Carros de nova categoria feminina terão apoio e pintura das equipes da Fórmula 1

As famosas pinturas de times como Red Bull, Ferrari, Mercedes e McLaren serão utilizadas nos carros das pilotas

© <p>Getty Images </p>

Esporte F1 26/07/23 POR Estadao Conteudo

A F-1 Academy, categoria voltada ao desenvolvimento do automobilismo feminino, será apoiada pelas equipes da Fórmula 1. A partir de 2024, as famosas pinturas de times como Red Bull, Ferrari, Mercedes e McLaren serão utilizadas nos carros das pilotas que participam da inovadora série de corridas, que tem recebido bastante investimento e está em sua primeira temporada.

Atualmente, a F-1 Academy tem cinco equipes: ART Grand, Campos Racing, MP Motorsport, PREMA Racing e Rodin Carlin. Cada uma delas conta com três carros e três pilotas. Há, portanto, 15 competidoras no grid. No ano que vem, dez pilotas serão escolhidas pelas equipes masculinas da Fórmula 1 para receberem as pinturas em seus carros. As cinco restantes serão apoiadas por outros parceiros que serão anunciados em breve.

"Antes de tudo, quero a gradecer às equipes de Fórmula 1 por seu apoio e visão enquanto embarcamos juntos nessa jornada", disse Susie Wolff, diretora administrativa da F-1 Academy. "Este marco demonstra o profundo suporte dado à F-1 Academy pela comunidade da Fórmula 1 e será uma inspiração para toda uma geração de jovens garotas que terão oportunidades no automobilismo", completou.

Wolff foi pilota de desenvolvimentos da Williams e, em 2014, tornou-se primeira mulher a participar de um fim de semana de Fórmula 1 desde 1992, quando Giovanna Amati participou de três classificatórias e não conseguiu vaga nas corridas. Susie é esposa de Toto Wolff, proprietário da Mercedes, e já foi chefe de Felipe Massa na Fórmula E.

A última mulher que largou no grid da Fórmula 1 em uma disputa de corrida foi a italiana Lella Lombardi, no GP da Áustria de 1975. Ela e a compatriota Maria Teresa de Filippis são as duas únicas mulheres que participaram de corridas da categoria. O longo período sem pilotas fez a direção da F-1 desenvolver iniciativas em busca de maior inclusão.

Ter uma mulher em um carro da categoria é um dos principais objetivos a longo prazo da F-1 Academy. Em entrevista ao The Guardian, em abril deste ano, Susie Wolff projetou que isso deve acontecer apenas daqui a oito ou dez anos. Em uma tentativa de dar mais atenção à disputa feminina, a F-1 Academy acompanhará parte do calendário da Fórmula 1 a partir de 2024, com corridas realizadas no mesmo final de semana e nas mesmas pistas que a categoria principal, assim como ocorre com a Fórmula 2 e a Fórmula 3.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 14 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

economia 13º salário Há 21 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Uberlândia Há 21 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

mundo Bitcoin Há 20 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Elon Musk Há 20 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

fama Elie Há 21 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

fama Kate Cassidy Há 21 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

mundo Krish Arora Há 13 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 15 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 19 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga