Na altitude, Athletico-PR inicia mata-mata contra o Bolívar pelo sonho do título inédito

Às 21h, o time paranaense abre a série de ida das oitavas de finais contra o Bolívar-BOL, no Estádio Hernando Siles, a 3.625 metros do nível do mar.

© Getty

Esporte Libertadores 01/08/23 POR Estadao Conteudo

Atual vice-campeão, o Athletico-PR inicia sua busca pelo título inédito da Copa Libertadores nesta terça-feira, na altitude de La Paz, na Bolívia. Às 21h, o time paranaense abre a série de ida das oitavas de finais contra o Bolívar-BOL, no Estádio Hernando Siles, a 3.625 metros do nível do mar. O jogo de volta está marcado para o dia 8 de agosto, na Ligga Arena, m Curitiba.

O Athletico-PR terminou a fase de grupos na liderança do Grupo G, com 13 pontos, à frente do rival Atlético-MG. Já o Bolívar esteve no Grupo C, mesmo do Palmeiras, e terminou em segundo lugar, com 12.

Na temporada passada, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Athletico-PR surpreendeu ao chegar na final da Libertadores, mas acabou derrotado por 1 a 0 pelo Flamengo, em Guayaquil-COL. Foi o segundo vice do clube, que também ‘ficou no quase’ em 2005, perdendo para outro brasileiro, o São Paulo.

O técnico Wesley Carvalho não terá o zagueiro Thiago Heleno, que devido às suas condições clínicas, não pode atuar na altitude. Voltando de suspensão, Zé Ivaldo assume a vaga do capitão. O treinador tem algumas dúvidas. No meio de campo, entre Artur Vidal e Vitor Bueno. A tendência é que o chileno seja o escolhido por ter atuado recentemente na altitude por sua seleção na Data-FIFA. Na lateral-direita, Khellven e Madson disputam para ver quem começa jogando, numa opção técnica. Contratado na janela de transferências, o meia Zapelli deve iniciar no banco de reservas, como aconteceu no empate por 3 a 3 com o Bahia, sábado, em Curitiba, pelo Brasileirão.

A altitude é sempre um adversário a mais. Wesley Carvalho deve definir o time na última hora: "Nós viajamos com todos que temos no elenco para chegar lá um dia antes. Antes do jogo, a gente irá analisar para ver quem está em melhor condição para iniciar jogando. Temos que ser inteligentes, porque o Palmeiras jogou lá e perdeu. Então temos que ser seguros naquilo que nós vamos propor."

Do lado do Bolívar, o time é comandado pelo espanhol Beñat San José. Atual quarto colocado do campeonato boliviano, tem como destaque o atacante Fernández, artilheiro na temporada com 14 gols, porém, na Libertadores balançou as redes apenas duas vezes. A tendência é que o treinador mantenha a mesma formação, com três zagueiros e com os pontas abertos, para aproveitar o máximo do campo, usando a altitude a seu favor.

O Bolívar ainda tem um brasileiro. O atacante Chico, que já atuou pelo Athletico em 2015, que balançou as redes na última rodada do nacional, mas é considerado reserva.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 23 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 22 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 23 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo 22/12/24

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 23 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 23 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável

brasil ACIDENTE-MG Há 20 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG