Famosos que perdemos em 2023
Ator de 'Euphoria', Angus Cloud, e o intérprete de Pee-wee Herman, Paul Reubens,foram as mais recentes perdas.
Famosos que perdemos em 2023
Vários rostos famosos já nos deixaram em 2023. Atores emblemáticos, estrelas da música, personalidades do esporte, estilistas, jornalistas, astronautas... Ainda estamos em agosto e o tamanho da lista já é impressionante.
Em 31 de julho, foram divulgadas as notícias de que dois atores queridos haviam falecido. O primeiro foi uma lenda da comédia americana. Paul Reubens encantou crianças e adultos com seu personagem icônico, Pee-wee Herman, por décadas. O ator faleceu no domingo (30 de julho), aos 70 anos, depois de lutar contra o câncer por vários anos.
Sua família compartilhou uma mensagem que Reubens escreveu em sua página do Instagram após sua morte: "Por favor, aceite minhas desculpas por não tornar público o que tenho enfrentado nos últimos seis anos. Sempre senti muito amor e respeito de meus amigos, fãs e apoiadores. Eu amei muito todos vocês e gostei de fazer arte para vocês".
A segunda perda foi da estrela de 'Euphoria', Angus Cloud, de 25 anos. A família do ator fez uma declaração confirmando a sua morte na segunda-feira (31 de julho), referindo-se à batalha do jovem com sua saúde mental. "É com o coração mais pesado que tivemos que dizer adeus a um ser humano incrível hoje. Como artista, amigo, irmão e filho, Angus foi especial para todos nós de muitas maneiras. Na semana passada ele enterrou o pai e lutou intensamente com essa perda. O único consolo que temos é saber que Angus agora está reunido com seu pai, que era seu melhor amigo. Angus foi aberto sobre sua batalha contra a saúde mental e esperamos que sua morte possa ser um lembrete para os outros de que eles não estão sozinhos e não devem lutar sozinhos em silêncio".
Nesta galeria, prestamos homenagem a outras figuras famosas que faleceram em 2023. Clique e relembre.
©
Getty Images
Sinead O'Connor
A cantora Sinead O'Connor foi encontrada morta no dia 26 de julho, aos 56 anos, segundo a BBC. Detalhes da causa da morte não foram divulgadas. Em nota, a família da artista disse: "É com muita tristeza que anunciamos o falecimento de nossa amada Sinéad. Sua família e amigos estão devastados e pediram privacidade neste momento tão difícil".
Nascida em Dublin, na Irlanda, Sinead ficou mundialmente conhecida após gravar 'Nothing compares 2 U', hit composto por Prince, que fez parte de 'I Do Not Want What I Haven't Got' (1990), seu segundo álbum. Sua estreia foi com o disco The Lion and the Cobra' (1987). Durante sua carreira, a cantora lançou 10 álbuns de estúdio.
A estrela também ganhou notoriedade por suas opiniões fortes e polêmicas sobre vários temas políticos, sociais, incluindo os abusos cometidos por integrantes da Igreja Católica. Ela, que se converteu depois ao islamismo, também se abriu publicamente sobre suas lutas contra a depressão e o diagnóstico de transtorno bipolar. Em 2022, a cantora precisou lidar com a perda do filho Shane, de 17 anos. Sinead O'Connor deixa outros três filhos.
©
Getty Images
Doris Monteiro
No dia 24 de julho, a cantora brasileira faleceu em casa, aos 88 anos, de causas naturais. Foram 58 discos gravados. O primeiro álbum de Dóris Monteiro é de 1951, e já trouxe um dos seus grandes sucessos: "Se você se importasse".
©
Public Domain
Leny Andrade
Grande referência no samba, no jazz e no bolero brasileiros, a cantora carioca tinha 80 anos e teve uma pneumonia em junho. Leny Andrade estava sendo cuidada desde a alta médica no Retiro dos Artistas, mas piorou e teve que voltar para o hospital. A artista não resistiu e faleceu nessa segunda-feira, 24 de julho. Leny Andrade gravou 34 álbuns durante sua carreira e se orgulhava de levar a língua portuguesa para além mar. Juntamente com César Camargo Mariano, venceu o Grammy Latino em 2007. Um fato curioso é que a artista era amiga pessoal de Tony Bennet, que morreu alguns dias antes, em 21 de julho.
©
Getty Images
Tony Bennett
O lendário cantor faleceu aos 96 anos. A notícia de sua morte foi anunciada na sexta-feira, 21 de julho, menos de duas semanas antes do 97º aniversário do ícone da música. Embora a causa da morte não tenha sido revelada, Bennett sofria da doença de Alzheimer desde 2016. O artista compartilhou seu diagnóstico com o público em 2020, declarando que "a vida é um presente - mesmo com a doença de Alzheimer". Apesar do comprometimento cognitivo típico da condição devastadora, Bennett continuou a se lembrar de cada linha de seu repertório de canções. Sua colaboradora e amiga de longa data, Lady Gaga, disse que quando a música começava, ele sempre sabia exatamente o que fazer. Inclusive, Bennett ganhou seu 20º Grammy em 2022 pelo álbum 'Love For Sale'. Foi um longo caminho desde seu primeiro Grammy, que o veterano ganhou em 1963 por seu amado disco, 'I Left My Heart In San Francisco'.
© Getty Images
João Donato
O renomado compositor e multi-instrumentista brasileiro João Donato morreu no dia 17 de julho, aos 88 anos. O ícone da bossa nova e do jazz, nascido no Acre, estava internado por causa de uma pneumonia. Recentemente, Donato fez shows solos e também com o cantor Jards Macalé, com quem lançou o disco 'Síntese do Lance' (2021), com dez músicas inéditas.
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) divulgou nota sobre a perda de Donato, ressaltando que ele foi "um dos importantes representantes da Música Popular Brasileira e da Bossa Nova". Segundo escritório, o instrumentista deixa como legado musical mais de 442 composições e 718 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil.
©
Getty Images
Jane Birkin
Jane Birkin, a cantora, atriz e ícone da moda, faleceu em 16 de julho aos 76 anos. A estrela anglo-francesa nasceu em Londres, mas ganhou fama cantando em francês, mudando-se para lá na década de 1970 e iniciando uma vida pessoal e parceria musical com o cantor e compositor Serge Gainsbourg, gravando com ele a histórica canção 'Je T'aime...moi non plus'.
Seu relacionamento com Gainsbourg, que começou após encontro no set de 'Slogan' (1969), a tornou internacionalmente famosa, e juntos tiveram uma filha, a premiada atriz e cantora Charlotte Gainsbourg. Embora sua fama tenha começado com Gainsbourg, Jane se tornou a It Girl por mérito próprio e foi uma das últimas mulheres sobreviventes dos anos 1960 que despertou o interesse mundial pela cultura francesa. Ela também inspirou a bolsa Birkin da Hermès, que continua muito popular em todo o mundo.
© Getty Images
Andrea Evans
Conhecida por interpretar Tina Lord em 'One Life to Live' e Rebecca Hotchkiss em 'Passions', Andrea Evans morreu aos 66 anos após uma batalha contra o câncer de m a m a. A estrela americana das novelas faleceu em 9 de julho em sua casa, disse o diretor de elenco Don Carroll ao The Hollywood Reporter.
A atriz, apelidada de "Diva diurna da sujeira" pela revista People, enfrentou um incidente traumático depois de encontrar fama em 'One Life to Live', quando um stalker a abordou e enviou ameaças de morte. Mas seu amor pela atuação persistiu e ela apareceu não apenas em 'Passions', mas também em 'The Bold and the Beautiful' e 'The Young and the Restless'.
© Getty Images
Neusa Maria Faro
A atriz Neusa Maria Faro morreu, aos 78 anos no dia 7 de julho. A informação foi publicada por seu primo nas redes sociais. Segundo amigos próximos, Neusa esteve internada com trombose na Santa Casa de Valinhos, no interior de São Paulo.
A artista era conhecida pelas novelas da Globo, sendo muito lembrada pela Divina Santini, de 'Alma Gêmea' (2005), uma de suas personagens de maior sucesso na TV. Seu bordão "Oswaldo, não fale assim com a mamãe", quando contracenava com Fúlvio Stefanini e Nicette Bruno, se tornou inesquecível.
No cinema, Neusa interpretou a personagem Maria em 'O Segredo de Davi' (2018) pela qual foi reconhecida com o prêmio de Melhor Atriz no Los Angeles Brazilian Film Festival.
Ainda na Globo, Neusa fez parte dos elencos de novelas como "O Profeta" (2006), "Caras & Bocas" (2009), "Morde & Assopra" (2011) e "Amor à Vida" (2013).
©
TV Globo / Estevam Avellar
Zé Celso
Grande ícone do teatro no Brasil, José Celso Martinez Corrêa morreu nesta quinta-feira, dia 6 de julho de 2023, em São Paulo, aos 86 anos. A informação foi confirmada pelo Teatro Oficina, companhia fundada por ele em 1958.
Zé Celso, como era conhecido, tinha sido internado internado na terça (4) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de São Paulo após um incêndio em seu apartamento, na capital paulista. Segundo o G1, o artista teve 53% do corpo atingido por queimaduras, ficou sedado, entubado e com ventilação mecânica.
Grande nome das artes cênicas brasileiras, Zé Celso era dramaturgo, diretor, ator e encenador. Fez história ao criar uma arte experimental, política e sensorial. Também ficou conhecido por levar o modernismo e o tropicalismo para a dramaturgia brasileira.
©
TV Globo/Zé Paulo Cardeal
CoCo Lee
Conhecida por cantar os temas 'Reflection', do 'Mulan' (1998) e 'A Love Before Time' , da trilha sonora do filme 'O Tigre e o Dragão' (2000) - que ganhou até indicação ao Oscar de Melhor Canção Original -, a atriz e cantora nascida em Hong Kong CoCo Lee morreu tragicamente em 5 de julho de 2023.
Uma declaração de suas irmãs revelou as circunstâncias que cercaram sua morte prematura: "Em 2 de julho, ela [tentou] suicídio em casa e foi mandada para o hospital. Apesar dos melhores esforços da equipe do hospital para resgatá-la e tratá-la do coma, ela finalmente faleceu em 5 de julho".
A família explicou que Lee vinha lutando contra a depressão há vários anos e que "sua condição se deteriorou drasticamente nos últimos meses". Apesar de seus esforços para buscar ajuda profissional e combater a doença, ela acabou tirando a própria vida aos 48 anos.
Lee era uma estrela pop bem conhecida na China e no resto da Ásia, principalmente nas décadas de 1990 e 2000. Seu álbum de estreia 'CoCo Lee' foi lançado em 1996 e se tornou o álbum mais vendido do ano. Ela lançou seu primeiro álbum em inglês em 1999 e teve canções emplacadas nas paradas americanas. Lee também se tornou uma estrela da Disney quando dublou a personagem titular na versão em mandarim do filme 'Mulan'. Sua carreira de cantora completou 30 anos em 2023, ano de sua morte.
© Getty Images
Alan Arkin
Vencedor do Oscar por 'Pequena Miss Sunshine' (2009), o ator Alan Arkin morreu em 30 de junho de 2023. "Nosso pai era uma força da natureza com talento único, tanto como artista quanto como homem. Um marido amoroso, pai, avô e bisavô, ele era adorado e sua falta será profundamente sentida", disseram seus filhos Adam, Matthew e Anthony à CNN.
