Corinthians defende série invicta na temporada em primeiro jogo do Brasileirão sem Róger Guedes

Em meio a isso, Vanderlei Luxemburgo se apega a força do elenco para seguir com a sequência invicta na temporada - a maior entre os times da Série A. Para isso, encara o Internacional neste sábado, no Beira-Rio, a partir 18h30 (horário de Brasília).

© Getty

Esporte Campeonato Brasileiro 05/08/23 POR Estadao Conteudo

A semana do Corinthians foi movimentada nas transferências. Além de receber proposta do Napoli por Murillo, o time perdeu Róger Guedes, que aceitou a oferta milionária para jogar no Al-Rayyan, do Catar. Em meio a isso, Vanderlei Luxemburgo se apega a força do elenco para seguir com a sequência invicta na temporada - a maior entre os times da Série A. Para isso, encara o Internacional neste sábado, no Beira-Rio, a partir 18h30 (horário de Brasília).

A saída de Guedes impacta diretamente na escalação do Corinthians. Luxemburgo ainda não definiu um substituto do atacante - Matías Rojas, lesionado, deve ser a principal opção na posição, assim que estiver recuperado. Contra o Newell's Old Boys, pela Copa Sul-Americana, o treinador utilizou o jovem Wesley, que marcou o segundo gol da vitória por 2 a 1. Deve seguir como titular do time.

No ano, além de artilheiro com 21 gols, Róger Guedes foi o jogador que mais entrou em campo. Dos 45 jogos possíveis, disputou 41 pela equipe - 40 destes como titular. Sem ele, o Corinthians deixa de ter uma referência no ataque. Luxemburgo chegou a afirmar, quando assumiu o comando do time abril, que tornaria o camisa 10 no principal finalizador de jogadas da equipe. Além de goleador do ano, virou o maior artilheiro da Neo Química Arena antes de rumar ao Oriente Médio.

Após a vitória contra o Newell’s, Yuri Alberto chegou a brincar em entrevista à beira do gramado que passaria a marcar mais a partir de agora, sem a presença de Guedes. "Nesse final de temporada ele seria muito importante. (Mas) Agora os gols vão sair", disse o camisa 9. Em campo, o atacante marcou nos dois últimos jogos, contra Vasco e Newell's, algo que não acontecia desde março. Na ocasião, foi às redes contra Santos e Santo André, pelo Paulistão.

O Corinthians vem de uma sequência de três vitórias seguidas e oito jogos de invencibilidade. Já é a melhor sequência invicta da equipe desde abril e junho de 2022, quando ainda era comandada por Vítor Pereira. Na ocasião, ficou 11 jogos sem perder - cinco vitórias e seis empates. Em comparação, a série de Luxemburgo neste ano soma sete vitórias e um empate. Desde a parada da data Fifa, em junho, o Corinthians é o time do Brasileirão que mais venceu.

O foco contra o Internacional é, além de preservar essa invencibilidade, se afastar da zona de rebaixamento. Na 14ª colocação, pode ficar a um ponto do rival gaúcho, hoje em 12º, em caso de vitória. "Vamos estar competitivos com o Róger ou sem ele. O que as outras equipes vão fazer é um problema delas", afirmou o treinador, em entrevista coletiva após a vitória pela Sul-Americana. "Alguém vai ocupar esse espaço (deixado por Guedes). Trabalhamos o elenco em conjunto como um todo."

Além da transferência de Guedes, o Corinthians não terá Gabriel Moscardo, que ainda se recupera da cirurgia para a retirada do apêndice, e Matías Rojas. Lucas Veríssimo, recém contratado junto ao Benfica, também não viajará a Porto Alegre, já que se adapta fisicamente para sua estreia pela equipe. Adson e Wesley devem formar o trio de ataque ao lado de Yuri Alberto.

Murillo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo da partida contra o Vasco, volta a ser titular da equipe neste sábado, em meio a rumores de sua saída para o futebol italiano. Renato Augusto, recuperado de lesão, também retorna à equipe após descanso no meio de semana.

SEQUÊNCIA DE EMPATES

Corinthians e Internacional é uma das principais rivalidades interestaduais do País - e um dos confrontos mais equilibrados nos últimos anos. Desde 2020, uma equipe não vence o confronto. São cinco empates seguidos, todos pelo Brasileirão - os três últimos por 2 a 2.

Além disso, há cinco anos que o Internacional não vence o Corinthians. Na ocasião, em partida válida pelo Brasileirão de 2018, o time alvinegro chegou a abrir o marcador no Beira-Rio, mas os gaúchos conseguiram a virada nos minutos finais, após uma falha do lateral Guilherme Mantuan. Após a partida, o jogador chorou ainda no gramado e teve de ser consolado pelos companheiros e pelo então treinador Osmar Loss.

A tendência é que o Inter leve a campo um time alternativo neste sábado, já que terá duelo decisivo com o River Plate na próxima semana, pela Libertadores. Eduardo Coudet assumiu o comando da equipe há duas semanas, após a demissão de Mano Menezes, mas ainda não venceu. Em três jogos, soma um empate e duas derrotas. A expectativa é de que o Beira-Rio receba mais de 30 mil torcedores no duelo com o Corinthians.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 20 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 23 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 21 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 21 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 20 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 22 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad