Maduro cancela participação na Cúpula da Amazônia, em Belém

O evento na capital paraense deve ter o pontapé inicial nesta terça com outros chefes de Estado.

© Reuters

Brasil Brasil 08/08/23 POR Estadao Conteudo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou a participação que faria na Cúpula da Amazônia, evento que discute a preservação da floresta e que tem início oficial nesta terça-feira, 8, em Belém, no Pará. Seria a segunda vez que Maduro estaria no País neste ano, após ter vindo ao Brasil no final de maio para encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento na capital paraense deve ter o pontapé inicial nesta terça com outros chefes de Estado.

PUB

A razão do cancelamento de Maduro ainda não foi confirmada oficialmente. Lula, que já está em Belém, aguarda nesta terça-feira os presidentes Luis Arce (Bolívia), Gustavo Petro (Colômbia), Irfaan Ali (Guiana) e Dina Boluarte (Peru), além de representantes enviados pelo Equador, Suriname, Venezuela e França (em razão da Guiana Francesa).

Entre esta terça e quarta-feira, 9, a agenda será pontuada por encontros bilaterais com países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). É esperada ainda a Declaração de Belém, que reunirá o compromisso dos oito países detentores da floresta para a preservação do bioma. No segundo dia, o encontro será aberto a convidados que não compõem a OTCA, como a República do Congo, a República Democrática do Congo, Indonésia e São Vicente e Granadinas.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta segunda-feira, 7, que, mesmo que a meta de desmatamento seja atingida, o mundo precisa interromper a emissão de gases por combustíveis fósseis, ou a Amazônia será prejudicada.

A declaração da ministra ocorreu durante a divulgação do balanço sobre o evento "Diálogos Amazônicos", que antecedeu a Cúpula da Amazônia. O petróleo tem sido um tema sensível para o governo devido à intenção da Petrobras de explorar o recurso na foz do Rio Amazonas. Ambientalistas se posicionam contra o projeto que, segundo eles, pode causar danos ambientais à floresta.

"Sabemos que temos de trabalhar num espaço multilaretal global. Mesmo que consigamos reduzir o desmatamento em 100%, se o mundo não parar com as emissões por combustível fóssil, vamos prejudicar a Amazônia de igual forma. Nossos presidentes têm essa clareza", afirmou Marina.

Leia Também: Marina Silva defende modelo de desenvolvimento comum para Amazônia

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia INSS-APOSENTADORIA Há 11 Horas

INSS vai revisar 800 mil aposentadorias por invalidez em 2025

mundo EUA Há 13 Horas

Casal morre em diferentes acidentes ocorridos em um espaço de 24 horas

fama Cássia Kis Há 11 Horas

Cássia Kis arma 'barraco' com jovens de biquíni em supermercado

mundo Viral Há 5 Horas

Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

fama Redes Sociais Há 11 Horas

Maíra Cardi fala sobre polêmica com foto de feto

tech Meta Há 8 Horas

Meta encerra checagem de fatos e foca em liberdade de expressão nas redes

mundo Tibete Há 12 Horas

Número de vítimas do terremoto de 6.8 no Tibete sobe para 95 mortos

fama Atriz Há 12 Horas

Vivi 95 anos para ver isso, diz Fernanda Montenegro sobre prêmio de Fernanda Torres

fama Globo de Ouro Há 14 Horas

Demi Moore elogia Fernanda e pede telefone da atriz no Globo de Ouro

politica PL-PARTIDO Há 11 Horas

Quatro deputados do PL deixam partido em meio a pressão bolsonarista