Lula canaliza publicidade em TV e reduz fatia de internet, mídia externa e rádio

Na administração de Jair Bolsonaro (PL), as TVs ficaram com 47% do total, de 2019 a 2022, mostram dados da publicidade da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e dos ministérios.

© Getty

Política GOVERNO-COMUNICAÇÃO 27/07/23 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) tem priorizado a televisão na veiculação da propaganda oficial do governo federal, com a destinação nos seis primeiros meses de sua gestão de 73% da verba para esse formato de comunicação.

PUB

Na administração de Jair Bolsonaro (PL), as TVs ficaram com 47% do total, de 2019 a 2022, mostram dados da publicidade da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República e dos ministérios.

Como mostrou a Folha, o grupo Globo voltou a ter protagonismo e liderar com folga o ranking de pagamentos da publicidade estatal sob o governo Lula, deixando para trás Record e SBT, que, apesar de terem menor audiência, sob Bolsonaro estiveram relativamente no mesmo patamar.

Pelos dados da Secom, emissoras de TV e rádio da Globo receberam R$ 54,4 milhões para veicular a propaganda oficial do governo em 2023, ante R$ 13 milhões da Record, R$ 11 milhões do SBT, R$ 5 milhões da Band e R$ 1 milhão para RedeTV! e EBC, cada uma.

Do valor direcionado ao grupo Globo, praticamente toda a verba é para veiculações na TV. Além disso, o site Globo.com recebeu R$ 394,5 mil, e emissoras da rádio CBN foram destinatárias de cerca de R$ 345 mil.

A comunicação da Globo afirmou entender que "as verbas publicitárias públicas seguem critérios técnicos observados pelos órgãos federais responsáveis". As demais emissoras de TV aberta não se manifestaram.

É possível que o domínio da Globo sobre as verbas publicitárias se reduza durante o ano. Isso porque o rito entre a veiculação das publicidades, prestação de contas e pagamento pode ser diferente entre os grupos de mídia.

Procurada, a Secom não informou qual critério utiliza para distribuição da verba publicitária e se houve mudança em relação ao que era praticado na gestão Bolsonaro. A pasta afirmou apenas que o portal da secretaria "informa valores parciais e somente as autorizações confirmadas pelos órgãos".

"Além disso, está em constante atualização em função do fluxo de informações", disse a Secom. A secretaria ainda afirmou que segue estudos sobre "audiência, segmento, cobertura etc" apresentados pelas agências para direcionar as verbas.

O aumento da canalização da verba para TVs levou ao encolhimento do valor direcionado para propaganda na mídia estrangeira, na internet e no rádio.

Nos quatro anos de Bolsonaro, mídia estrangeira ficou com 21% da fatia da publicidade, internet com 18% e rádio, 12%. Já sob Lula esses percentuais caíram para 10%, 8% e 7%, respectivamente.

No ranking das 15 empresas que mais verbas de publicidade receberam sob Bolsonaro, estão as big techs Meta (Instagram e Facebook), Google e Twitter.

Sob Lula, Meta (com R$ 2,2 milhões nesses seis meses) e Google (R$ 1,2 milhão) permanecem no top 15, e entram TikTok (R$ 1,4 milhão) e Kwai (R$ 600 mil).

A Folha de S.Paulo procurou e enviou os dados coletados na Secom para as assessorias das plataformas, mas elas não quiseram comentar.

Tanto sob Bolsonaro como sob Lula há expressivo investimento em empresas que veiculam a chamada publicidade "out of home", em outdoors, painéis, ônibus, aeroporto, metrô etc.

O governo Lula também elevou levemente a destinação da veiculação de propaganda oficial para jornais e revistas, que foram praticamente ignorados sob Bolsonaro.

Enquanto nos quatro anos da administração passada esses meios de comunicação ficaram com 1% da verba de publicidade, esse percentual subiu para 2% nos seis primeiros meses de Lula.

No último ano da gestão de Michel Temer (MDB), em 2018, jornais e revistas reuniam 11% da fatia da publicidade oficial do governo federal.

Pelos dados oficiais, Secom e ministérios voltaram a anunciar em Folha (R$ 352,9 mil), O Globo (R$ 398,9 mil) e O Estado de S. Paulo (R$ 206,8 mil), três veículos que não haviam sido incluídos em planos de mídia federais de 2020 a 2022.

Os dados sobre publicidade do governo são apresentados com baixa transparência. Valores pagos por bancos públicos e estatais, como a Petrobras, não são revelados, o que dificulta montar um quadro exato sobre a distribuição das campanhas de mídia.

A Globo ficou atrás da Record em verbas publicitárias federais nos dois primeiros anos da gestão Bolsonaro. Em 2019, o SBT foi o segundo colocado, enquanto a emissora líder em audiência foi a terceira mais beneficiada.

Isso porque Bolsonaro havia alterado critérios de distribuição dos anúncios, reduzindo valores à Globo, como mostrou a Folha de S.Paulo à época.

Após intervenção do TCU (Tribunal de Contas da União), o governo Bolsonaro voltou a alterar critérios de partilha da verba publicitária, colocando novamente a Globo no topo das destinatárias dos recursos a partir de 2021.

Em nota, a Secom disse que "não são arrazoados os comparativos feitos pela Folha".

"Além de as confirmações entre grupos/veículos não ocorrerem de forma simultânea e articulada, os grupos mencionados possuem diferentes volumes de veículos em sua composição, dando uma visão distorcida sobre o investimento público em comunicação", afirmou a secretaria.

Leia Também: Lula rebate fala de Bolsonaro: 'Ofensivo seria comparar um jumento a ele'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 19 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama Harry e Meghan Markle Há 11 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama MAIDÊ-MAHL Há 19 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 19 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 17 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

economia LEILÃO-RECEITA Há 17 Horas

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

brasil São Paulo Há 19 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama LUAN-SANTANA Há 19 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento

politica Investigação Há 11 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

mundo País de Gales Há 18 Horas

Jovem milionário mata o melhor amigo em ataque planejado no Reino Unido