Arkin nasceu no Brooklyn em 1934, filho de imigrantes judeus russo-alemães, mas a família mudou-se para Los Angeles quando ele era criança. Sua vida no entretenimento começou quando ele deixou a faculdade para se juntar a uma banda, os Tarriers, na década de 1950. Ele começou a experimentar o improviso e continuou fazendo música até sua estreia na Broadway na peça de comédia de 1963 'Enter Laughing'.
Arkin conseguiu seu primeiro papel principal em um filme com a comédia de guerra 'Os Russos Estão Chegando!' (1966), que também lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar. O multitalentoso ator, músico e comediante estrelou 'Um Clarão nas Trevas' (1967), ao lado de Audrey Hepburn, e ganhou sua segunda indicação ao Oscar no ano seguinte por seu papel em 'Por Que Tem que Ser Assim?' (1968).
Seus sucessos do século 21 incluem 'Pequena Miss Sunshine' e seu papel principal em 'O Método Kominsky Method', série da Netflix, também estrelada por Michael Douglas. Os créditos de Arkin são inúmeros, de ator a diretor e produtor. Seu senso de humor único, seus muitos talentos e seu incomparável legado de Hollywood não serão esquecidos tão cedo.
© Getty Images
Julian Sands
O ator britânico Julian Sands desapareceu durante uma caminhada na área de Mount Baldy, no sul da Califórnia, em 13 de janeiro de 2023. Sands era um alpinista experiente, mas as condições eram geladas e perigosas. Vastas buscas na área foram realizadas por meses na tentativa de localizar Sands, com equipes de resgate enfrentando riscos de avalanches.
No dia 24 de junho, foram descobertos restos humanos no deserto ao redor do Monte Baldy. Alguns dias depois, uma identificação positiva confirmou que eram os restos mortais de Julian Sands. "A forma da morte ainda está sob investigação, aguardando mais resultados de testes", disseram as autoridades. "Gostaríamos de estender nossa gratidão a todos os voluntários que trabalharam incansavelmente para localizar o Sr. Sands".
O ator tinha 65 anos na época de sua morte e era conhecido por filmes como 'Uma Janela para o Amor' (1985), 'Aracnofobia' (1990), 'Encaixotando Helena' (1993) e 'Despedida em Las Vegas' (1995). Ele deixa sua esposa, Evgenia Civkowitz, e três filhos.
© Getty Images
Treat Williams
No dia 12 de junho, o ator Treat Williams morreu, aos 71 anos, em decorrência de um acidente de moto. O trágico incidente aconteceu em Dorset, Vermont (EUA). Famoso por séries como 'Everwood' e 'Chicago Fire' e filmes como 'Hair' (1979), o artista americano foi indicado três vezes ao Globo de Ouro, bem como nomeado ao Emmy de Melhor Ator.
© Getty Images
Luiz Schiavon
Luiz Schiavon, tecladista e fundador da banda RPM, faleceu no dia 15 de junho, em São Paulo, aos 64 anos. A informação foi confirmada pela família do músico. Segundo nota divulgada pela esposa de Schiavon, o artista lutava contra uma doença autoimune. Nas últimas semanas, tinha passado por uma cirurgia e sofreu complicações após o procedimento.
"É com pesar que a família comunica o falecimento de Luiz Schiavon. Ele vinha lutando bravamente contra uma doença autoimune há 4 anos mas, infelizmente, ele teve complicações na última cirurgia de tratamento e não resistiu", informou.
Schiavon foi um dos principais compositores do RPM, responsável por alguns dos sucessos que fez o grupo despontar no topo das paradas nos anos 1980. Aos 16 anos, o tecladista conheceu o cantor Paulo Ricardo, com quem fundou inicialmente a banda Aura e depois o RPM, junto ainda do guitarrista Fernando Deluqui e do baterista Paulo Antônio, o P.A., morto em 2019.
O RPM lançou seu primeiro disco em 1985, o 'Revoluções por Minuto', que vendeu mais de 900 mil cópias naquele ano, e revelou hits lendários como 'Olhar 43' e 'Rádio Pirata'. Apesar de alguns hiatos ao longo dos anos, a banda continuou em atividade com Schiavon na formação atual, que não contava com Paulo Ricardo, em carreira solo há bastante tempo.
O RPM fez shows em 2023 e até lançou a música inédita 'Sem Parar' em março deste ano.
©
Reprodução / RPM site
Silvio Berlusconi
Silvio Berlusconi, o magnata da mídia que liderou três governos e parecia uma figura permanente na política italiana, faleceu aos 86 anos na manhã do dia 12 de junho. Berlusconi, que também era dono de várias equipes esportivas e estava envolvido em vários empreendimentos de alto nível, lutava contra a leucemia.
©
Getty Images
Astrud Gilberto
Um ícone da Música Brasileira nos deixou. A cantora Astrud Evangelina Weinert, mais conhecida como Astrud Gilberto, morreu aos 83 anos, no dia 5 de junho, segundo a Quem. A artista, que foi casada com o "pai da bossa nova", João Gilberto (1931-2019), entre 1959 a 1964, ficou conhecida por dar voz em inglês a 'Garota de Ipanema', que se tornou um sucesso global.
Inclusive, por esta versão, Astrud ganhou o Grammy (o primeiro concedido a uma cantora brasileira) de Música do Ano em 1965 por 'Garota de Ipanema' com Stan Getz. Em 1992, ela conquistou o Latin Jazz USA pelo conjunto de sua obra e faz parte do International Latin Music Hall of Fame desde 2002. Em carreira solo, lançou 18 álbuns de 1965 a 2003, quando sai 'The Diva Series', nos mais diversos idiomas, como inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.
"Astrud foi a verdadeira garota que levou a bossa nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor", disse Sofia Gilberto, neta da lenda, que é também cantora.
©
Getty Images
Tina Turner
No dia 24 de maio, a morte de Tina Turner foi confirmada pelo seu assessor. A causa do falecimento foi câncer e ela fez a passagem em sua casa na Suíça, aos 83 anos. Dona de sucessos como 'What's Love Got to Do with It', 'The Best' e 'We Don't Need Another Hero', a cantora se lançou em carreira solo nos anos 1980 e impressionou pela sua versatilidade, potência de voz e atitude.
Antes de se consagrar como a Rainha do Rock, Tina mostrou seu talento, ao lado do ex-marido, Ike Turner, se destacando no soul, tendo ambos sido bem-sucedidos no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Tina ganhou oito Grammys e vendeu mais de 100 milhões de discos. Era uma força da natureza e da música. Seu legado é imensurável, tendo influenciado inúmeros artistas.
©
Getty Images
Ray Stevenson
No dia 21 de maio de 2023, o ator Ray Stevenson morreu, na Itália, com apenas 58 anos. O artista britânico teria sido hospitalizado enquanto rodava o filme de ação 'Cassino in Ischia', na ilha italiana de mesmo nome. A causa do falecimento não foi divulgada.
Stevenson era conhecido por interpretar Volstagg na trilogia 'Thor', Marcus Eaton em 'Divergente', Dagonet no filme 'Rei Arthur' (2004) e Titus Pullo na série da HBO 'Roma' (2005–2007). Além do personagem de 'Thor', viveu outro personagem da Marvel: O Justiceiro (Frank Castle) em 'O Justiceiro: Em Zona de Guerra' (2008). Outros sucessos incluem 'O Mafioso' (2011), 'Os Três Mosqueteiros' (2011) e 'RRR (Revolta, Rebelião, Revolução' (2022). Na televisão, ele é lembrado ainda por 'Dexter', 'Vikings' e 'Black Sails'.
Em 2023, Ray Stevenson aparecerá em 'Star Wars: Ahsoka', série da Disney +, como um Jedi chamado Baylon Skoll. O ator partiu muito cedo.
© Getty Images
Andy Rourke
Um membro fundador da icônica banda de rock britânica The Smiths faleceu. Andy Rourke, baixista do grupo, tinha apenas 59 anos quando sua morte foi anunciada em 19 de maio. "É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer no pâncreas", compartilhou seu companheiro de banda e amigo de longa data Johnny Marr em um comunicado. O baixista tocou com a lendária banda até a separação e continuou tocando com o vocalista Morrisey em seu trabalho solo. Ele também foi membro do supergrupo Freebass junto com os famosos baixistas Peter Hook e Mani, trabalhou com estrelas como Sinead O'Connor, The Pretenders e Ian Brown e tocou na banda D.A.R.K. ao lado da vocalista dos Cranberries, Dolores O'Riordan, até sua morte em 2018.
©
Getty Images
Billy Graham
O lutador profissional Billy Graham, que atendia pelo nome de Superstar Billy Graham, faleceu no dia 17 de maio, aos 79 anos. Ele vinha lutando com vários problemas de saúde há muitos meses antes de sua morte, incluindo diabetes, múltiplas infecções e falência de órgãos.
©
Getty Images
Ana Paula Borgo
Ex-jogadora da seleção feminina de vôlei, Ana Paula Borgo morreu vítima de um câncer no estômago, no dia 11 de maio. A atleta tinha 29 anos e descobriu o tumor em setembro do ano passado, quando se afastou das quadras para lutar contra a doença. Segundo o GE, o tumor foi diagnosticado durante os exames médicos realizados na pré-temporada do Barueri (São Paulo), equipe que a atleta iria atuar na última Superliga. Em seu currículo, também acumulava passagens pelo Bergamo (Itália), Kale e Nilufer (Turquia), Osasco (São Paulo) e Fluminense (Rio de Janeiro). A oposta chegou até a subir no pódio com a seleção brasileira, comandada pelo técnico Zé Roberto Guimarães. Ela foi medalhista de prata na Liga das Nações e estava com o time que venceu o Pré-Olímpico para os Jogos de Tóquio.
©
Getty Images
Rita Lee
A Rainha do Rock Brasileiro morreu no dia 8 de maio, aos 75 anos. A cantora e compositora, que foi uma das maiores artistas da música brasileira, foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. Sua família confirmou a partida da eterna ruiva, que foi revelada no grupo Os Mutantes. "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou", informou comunicado. Um luto de três dias por sua morte foi declarado pelo governo federal.
©
AgNews/Eduardo Martins
David Miranda
Em 9 de maio de 2023, o ex-deputado federal, jornalista e estrategista de marketing, David Miranda, morreu aos 37 anos, no Rio de Janeiro. O falecimento foi confirmado pelo marido, o jornalista americano Glenn Greenwald, nas redes sociais. "É com a mais profunda tristeza que eu comunico a morte do meu marido, David Miranda. Ele iria fazer 38 amanhã. Sua morte, no início desta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em paz, cercado por nossos filhos, pela família e por amigos", escreveu Greenwald, vencedor do Prêmio Pulitzer de Jornalismo em 2014. No post, o companheiro destacou que David Miranda teve um papel fundamental no caso de Edward Snowden. Ele coordenou a campanha pelo asilo ao analista e trabalhou ativamente nas revelações dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos, efetuados pela sua Agência de Segurança Nacional. Segundo o G1, Miranda foi internado no dia 6 de agosto de 2022 para tratar uma infecção gastrointestinal e foi alvo de infecções sucessivas, em um quadro de septicemia. O político deixou três filhos.
©
Getty Images
Palmirinha Onofre
No dia 7 de maio de 2023, foi a vez do Brasil se despedir de uma das vovós mais queridas da TV. A apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Palmirinha, morreu, aos 91 anos. A cozinheira, nascida em Bauru, São Paulo, teve um agravamento de problemas renais crônicos. Palmirinha se tornou conhecida em todo o Brasil com suas participações em programas culinários. Seu carisma e habilidade na cozinha chamaram a atenção de Ana Maria Braga, que na época era apresentadora da Record. A loira então convidou a senhorinha, que tinha cerca de 63 anos, para o seu programa, 'Note e Anote', em 1994. Foi uma parceria que durou cinco anos e transformou a veterana em chef celebridade! Palmirinha vai deixar saudade!
©
TV Globo/João Cotta
Gordon Lightfoot
O ícone da música folk canadense, Gordon Lightfoot, cujos famosos sucessos incluem 'The Wreck of the Edmund Fitzgerald' e 'Sundown', morreu aos 84 anos na noite de 1º de maio de causas naturais, segundo a CNN.
© Getty Images
Jock Zonfrillo
O jurado e apresentador do MasterChef Austrália faleceu aos 46 anos no dia 30 de abril, o que foi confirmado pela família. A causa da morte não foi revelada, porém uma fonte próxima ao chef e autor contou ao Daily Mail que ele sofria de um câncer de intestino, mas que preferiu guardar segredo.
©
Getty Images
Harry Belafonte
O lendário cantor, ator e pioneiro dos direitos civis, Harry Belafonte, faleceu aos 96 anos em 25 de abril. Maior astro da música caribenha-americana do século XX, ele também emprestou seu talento e carisma a filmes como 'Carmen Jones' (1954) e 'Um por Deus, Outro pelo Diabo' (1972). Este último foi dirigido e co-estrelado por seu grande amigo Sidney Poitier. O próprio Belafonte se tornou um dos primeiros produtores negros da TV e ganhou um Emmy por seu programa 'Tonight with Belafonte'.
No entanto, seu sucesso na indústria do entretenimento é apenas parte de seu legado. Belafonte foi um dos primeiros defensores do movimento pelos Direitos Civis americano e esteve envolvido em muitas das maiores campanhas e marchas da história política dos EUA. Ele era um confidente próximo de Martin Luther King Jr. e se tornou um dos rostos mais conhecidos por defender a justiça social e política no século XX. Belafonte se aposentou da atuação no início dos anos 2000, embora tenha continuado seu ativismo e feito uma última aparição no filme 'Infiltrado na Klan', de Spike Lee, de 2018. Ele faleceu de insuficiência cardíaca congestiva em sua casa em Manhattan em 25 de abril.
©
Getty Images
Reges Bolo
O vocalista da banda O Surto, Reges Bolo, faleceu aos 52 anos no dia 24 de abril. A banda fez enorme sucesso com a música 'A Cera (Pirou o Cabeção)' nos anos 2000, do disco 'Todo Mundo Doido'. A causa da morte ainda não foi divulgada.
©
Reprodução Instagram @osurtooficial
Dame Edna
Um dos maiores ícones da comédia australiana faleceu no dia 22 de abril. Barry Humphries, mais conhecido por sua personagem Dame Edna, morreu em Sydney aos 89 anos. Humphries era ator, crítico e performer talentoso de todas as variedades, mas sempre será lembrado com óculos extravagentes e peruca roxa. Ele criou a personagem Dame Edna na década de 1950 e ela se tornou um nome conhecido na Austrália, no Reino Unido e além. Ele também era conhecido por interpretar o lascivo Sir Les Patterson, que é o oposto de Dame Edna em todos os sentidos.
© Getty Images
Len Goodman
O célebre dançarino e ex-juiz de 'Strictly Come Dancing', Len Goodman, faleceu no dia 22 de abril, aos 78 anos. Goodman sofria de câncer nos ossos.
©
Getty Images
Mark Sheehan
Mark Sheehan, guitarrista e cofundador da banda irlandesa The Script, morreu aos 46 anos em 14 de abril. Ele estaria sofrendo de uma doença não revelada antes de sua morte. A notícia foi compartilhada em um comunicado da banda nas redes sociais.
©
Getty Images
Mary Quant
Mary Quant foi o maior nome da moda durante os anos 60. A estilista britânica é creditada por popularizar a minissaia, uma das tendências mais ousadas da época. Suas criações se tornaram a base para o estilo moderno que estava florescendo em Londres na época. Depois de uma carreira que a solidificou como um ícone na história da moda, Quant faleceu pacificamente em sua casa em 13 de abril, aos 93 anos.
©
Getty Images
Michael Lerner
O ator faleceu aos 81 anos, no dia 9 de abril. Michael Lerner talvez fosse mais conhecido por sua atuação indicada ao Oscar no clássico de 1991, 'Barton Fink - Delírios de Hollywood', mas também apareceu em filmes como 'Um Duende em Nova York' (2003) e 'Espelho, Espelho Meu' (2013), bem como na série de TV 'Glee'.
©
Getty Images
Paul Cattermole
A icônica banda pop britânica S Club 7 está de luto pela perda de um de seus membros: Paul Cattermole. A notícia de sua morte veio logo após a banda anunciar seu plano de se reunir para uma turnê em 2023. Infelizmente, Cattermole nunca terá a chance de se apresentar com eles novamente. Ele faleceu em 6 de abril, aos 46 anos.
©
Getty Images
Judy Farrell
Judy Farrell, a atriz conhecida por interpretar a enfermeira Able na série de comédia de sucesso 'MASH', faleceu em 2 de abril.
©
Getty Images
Brian Gillis
Brian 'Brizz' Gillis foi um dos membros originais da boyband dos anos 90, LFO. Ele tinha apenas 47 anos no momento de sua morte, em 29 de março.
©
Getty Images
Matheus
O cantor, que fazia parte da dupla Zé Henrique & Matheus, morreu atropelado no acostamento de uma rodovia no dia 29 de março. Ele e o sogro iam alternar a direção do carro em que estavam quando foram atingidos por um automóvel desgovernado. Nenhum deles sobreviveu. Luiz Carlos da Penha, nome verdadeiro do sertanejo, tinha 43 anos.
©
Reprodução instagram @zehenriqueematheus
Paul O'Grady
O lendário apresentador de TV britânico, comediante e drag, Paul O'Grady, faleceu em 28 de março. Seu marido, André Portasio, anunciou que ele morreu "inesperadamente, mas pacificamente" aos 67 anos.
©
Getty Images
Juca Chaves
O humorista, músico e compositor, Juca Chaves, morreu na noite de sábado, 25 de março, em Salvador, Bahia. Ele tinha 84 anos e a causa da morte, segundo o hospital, foi "complicações de problemas respiratórios". Jurandyr Czaczkes Chaves era conhecido como "Menestrel Maldito", um apelido dado por Vinicius de Moraes. Ele foi perseguido pela Ditadura Militar por ser crítico ao sistema e escreveu músicas de sucesso como 'Menina', 'Que Saudade' e 'Presidente Bossa Nova'.
©
Reprodução Facebook Juca Chaves
Lance Reddick
O ator Lance Reddick, mais famoso por seus papéis em séries de TV de sucesso como 'The Wire', 'Fringe' e 'Bosch', e em filmes como a franquia 'John Wick', foi encontrado morto em sua casa em Los Angeles no dia 17 de março, com apenas 60 anos. Reddick, que também dublou o Comandante Zavala na série de jogos de tiro 'Destiny', supostamente morreu de causas naturais, de acordo com a Variety. Depois que a notícia de sua morte veio à tona, muitos jogadores de 'Destiny' prestaram homenagem a Reddick, saudando seu comandante caído no local em que seu personagem poderia ser encontrado no jogo.
© Getty Images
Canisso
Os fãs dos Raimundos ficaram em estado de choque com a morte repentina de Canisso. O baixista da banda de rock faleceu no dia 13 de março de 2023, aos 57 anos. José Henrique Campos Pereira sofreu uma queda decorrente de um desmaio e foi encaminhado para um hospital, segundo o G1. Ele era um dos pilares da banda Raimundos: começou tocando guitarra na garagem do vocalista Digão, mas acabou ficando com o baixo porque era o que tinha "sobrado". Canisso ajudou a emplacar vários sucessos do icônico grupo de punk rock/hardcore de Brasília. 'Eu Quero Ver o Oco', 'Mulher de Fases' e 'A Mais Pedida' foram alguns dos hinos que marcaram o rock nacional dos anos 1990. Ele deixa quatro filhos e a esposa, Adriana Toscano Vilhena, com quem estava há mais de 30 anos.
©
Getty Images
Antônio Pedro
Outra recente perda foi do ator Antônio Pedro, aos 82 anos. O também diretor, roteirista e produtor faleceu neste domingo, no dia 12 de março, em decorrência de insuficiências renal e cardíaca, segundo comunicado da TV Globo. O artista estava internado em um hospital no Rio de Janeiro.
Antônio Pedro teve uma longa carreira de sucesso na TV. Estreou na TV Tupi em 1969, em 'Super Plá'. Em 1972, fez sua estreia na TV Globo, na novela 'O B o f e'. Tem no currículo novelas, humorísticos, infantis e séries como 'Sassaricando' (1987), 'Bebê a Bordo' (1988), 'Escolinha do Professor Raimundo' (1990/92/94), 'Caça Talentos' (1996), 'Explode Coração' (1996), 'Sítio do Picapau Amarelo' (2002), 'A Diarista' (2006), 'Malhação' (2007/2009) e 'Zorra' (2015-2017). Os últimos trabalhos em que atuou na Globo foram 'Bom Sucesso' (2019), 'Shippados' (2019) e 'Filhas de Eva' (2021).
No cinema, esteve presente em clássicos como 'Gabriela, Cravo e Canela' (1983), 'Dias Melhores Virão' (1989), 'O Que é Isso Companheiro' (1997) e também na maioria dos filmes de Hugo Carvana. Entre seus últimos em longas, estão o infantil 'DPA 2' (2018) e a comédia 'Meu Passado me Condena 2' (2015).
Antônio Pedro deixa três filhos: as atrizes Alice Borges e Ana Baird e Fabio Borges, de seu relacionamento atual com Andrea Bordadagua.
©
TV Globo/Tata Barreto
Robert Blake
Mais conhecido por interpretar o detetive dono de uma cacatua em 'Baretta', série de sucesso dos anos 1970, Robert Blake faleceu aos 89 anos, em 9 de março. O ator ganhou Emmys por suas atuações, apareceu em faroestes e thrillers policiais e teve uma carreira de sucesso que durou décadas. No entanto, o impressionante legado de Blake é um tanto manchado pelas acusações de longa data de que ele esteve envolvido no assassinato de sua esposa. Bonny Lee Bakley foi baleada e morta em 2001, e Blake foi levado a julgamento por seu assassinato em 2003. Ele foi absolvido em 2005, contudo, mais tarde foi considerado responsável por sua morte em um processo civil. Ele pagou milhões aos filhos dela e foi à falência.
Após o julgamento, muitos comentaram que os papéis de Blake como ator refletiam uma certa obscuridade dentro de si. Ele interpretou o notório assassino Perry Smith na adaptação cinematográfica de 1967 do livro de Truman Capote, 'A Sangue Frio', e sua última aparição no cinema foi como o aterrorizante Homem Misterioso de 'A Estrada Perdida' (1997), de David Lynch. Em uma entrevista de 2011, Blake comentou: "Se eu não estivesse tão doente e tão perturbado, talvez não fosse ator". Blake supostamente faleceu de doença cardíaca em sua casa em Los Angeles. Ele deixou três filhos.
© Getty Images
Paulo Caruso
O cartunista Paulo Caruso, conhecido por suas charges com críticas políticas, faleceu na manhã de sábado, 4 de março, aos 73 anos. Paulo lutava contra um câncer no intestino deste 2016 e era irmão gêmeo do também cartunista Chico Caruso.
©
Reprodução Instagram @caruso.paulo
Tom Sizemore
Tom Sizemore, mais conhecido por seus papéis nos famosos dramas de ação militar 'O Resgate do Soldado Ryan' e 'Falcão Negro em Perigo', faleceu em 3 de março, duas semanas depois de sofrer um derrame, com apenas 61 anos. O derrame do ator o levou a ser hospitalizado com um aneurisma cerebral. Ele estava em coma desde 18 de fevereiro. Ele "faleceu pacificamente enquanto dormia", disse seu representante num comunicado, com seu irmão Paul Sizemore e seus filhos gêmeos de 17 anos, Jayden e Jagger, ao seu lado.
© Getty Images
Richard Belzer
Richard Belzer era comediante de stand-up antes de se tornar um nome familiar por seu papel icônico como o detetive John Munch em 'Homicide: Life on the Street' e 'Law & Order: SVU'. Ele morreu em 19 de fevereiro, aos 78 anos.
© Getty Images
Raquel Welch
A icônica e belíssima atriz faleceu em 15 de fevereiro, aos 82 anos.
©
Getty Images
Huey Smith
Huey "Piano" Smith, o influente pianista de R&B e pioneiro do rock and roll, morreu em 13 de fevereiro, aos 89 anos.
©
Getty Images
Trugoy the Dove
O rapper David Jude Jolicoeur, mais conhecido por seu nome artístico Trugoy the Dove, morreu em 12 de fevereiro. O membro do lendário trio de hip-hop De La Soul tinha 54 anos.
©
Getty Images
Burt Bacharach
O prolífico compositor, mais conhecido por sucessos como 'I Say A Little Prayer' e 'Walk On By', morreu em 8 de fevereiro. Ele tinha 94 anos.
©
Getty Images
Paco Rabanne
O famoso estilista hispano-francês nos deixou em 3 de fevereiro, aos 88 anos.
©
Getty Images
Glória Maria
Glória Maria era uma pioneira: ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo e a cores no 'Jornal Nacional'. Inspiração para milhões de meninas e mulheres negras, a jornalista carioca entrevistou grandes nomes da música, como Michael Jackson e Madonna, e viajou o mundo fazendo reportagens - seu passaporte tinha carimbos de mais de 100 países. Infelizmente, a querida repórter faleceu em 2 de fevereiro, deixando duas filhas.
©
Tv Globo / CEDOC
Ilya São Paulo
O ator de 'Gabriela' (2012) e 'Amor de Mãe' (2020) faleceu no dia 31 de janeiro, no Rio de Janeiro, aos 59 anos. Ao todo, Ilya São Paulo atuou em 12 filmes, 27 novelas e em outras produções de TV, como 'A Casa das Sete Mulheres' (2003) e 'Amazônia' (2007).
©
Tv Globo / João Miguel Júnior
Bobby Hull
O Hall da Fama do Hóquei Canadense morreu em 30 de janeiro, aos 84 anos.
©
Getty Images
Annie Wersching
A atriz, mais conhecida por papéis em séries como '24 Horas' e 'Timeless', morreu no dia 29 de janeiro, aos 45 anos.
©
Getty Images
Lisa Loring
A atriz, mais conhecida por interpretar Wandinha na sitcom dos anos 1960, 'A Família Addams', faleceu em 28 de janeiro. Ela tinha 64 anos.
©
Getty Images
Barrett Strong
A primeira música de sucesso da Motown - a gravadora que ajudou a criar e propagar a black music - foi 'Money'. E o cantor que estava por trás dela era Barrett Strong. Ele morreu em 28 de janeiro, aos 81 anos.
©
Getty Images
Sylvia Syms
A atriz inglesa veterana faleceu no dia 27 de janeiro, aos 89 anos.
©
Getty Images
Alfred Leslie
O pintor americano encontrou sucesso como expressionista abstrato, porém, mais tarde, foi na direção oposta e passou a criar pinturas realistas. Alfred Leslie morreu em 27 de janeiro, aos 95 anos.
©
Getty Images
Cindy Williams
A atriz de 'Laverne & Shirley' (1976-1983) faleceu em 25 de janeiro. Cindy Williams tinha 75 anos.
©
Getty Images
David Crosby
O pioneiro do folk rock e membro fundador do The Byrds morreu em 18 de janeiro. Ele tinha 81 anos.
©
Getty Images
Van Conner
O baixista e compositor da banda de rock Screaming Trees (extrema direita) nos deixou no dia 18 de janeiro. Conner tinha 55 anos.
©
Getty Images
Edward R. Pressman
O produtor de cinema por trás de filmes como 'O Corvo' (1994) faleceu em 17 de janeiro. Pressman tinha 79 anos.
©
Getty Images
Gina Lollobrigida
A icônica atriz italiana deixou este mundo em 16 de janeiro, aos 95 anos.
©
Getty Images
Brian Tufano
O diretor de fotografia inglês, mais conhecido por suas colaborações com os diretores Danny Boyle e Menhaj Huda, morreu em 14 de janeiro, aos 83 anos.
©
Getty Images
Robbie Knievel
O dublê, filho do lendário audacioso Evel Knievel, nos deixou em 13 de janeiro. Robbie Knievel tinha 60 anos.
©
Getty Images
Lisa Marie Presley
A cantora, compositora e filha de Elvis e Priscilla Presley faleceu em 12 de janeiro. Lisa Marie Presley tinha 54 anos.
©
Getty Images
Robbie Bachman
O co-fundador da Bachman-Turner Overdrive morreu em 12 de janeiro. O baterista canadense tinha 69 anos.
©
Getty Images
Tatjana Patitz
A supermodelo alemã Tatjana Patitz faleceu em 11 de janeiro, aos 56 anos.
©
Getty Images
Jeff Beck
O influente guitarrista britânico, mais conhecido por seu trabalho com o The Yardbirds, morreu em 10 de janeiro. Jeff Beck tinha 78 anos.
©
Getty Images
Melinda Dillon
A atriz, mais conhecida por seus papéis em 'Contatos Imediatos do Terceiro Grau' (1977) e 'Uma História de Natal' (1983), morreu em 9 de janeiro. Ela tinha 83 anos.
©
Getty Images
Roberto Dinamite
O ex-jogador de futebol e maior ídolo da história do Vasco faleceu no dia 8 de janeiro aos 68 anos, no Rio de Janeiro. Carlos Roberto de Oliveira, mais conhecido como Roberto Dinamite, estava lutando contra um câncer de intestino desde 2021.
©
TV Globo / Frederico Rozário
Cindy Mendes
A atriz e cantora ficou conhecida pelo filme que virou série 'Antônia' (2006). Cindy Mendes interpretou a personagem Lena, uma das quatro protagonistas que formavam um grupo de rap feminino. Ela faleceu em 8 de janeiro, aos 34 anos.
©
Tv Globo / Zé Paulo Cardeal
Gianluca Vialli
A lenda do futebol italiano, Gianluca Vialli, que levantou vários troféus com Juventus FC e Chelsea FC, morreu em 6 de janeiro. Ele tinha 58 anos.
©
Getty Images
Owen Roizman
O diretor de fotografia americano, que recebeu cinco indicações ao Oscar por filmes como 'Operação França' (1971) e 'O Exorcista' (1973), morreu em 6 de janeiro. Ele tinha 86 anos.
©
Getty Images
Renatinho Bokaloka
Renato Cesar Alves de Oliveira, mais conhecido como Renatinho Bokaloka, morreu no dia 5 de janeiro. Ele sofreu um infarto durante um show num bar na Zona Oeste do Rio na noite anterior. O cantor chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu. Renatinho tinha 48 anos e já havia sido hospitalizado em maio de 2022, durante uma turnê em Paris, onde sentiu fortes dores no tórax e precisou passar por procedimentos cirúrgicos para desobstruir as artérias e colocar dois stents. Entre os sucessos do grupo estão 'Duas paixões' e 'Shortinho Saint-Tropez', que já foram regravadas por vários outros artistas do gênero
©
Reprodução / Instagram
Walter Cunningham
O último astronauta sobrevivente do Apollo 7 morreu em 3 de janeiro, aos 90 anos.
©
Getty Images
Frank Galati
O premiado diretor de cinema, mais conhecido por filmes como 'O Turista Acidental' (1988), morreu em 2 de janeiro. Ele tinha 79 anos.
©
Getty Images
Ken Block
O piloto americano de rally e co-fundador da DC Shoes faleceu em 2 de janeiro. Ken Block tinha 55 anos.
©
Getty Images
Fred White
O icônico baterista do Earth, Wind and Fire, Fred White, faleceu em 1º de janeiro, aos 67 anos.
©
Getty Images
Angus Cloud
Angus Cloud
©
Getty Images
Angus Cloud
Angus Cloud
©
Getty Images
Fama
Obituário
05/08/23
POR Notícias Ao Minuto
Vários rostos famosos já nos deixaram em 2023. Atores emblemáticos, estrelas da música, personalidades do esporte, estilistas, jornalistas, astronautas... Ainda estamos em agosto e o tamanho da lista já é impressionante.
Em 31 de julho, foram divulgadas as notícias de que dois atores queridos haviam falecido. O primeiro foi uma lenda da comédia americana. Paul Reubens encantou crianças e adultos com seu personagem icônico, Pee-wee Herman, por décadas. O ator faleceu no domingo (30 de julho), aos 70 anos, depois de lutar contra o câncer por vários anos.
Sua família compartilhou uma mensagem que Reubens escreveu em sua página do Instagram após sua morte: "Por favor, aceite minhas desculpas por não tornar público o que tenho enfrentado nos últimos seis anos. Sempre senti muito amor e respeito de meus amigos, fãs e apoiadores. Eu amei muito todos vocês e gostei de fazer arte para vocês".
A segunda perda foi da estrela de 'Euphoria', Angus Cloud, de 25 anos. A família do ator fez uma declaração confirmando a sua morte na segunda-feira (31 de julho), referindo-se à batalha do jovem com sua saúde mental. "É com o coração mais pesado que tivemos que dizer adeus a um ser humano incrível hoje. Como artista, amigo, irmão e filho, Angus foi especial para todos nós de muitas maneiras. Na semana passada ele enterrou o pai e lutou intensamente com essa perda. O único consolo que temos é saber que Angus agora está reunido com seu pai, que era seu melhor amigo. Angus foi aberto sobre sua batalha contra a saúde mental e esperamos que sua morte possa ser um lembrete para os outros de que eles não estão sozinhos e não devem lutar sozinhos em silêncio".
Nesta galeria, prestamos homenagem a outras figuras famosas que faleceram em 2023. Clique e relembre.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA