Famosos que compartilham o mesmo nome (e sobrenome!)
Excepcionais na vida, mas bem comuns no nome
Famosos que compartilham o mesmo nome (e sobrenome!)
Se pararmos bem para analisar, não existem muitos nomes por aí dando sopa, por isso é apenas uma questão de tempo até que os homônimos comecem a aparecer. Nada chocante até aqui. Mas, o que é realmente estranho, é quando duas pessoas, às vezes com séculos de diferença, deixam marcas indeléveis no mundo com exatamente o mesmo nome. Certamente, isso causa alguma confusão nos menos atentos. Afinal, como que a atriz de 'O Diabo Veste Prada' se casou com Shakespeare?
Clique na galeria a seguir e veja quantos desses famosos nomes você reconhece.
©
Getty Images
Jane Seymour
A atriz inglesa Jane Seymour chegou à fama depois de estrelar como Solitaire, a Bond girl em 'Com 007 Viva e Deixe Morrer', de 1973, ao lado de Roger Moore. Seymour passou a se tornar um rosto popular nas premiações e até conseguiu um lugar na Calçada da Fama de Hollywood, mas o nome "Jane Seymour" já era famoso séculos antes da atriz nascer.
©
Getty Images
Jane Seymour
Jane Seymour foi a terceira das infames seis esposas do Rei Henrique VII e, portanto, coroada Rainha da Inglaterra por cerca de um ano antes de sua morte prematura. A Rainha Jane morreu muitas semanas depois de dar à luz o futuro Rei Eduardo VI, por supostas complicações pós-natais.
©
Getty Images
Francis Bacon
Duas vezes nos últimos 500 anos, um Francis Bacon mudou a maneira como olhamos para o mundo. O primeiro foi o filósofo inglês do século XVI que desenvolveu o método científico e é comumente conhecido como o Pai do Empirismo.
©
Getty Images
Francis Bacon
O segundo (até agora) foi o pintor expressionista abstrato britânico nascido na Irlanda que revolucionou a arte moderna quase que sozinho.
©
Getty Images
John Ford
John Ford é considerado um dos melhores e mais prolíficos diretores de cinema do século XX e é responsável por clássicos atemporais como 'No Tempo das Diligências' (1939) e 'Rastros de Ódio' (1956).
©
Getty Images
John Ford
Mas muito antes de John Ford se tornar famoso atrás das câmeras, um John Ford da Inglaterra do século XVI era o bambambam da caneta. O Ford inglês escreveu inúmeras peças para teatro, abordando assuntos como moralidade, deveres e romance.
©
Getty Images
Anne Hathaway
Anne Hathaway é uma das maiores estrelas de sua geração no cinema, entregando consistentemente excelentes atuações em filmes como 'O Diabo Veste Prada' (2006) e 'Os Miseráveis' (2012), que até lhe rendeu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
©
Getty Images
Anne Hathaway
Mas já houve outra Anne Hathaway profundamente envolvida no mundo do entretenimento, cerca de 400 anos antes da Hathaway moderna nascer. Esta Hathaway, na imagem à direita de William Shakespeare, foi esposa do escritor e permaneceu ao seu lado até sua morte, embora muito pouco se saiba sobre sua vida.
©
Public Domain
Albert Einstein
Este Albert Einstein dispensa apresentações. O gênio mais famoso do mundo foi responsável por desenvolver a teoria da relatividade, entre uma infinidade de outros importantes avanços científicos. Certamente qualquer pessoa nascida com o mesmo nome usaria seu crachá com orgulho, né?
©
Getty Images
Albert Brooks
Só que não, especialmente se a pessoa em questão estiver no showbiz. Conhecido pelo público como Albert Brooks - e elogiado por suas atuações em filmes como 'Drive' (2011) e 'Nos Bastidores da Notícia' (1987), Brooks na verdade nasceu Albert Lawrence Einstein.
©
Getty Images
Michael Collins
Michael Collins, ao que parece, é um nome popular para aqueles destinados a fazer história. O revolucionário irlandês Michael Collins foi um dos cinco delegados irlandeses que assinaram e ajudaram a desenvolver o Tratado Anglo-Irlandês em 1921, concedendo relativa autonomia à Irlanda pela primeira vez em mais de 700 anos. Collins foi, em diferentes estágios, o Diretor de Inteligência do Exército Republicano Irlandês, o primeiro primeiro-ministro de fato do Estado Livre da Irlanda e comandante do Exército Nacional da Irlanda.
©
Getty Images
Michael Collins
Outro Michael Collins fez história apenas cerca de 50 anos após a assinatura do Tratado Anglo-Irlandês. Este Collins, um astronauta americano, foi membro integrante da missão lunar Apollo 11. Enquanto os moonwalkers Neil Armstrong e Buzz Aldrin estavam na superfície, Collins habilmente manteve o Módulo de Comando Columbia em órbita até que seus tripulantes estivessem prontos para retornar.
©
Getty Images
Jane Addams
Ativista social e co-fundadora da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), Jane Addams levou uma vida ocupada e extremamente influente durante o final do século XIX e início do século XX. Addams acabou se tornando a primeira mulher americana a receber o Prêmio Nobel da Paz.
©
Getty Images
Jane Adams
Addams, ativista, adoraria conhecer Adams, a atriz. Esta Jane Adams ganhou prêmios próprios, incluindo um Tony Award. Ela também foi indicada a um Globo de Ouro e a um Emmy pelo seu papel em 'Hacks', da HBO Max.
©
Getty Images
George Clinton
George Clinton tornou-se o primeiro governador de Nova York apenas um ano depois de ajudar escrever a Declaração de Independência dos Estados unidos. O "Pai Fundador" lutou na Guerra Revolucionária e até serviu como o quarto vice-presidente dos Estados Unidos.
©
Getty Images
George Clinton
Outro revolucionário com mesmo nome se destacou na década de 1970, O líder do Parliament-Funkadelic e pioneiro do funk também se chamava George Clinton. Embora não haja uma "Declaração do Funk" por aí, Clinton é amplamente considerado como um dos fundadores do funk, juntamente com James Brown e Sly Stone.
©
Getty Images
Francis Drake
Sir Francis Drake foi um famoso explorador durante a Era das Grandes Navegações e permanece nos livros didáticos de história até hoje graças à sua circum-navegação do globo - a terceira na história.
©
Getty Images
Frances Drake
A um oceano de distância da terra natal de Sir Drake e quatro séculos depois, Frances Drake estava se tornando uma das maiores estrelas de Hollywood. Ela é mais lembrada por seu papel na produção cinematográfica de 1935 de 'Os Miseráveis'.
©
Getty Images
Ben Jonson
Ben Jonson, também um dramaturgo inglês do início do século XVI, teria sido o maior escritor de sua geração se não tivesse a infelicidade de estar vivo ao mesmo tempo que William Shakespeare. Mesmo assim, Jonson causou um impacto eterno na arte da comédia.
©
Public Domain
Ben Johnson
Algumas centenas de anos depois, outro Ben Johnson também sofreu um certo azar, embora esse infortúnio tenha sido ele mesmo que causou a si. Johnson, um velocista canadense, já foi o homem mais rápido do mundo, quebrando recordes e ganhando uma medalha de ouro durante as Olimpíadas de 1988. Infelizmente, sua vitória durou pouco: Johnson testou positivo para uso de drogas para melhorar o desempenho três dias após sua grande corrida e, consequentemente, perdeu suas medalhas.
©
Getty Images
John Paul Jones
Conhecido como o Pai da Marinha Americana, John Paul Jones foi um valioso comandante de navio durante a Guerra da Independência Americana. Abraçando a vida de marinheiro com apenas 13 anos, Jones deixou os EUA para se juntar à marinha do Império Russo.
©
Getty Images
John Paul Jones
Outro bad boy chamado John Paul Jones nasceu em Kent, Inglaterra, em 1946. Este Jones escolheu o baixo, ao invés do timão de navio, e fundou a banda de rock clássico Led Zeppelin em vez de entrar para a Marinha.
©
Getty Images
Robert E. Lee
A maioria das pessoas que já ouviu falar desse nome, Robert E. Lee, conhece a Guerra Civil Americana. Ele estava do lado dos Estados Confederados que lutavam para preservar a instituição da escravidão. Foi o general que liderou o Exército Confederado até sua rendição em 1865.
©
Getty Images
Robert E. Lee
No século seguinte, surgiu outro Robert E. Lee, também envolvido com um esforço de guerra americano, mas de um ângulo menos militarista e mais orientado para o entretenimento. Este Robert E. Lee foi um dramaturgo, compositor e escritor de programas de rádio que criou os espetáculos de entretenimento mais populares na Rádio das Forças Armadas. Esses shows eram transmitidos no exterior para as tropas que lutavam na Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, Lee se concentrou em escrever peças politicamente pungentes e musicais cheios de comentários sociais, como 'Inherit the Wind' de 1960 (foto).
©
Getty Images
J.P. Morgan
O financista e rei da Era Dourada de Wall Street J.P. Morgan foi uma das figuras mais poderosas e controversas da América do Norte industrial. Um dos chamados "barões ladrões" da Era Dourada, Morgan realizou uma campanha implacável de monopolização e foi responsável por grandes conglomerados corporativos como a General Electric, a Western Unit e, é claro, o império bancário JP Morgan.
©
Getty Images
Jaye P. Morgan
Mais tarde, no século XX, outra J.P. Morgan - menos poderosa, mas igualmente divisiva - entrou em cena. Morgan foi primeiro uma cantora e mais tarde floresceu na indústria da televisão. Ela era mais famosa por ser uma jurada regular no arriscado game show 'The Gong Show', que foi ao ar durante as décadas de 1970 e 1980.
©
Getty Images
Paul Simon
O músico e compositor americano Paul Simon produziu hit após hit durante os anos 60, 70 e 80, como parte do grupo Simon & Garfunkel e como artista solo.
©
Getty Images
Paul Simon
Apesar de Paul Simon, o cantor, encontrar sucesso e estrelato, Paul Simon, o político, poderia ter se saído melhor. Embora tenha servido um total de 20 anos em ambas as casas do Congresso americano, Simon não conseguiu ir além do edifício do Capitólio e não foi eleito governador de seu estado natal Illinois em 1972 e nem foi apresentado nas primárias presidenciais democratas de 1988.
©
Getty Images
Frederic "Fred" Thompson
Inúmeras crianças em todo o mundo devem agradecer a Frederic Thompson, nascido em 1873, por suas emocionantes memórias em parques de diversões. Thompson foi inventor pioneiro no negócio de montanhas-russas em parques temáticos e ajudou a tornar Coney Island, em Nova York, o epicentro do entretenimento pelo qual é conhecida hoje.
©
Public Domain
Fred Thompson
Apenas 20 anos depois que Thompson morreu, outro Fred Thompson irrompeu no mundo destinado a causar uma impressão – primeiro como advogado, depois como lobista e, eventualmente, como ator e político. Seu maior papel como ator foi perto do final de seu mandato como senador pelo Tennessee de 1994 a 2003. Em 2002, ele conseguiu o papel do personagem recorrente D.A. Arthur Branch na franquia 'Law & Order'.
Fontes: (Travalanche) (Cassava Films)
©
Getty Images
Fama
Curiosidades
30/07/23
POR Notícias Ao Minuto
Se pararmos bem para analisar, não existem muitos nomes por aí dando sopa, por isso é apenas uma questão de tempo até que os homônimos comecem a aparecer. Nada chocante até aqui. Mas, o que é realmente estranho, é quando duas pessoas, às vezes com séculos de diferença, deixam marcas indeléveis no mundo com exatamente o mesmo nome. Certamente, isso causa alguma confusão nos menos atentos. Afinal, como que a atriz de 'O Diabo Veste Prada' se casou com Shakespeare?
Clique na galeria a seguir e veja quantos desses famosos nomes você reconhece.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA