Zelenski volta a criticar Lula e diz que petista concorda com 'narrativas' de Putin

Em nova entrevista a veículos de imprensa latino-americanos, Zelenski foi questionado sobre as declarações de Lula e de seu assessor internacional, Celso Amorim, sobre a necessidade de negociar uma solução diplomática para a Guerra da Ucrânia.

© Getty Images

Mundo BRASIL-UCRÂNIA 07/08/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, voltou a criticar seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que o petista concorda com "narrativas"de Vladimir Putin e deveria ter "uma compreensão mais ampla do mundo".

PUB

Em nova entrevista a veículos de imprensa latino-americanos, Zelenski foi questionado sobre as declarações de Lula e de seu assessor internacional, Celso Amorim, sobre a necessidade de negociar uma solução diplomática para a Guerra da Ucrânia.

Na quarta (2), Lula disse a jornalistas estrangeiros que nem Zelenski, nem Putin têm declarado que querem negociar para acabar com a guerra. No mesmo evento, Amorim voltou a dizer que as preocupações de Moscou com segurança precisam ser consideradas. "Você não pode deixar de fora as preocupações de segurança da Rússia, elas são reais", disse o ex-chanceler na ocasião.

"É estranho falar sobre a segurança da Federação Russa. Só a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que precisam ser dadas para a segurança da Rússia", disse Zelenski, em resposta a pergunta feita por um jornalista da CNN Brasil.

"Só acho que ele [Lula] tem uma opinião própria. Parece-me que não é necessário que seus pensamentos coincidam com os pensamentos do presidente Putin."

Zelenski disse ainda que Lula está concordando com "narrativas" do presidente russo sobre a guerra.

"O seu país não está em guerra com ninguém. O seu país, o Brasil, é muito mais respeitado do que a Rússia hoje no mundo. As pessoas [do Brasil] são respeitadas, sua visão, suas visões de mundo são respeitadas. O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico. Por que ele [Lula] precisa concordar com as narrativas do líder do Estado [Putin], que não é diferente de nenhum colonizador? Ele [Putin] mente constantemente, manipula constantemente, desinforma constantemente as pessoas. Está matando nossos filhos e estuprando nossas mulheres."

O líder ucraniano voltou a dizer que gostaria de se reunir com o presidente Lula. E admitiu, na mesma entrevista, que a contraofensiva da Ucrânia está ocorrendo em um ritmo "mais lento do que alguns desejam ou imaginam".

Em maio, em entrevista a veículos latino-americanos, entre eles a Folha, Zelenski ironizou as iniciativas de Lula para promover negociações de paz e a resistência do Brasil a apoiar a criação de um tribunal especial para julgar crimes de agressão cometidos na Guerra da Ucrânia.

"Lula quer ser original, e devemos dar essa oportunidade a ele. Agora, é preciso responder a algumas perguntas muito simples. O presidente acha que assassinos devem ser condenados e presos? Creio que, se tiver a oportunidade, ele dirá que sim. Ele encontrará tempo para responder a essa questão? Ele não achou tempo para se reunir comigo, mas, talvez, tenha tempo para responder a essa pergunta", disse Zelenski à Folha, no palácio presidencial em Kiev.

Lula e Amorim defendem negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, intermediadas por países considerados neutros. Mas algumas declarações do presidente brasileiro foram vistas por Kiev e pelos EUA como alinhamento à Rússia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 22 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 20 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

fama Problemas de Saúde Há 22 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

mundo Dominique Pelicot Há 22 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 13 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 21 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 22 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 20 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 14 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 16 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA