Santos encara o líder Botafogo e tenta validar esforços de reconstrução

Mais uma vez, o estádio estará com os portões fechados em razão da punição aplicada após a confusão no clássico com o Corinthians.

© Getty Images

Esporte Campeonato Brasileiro 23/07/23 POR Estadao Conteudo

O Santos está tentando se reconstruir. Afastou jogadores, foi ao mercado e ainda dá os primeiros passos na tentativa de mostrar que tal postura pode o colocar em um caminho menos tortuoso. Provar isso na 16ª rodada do Brasileirão, contudo, vai ser bem difícil, pois o adversário da equipe santista é o líder Botafogo, em jogo marcado para as 16 horas de domingo, na Vila Belmiro. Mais uma vez, o estádio estará com os portões fechados em razão da punição aplicada após a confusão no clássico com o Corinthians.

PUB

A disparidade das situações vividas pelas duas equipes é assustadora para os santistas. Dono de apenas 16 pontos, o time paulista venceu apenas um jogo dos últimos 14 que disputou. A única vitória foi um 4 a 3 sobre o Goiás, parte de uma sequência que escancarou a fragilidade defensiva da equipe, em meio a derrotas por 3 a 0 para o Cuiabá e por 4 a 1 para o São Paulo. São dez gols sofridos em três partidas.

O Botafogo, por sua vez, perdeu apenas um jogo dos últimos 15 e vive uma série de 10 partidas sem derrota na temporada. Nenhum time foi capaz de derrotar os botafoguenses desde o triunfo por 1 a 0 aplicado pelo Athletico-PR na nona rodada do Brasileirão. Dessa forma, a equipe carioca entra na 16ª rodada como líder isolada, com 39 pontos.

Diante de números tão bons do adversário, o Santos espera ao menos dar sinais de evolução com novos jogadores em campo. O lateral-esquerdo Dodô, que estreou contra o São Paulo, fará apenas sua segunda partida e a expectativa é que já esteja melhor adaptado após mais uma semana livre.

Neste final de semana, o estreante será Jean Lucas, que, assim como Dodô, voltou para a sua segunda passagem pelo clube santista. Após recusar uma proposta do Flamengo para voltar ao CT Rei Pelé, o volante de 25 anos foi apresentado na quarta-feira, teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta sexta e deve começar como titular no 4-4-2 que será armado pelo treinador Paulo Turra.

"Quando apareceu o Santos, eu pedi para dar uma segurada com o Flamengo que a gente iria dar prioridade ao Santos. O motivo é esse carinho que eu tenho, essa identidade com o clube", disse Jean Lucas. "Me sinto um menino da Vila, os torcedores me abraçaram, invadiram as minhas redes sociais. Fico muito feliz com o carinho de todos, fui muito bem recebido no clube, pelos jogadores, pelas pessoas que trabalham lá", completou.

O reformulado time paulista irá encontrar um adversário que, embora sólido, passa por um período de adaptação ao novo comando técnico. Após atraso para ser regularizado, o português Bruno Lage ficou pela primeira vez no banco de reservas apenas na última quarta, escalou um time alternativo e viu o Botafogo empatar por 1 a 1 com o Patronato, na rodada de volta dos playoffs por vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A classificação veio, pois o time venceu por 2 a 0 no jogo de ida, no Rio.

Ainda se habituando ao futebol brasileiro, onde substituiu o compatriota Luis Castro, que aceitou uma proposta do Al-Nassr, Lage está começando a conhecer seus adversários. "Claro que ainda precisa entender o jeito de jogar do Santos. Mas vamos em busca de uma vitória, pois os jogadores do Botafogo só pensam em ganhar seus jogos. Com união e trabalho, as palavras que mais ouço neste grupo, podemos atingir esse objetivo", afirmou depois da classificação na Sul-Americana.

O treinador português não poderá usar Victor Costa diante dos santistas, pois o zagueiro está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Luis Segovia, até então substituto imediato, foi emprestado ao RWD Molenbeek, time belga do qual o dono da SAF botafoguense John Textor também é acionista. Por isso, a vaga deve ficar com Philipe Sampaio

Poupados no jogo anterior, o goleiro Lucas Perri, o lateral-esquerdo Marçal, o volante Marlon Freitas e os atacantes Júnior Santos e Tiquinho Soares devem voltar ao time titular. Lage ainda deve ter Victor Sá e Matheus Nascimento, recuperados de lesão, disponíveis no banco de reservas. O meia Eduardo, que também foi poupado contra o Patronato, sentiu um desconforto muscular no treino de sexta e virou dúvida. Com isso, a posição deve ficar com Gustavo Sauer ou Diego Hernández.

Leia Também: Haaland decide e City vira sobre Yokohama ne pré-temporada; Chelsea e United vencem

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 18 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

fama Problemas de Saúde Há 17 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

politica Bolsonaro Há 16 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

mundo Dominique Pelicot Há 18 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 8 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 17 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 17 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 16 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 9 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama KIM-KARDASHIAN Há 18 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil