Pequenos dão as cartas nas artilharias do Paulistão e Carioca

Hoje, a briga pela artilharia envolve Roger, William Pottker e Pedro Carmona, entre outros

© DR

Esporte Artilheiro 30/03/16 POR Estadao Conteudo

Os artilheiros dos clubes grandes andam negando fogo neste Campeonato Paulista. Ricardo Oliveira, Calleri, Alecsandro e cia. têm visitado pouco as redes adversárias. Os goleadores dos times considerados pequenos estão aproveitando a brecha e se destacando. Hoje, a briga pela artilharia envolve Roger, William Pottker e Pedro Carmona, entre outros.

PUB

A 13.ª rodada do Paulistão começa nesta quarta-feira com o atacante Roger, do Red Bull Brasil, liderando a artilharia com 9 gols. Pottker, do Linense, tem 7, enquanto que Everaldo, do Água Santa, e Pedro Carmona, do Novorizontino (já esteve no Palmeiras), somam 6 gols cada. Rodrigo Andrade fez 8 gols no campeonato, mas está fora de combate porque brigou com o técnico do Audax, Fernando Diniz, e teve o contrato rescindido.

Enquanto isso, os máximos artilheiros dos grandes são o palmeirense Alecsandro e o corintiano Romero. Cada um marcou 5 vezes.

Artilheiro dos bons quando jogava, Careca não tem diagnóstico preciso sobre essa aparentemente disparidade. Mas arrisca alguns indícios. "Os times pequenos têm tempo maior de preparação do que os grandes e isso ajuda no entrosamento e no aproveitamento", disse. "E também há o fato de que a gente não tem mais grandes referências de artilheiros", complementou o goleador do Paulistão de 1985, quando defendeu o São Paulo e fez 26 gols.

Andarilho da bola - já jogou em mais de uma dúzia de times, entre eles Palmeiras, São Paulo e Fluminense -, Roger chegou ao Red Bull Brasil no início do ano com a firme disposição de lutar pela artilharia do Paulistão. "É algo que me move e é uma esperança que eu tenho. Vou buscar essa artilharia", disse durante a apresentação. Até agora está vencendo a disputa e tem grande chances de se manter na briga, pois a equipe sediada em Campinas tem boas chances de chegar às oitavas de final.

Nesta quinta-feira, Roger vai fazer uma espécie de "duelo de artilheiros" contra Pedro Carmona, pois o Red Bull Brasil recebe o Novorizontino, atual detentor do melhor ataque do Paulistão, com 22 gols.

JEJUM - Também é comum artilheiro viver seca de gols. William Pottker é exemplo disso. Comandou a artilharia do campeonato por algum tempo, mas não marca há quatro partidas e parou nos 7 gols. Nesta quarta-feira, contra o São Paulo, espera pôr fim ao jejum. Seja como for, o jogador que está em Lins (SP) emprestado pelo Figueirense, já chamou a atenção de dois grandes paulistas, que cogitam a sua contratação: Santos e Corinthians.

Com a primeira fase do Paulistão na reta final, a importância dos artilheiros dos times pequenos aumenta ainda mais, pois podem ser fundamentais para que seus times sigam em frente na competição. Mesmo porque só assim eles conseguirão se manter à frente na artilharia.

NO RIO - O Campeonato Carioca vive o mesmo fenômeno que o Paulistão: seus principais artilheiros são jogadores de times considerados pequenos. O maior goleador no momento é Tiago Amaral, do Volta Redonda, que marcou 9 gols. Atrás dele vem o meia Almir, do Bangu, com 7. Só então aparecem jogadores de clubes grandes: Fred, do Fluminense, e Riascos, do Vasco, fizeram 6 gols cada.

Nenhum dos dois principais artilheiros do Campeonato Carioca é garoto. Tiago Amaral tem 31 anos; Almir, 33. Ambos fizeram suas carreiras, basicamente, em equipes pequenas.

Tiago Amaral tem grande afinidade com o Volta Redonda. Está no clube desde 2011, com rápida passagem pelo futebol capixaba em 2012. No ano seguinte, foi artilheiro da Copa Rio pelo time da Cidade do Aço, com 10 gols.

Almir é um velho conhecido da torcida carioca. Aos 33 anos, o jogador revelado pelo Botafogo, onde ficou por quase cinco anos, está em sua quarta passagem pelo Bangu - antes, jogou em Moça Bonita em 2012, 2014 e em 2015. O meia faz sucesso neste Campeonato Carioca após frustrante passagem pelo Flamengo nos últimos nove meses do ano passado, quando pouco jogou e não marcou um golzinho sequer.

Nesta quarta-feira, ambos terão oportunidade de ampliar a sua artilharia. O Volta Redonda enfrenta o Botafogo e o Bangu encara o Fluminense. Os jogos, com início às 19h30, são válidos pela quarta rodada da Taça Guanabara.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 4 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Escândalo Há 21 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 20 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

fama Nicole Bahls Há 23 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama Música Há 4 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

brasil Tragédia Há 20 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Lgtbq+ Há 20 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 18 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

fama Relacionamento Há 22 Horas

Rumores apontam separação de Lilly Allen e David Harbour

fama Festas Há 4 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'