Americano que entrou sem autorização na Coreia do Norte passou 2 meses detido no Sul

As motivações do soldado Travis King para entrar no território norte-coreano continuam obscuras

© <p>Getty Images</p>

Mundo Captura 19/07/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cidadão americano que foi capturado pelo regime da Coreia do Norte após cruzar a fronteira sem autorização ficou quase dois meses detido na Coreia do Sul, segundo documentos que vieram à tona nesta quarta (19). Ele enfrentou acusações de agressão e foi multado por danificar uma viatura da polícia.

PUB

As motivações do soldado Travis King para entrar no território norte-coreano continuam obscuras. Ele era escoltado de volta aos EUA justamente por questões disciplinares e estava no aeroporto quando conseguiu retornar à zona desmilitarizada e atravessar a fronteira, em condições ainda não esclarecidas.

King já havia sido fichado pelas autoridades sul-coreanas e chegou a se declarar culpado de agressão e de destruição de bens públicos, em crimes que ocorreram no ano passado. Segundo a agência de notícias AFP, o americano foi liberado de uma prisão na Coreia do Sul no último dia 10.

Em fevereiro, um tribunal de Seul ainda determinou ao americano o pagamento de uma multa no valor de 5 milhões de wons (R$ 19,2 mil) pelos crimes. Segundo a corte, King deu vários socos no rosto de um homem durante uma festa numa boate em setembro passado. Duas semanas depois, em 8 de outubro, os policiais tentaram interrogá-lo, mas o homem voltou a manifestar "comportamentos agressivos".

King não respondeu às perguntas dos agentes, que o levaram à força para o banco de trás de uma viatura policial. O americano, então, teria reagido com palavrões e insultos contra a população sul-coreana, o Exército e a polícia locais. Durante o ataque de fúria, o homem chutou a porta do veículo várias vezes, causando danos avaliados em 584 mil wons (R$ 2,2 mil), segundo o tribunal de Seul.

Um dos advogados de King que o representou na ocasião disse à agência de notícias Reuters que o americano passou "algum tempo numa detenção militar" dos EUA na cidade sul-coreana de Pyeongtaek. O profissional, que não quis ser identificado, disse desconhecer a detenção ocorrida neste ano.

A mãe de King, Claudine Gates, contou à emissora ABC News ter ficado chocada com a notícia de que seu filho havia sido detido após cruzar a fronteira. "Não consigo imaginar Travis fazendo algo assim", afirmou.

Uma pessoa que teria feito parte da mesma excursão e testemunhado o momento em que o militar atravessou para o lado norte-coreano, disse, ao canal CBS News, que o grupo havia visitado um dos prédios do local quando "aquele homem soltou uma gargalhada e passou a correr entre os edifícios".

Ainda de acordo com a testemunha, o grupo pensou, a princípio, tratar-se de uma piada de mau gosto, mas, ao perceber que o soldado não retornava, teria ficado claro que aquilo não era uma brincadeira.

Esta não é a primeira vez que um americano é detido por Pyongyang. Em 2018, Bruce Byron Lowrance passou um mês no país, vindo da China. Antes, em 2016, o estudante Otto F. Warmbier foi condenado a 15 anos de prisão, acusado de tentar roubar um pôster publicitário de seu quarto de hotel.

Ele cumpriu 15 meses da pena antes de entrar em coma e ser enviado para o seu estado natal, Ohio, em 2017. Warmbier morreu no hospital uma semana depois, e, após o episódio, o governo dos EUA proibiu seus cidadãos de viajarem para a Coreia do Norte, "devido ao grave e contínuo risco de prisão".

O imbróglio atual ocorre num momento de agravamento das tensões na península coreana. Nesta terça-feira, um submarino americano de capacidade nuclear atracou em Busan, no Sul.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 15 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama Rio de Janeiro Há 15 Horas

Mário Gomes volta à mansão após despejo

fama Viralizou Há 16 Horas

Influencer é acusada de trair o marido tetraplégico em cruzeiro

fama PRETA-GIL Há 10 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

lifestyle Previsão do futuro Há 17 Horas

O que Nostradamus acertou e o que ainda pode acontecer em 2024?

justica São Paulo Há 16 Horas

Vizinho que esquartejou menino de 10 anos disse que 'invejava crianças'

fama Patrick Swayze Há 17 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil BR-116 Há 9 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 15 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama Vanessa Carvalho Há 10 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico