem 83% de sua população com avaliação positiva sobre os caminhos do país.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi conduzida entre 26 de maio e 9 de junho pelo sistema de painel digital e com amostras de entre 500 e 1.000 entrevistados por país. Para o Brasil, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos, e a amostra pode ser considerada mais concentrada em populações mais urbanas e com educação do que a média da população.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 7 Horas

Segurança é culpado por planejar raptar, estuprar e matar apresentadora

fama CINTIA-GRILLO Há 23 Horas

Morre Cintia Grillo, ex-atriz da Globo e 'inspiração' de Flávio Venturini

mundo TikTok Há 5 Horas

Funcionária usa atestado falso para viajar e encontra chefe no avião

mundo Reino Unido Há 21 Horas

"Predadora": professora que engravidou de aluno condenada a 6 anos e meio

fama ANDRÉA-SOARES Há 22 Horas

Morre Andréa, irmã gêmea de Adriana Bombom, aos 50 anos

fama Bombom Há 6 Horas

Irmã gêmea de Adriana Bombom é encontrada morta no banheiro de casa

brasil Transporte de Pet Há 6 Horas

Golden morre durante transporte e família recebe corpo em caixa de gelo

tech Cometa 13P/Olbers Há 6 Horas

Cometa que só aparece a cada 69 anos será visível neste sábado

esporte FUTEBOL-SELEÇÃO Há 22 Horas

Dorival cai na real e já admite problemas na seleção brasileira

fama MARINA-SENA Há 23 Horas

Com beijão nas redes sociais, Marina Sena assume namoro com Juliano Floss, tiktoker de 19 anos