Celebridades que se envolveram com a Cientologia
A atriz Leah Remini processa a Igreja da Cientologia por assédio e difamação.
Celebridades que se envolveram com a Cientologia
Apesar de só existir desde 1952, a Cientologia conquistou enorme popularidade entre as celebridades e também chamou atenção por inúmeras polêmicas.
Conhecida pelas séries de humor 'O Rei dos Queens' e 'Uma Galera do Barulho', a atriz Leah Remini foi trazida para a Igreja por seus pais aos nove anos de idade e criada como cientologista. A também comediante passou décadas lá antes de sair em 2013 e se tornou depois uma ativista anti-Cientologia. Em 2016, produziu a série de documentários ganhadora do Emmy 'Scientology and the Aftermath', na qual expôs as práticas da realigião. Ela agora está levando isso a outro patamar abrindo um processo contra a igreja e seu líder, David Miscavige.
"Por 17 anos, a Cientologia e David Miscavige me submeteram ao que acredito ser tortura psicológica, difamação, vigilância, assédio e intimidação, impactando significativamente minha vida e carreira. Acredito que não sou a primeira pessoa visada pela Cientologia e suas operações, mas pretendo ser a última", disse Leah Remini em um comunicado em 3 de agosto de 2023.
A atriz entrou com uma ação bombástica de 60 páginas no tribunal superior da Califórnia, cujo objetivo é "exigir que a Cientologia, e qualquer entidade que ela controle e financie, cesse e desista de sua suposta prática de assédio, difamação e outras condutas ilegais contra qualquer pessoa que a Cientologia tenha rotulado como 'inimigo' ".
Leah Remini alega que a igreja a perseguiu com uma estratégia maliciosa e cuidadosamente planejada para destruir sua reputação e sustento desde que ela saiu, descrevendo seus atos como "operações e ataques no estilo da máfia". A atriz não é a primeira pessoa a falar sobre a retaliação implacável da igreja contra aqueles que abandonam e tentam falar sobre suposta corrupção e abuso. Ela provavelmente tem um longo e difícil caminho pela frente ao atacar (e se defender) de uma das organizações mais poderosas de Hollywood.
Na galeria, descubra quem são os outros astros e estrelas de Hollywood que são adeptos ou já estiveram envolvidos com a Cientologia.
© Getty Images
Tom Cruise
O astro dos filmes de ação se tornou a celebridade de maior destaque da Cientologia.
© Getty Images
Tom Cruise
Cruise conheceu a religião em 1990 através da sua então esposa, Mimi Rogers. Desde então, o ator tornou-se muito próximo do círculo central da Igreja e um dos rostos mais conhecidos da organização.
© Getty Images
Laura Prepon
A estrela de séries como 'Orange Is the New Black' e 'That '70s Show' era cientologista desde 1999 e era vista como um dos membros mais devotos de Hollywood, mas revelou em 2021 que realmente tinha saído da Igreja.
Em entrevista à People publicada em 17 de agosto de 2021, a atriz se abriu sobre sua decisão. "Não estou mais praticando a Cientologia", disse Prepon. "Sempre tive a mente muito aberta, desde criança. Fui criada como católica e judia. Rezei em igrejas, meditei em templos. Estudei a teoria dos meridianos chineses. Não pratico Cientologia há quase cinco anos e não faz mais parte da minha vida".
Laura diz que ela e o marido preferem meditar diariamente, o que lhe ajudou a "ouvir minha própria voz".
© Getty Images
Laura Prepon
Em 2015, antes de abandonar a Igreja, a atriz tinha revelado que a religião lhe ajudou a se tornar uma pessoa mais verdadeira.
© Getty Images
Will e Jada Pinkett Smith
Existem rumores que ligam o casal famoso à controversa religião. Leah Remini afirmou que Jada era membro da Cientologia.
© Getty Images
Will e Jada Pinkett Smith
No entanto, Jada afirmou no Twitter que apesar de estudar Dianética, ela e Will não são cientologistas.
© Getty Images
Elisabeth Moss
A estrela de 'Handmaid's Tale' foi criada pelos preceitos da Cientologia. A atriz continua sendo uma adepta, apesar de não falar publicamente sobre sua crença.
© Getty Images
Elisabeth Moss
No entanto, a atriz defendeu a Cientologia em um comentário no Instagram, em 2017, quando um fã perguntou as semelhanças entre essa religião e aquela que é retratada na série 'Handmaid's Tale'.
© Getty Images
David Duchovny
Famoso pelas séries 'Arquivo X' e 'Californication', o ator compartilhou que esteve muito próximo de fazer parte da Cientologia em uma entrevista ao The Daily Beast. David Duchovny estava no casamento de um amigo cientologista, o ator Jason Beghe, em 2000. A cerimônia foi realizada no Celebrity Center da igreja, em Los Angeles, e os membros o abordaram para tentar recrutamento.
O ator admitiu que chegou a fazer alguns de seus famosos procedimentos de "auditoria", mas rapidamente decidiu que não era a dele quando começaram a fazer perguntas extremamente pessoais. Seu amigo Beghe acabou deixando a Cientologia e classificou a igreja como uma seita.
©
Getty Images
Christopher Reeve
O icônico intérprete do Super-Homem falou sobre a sua experiência com a Cientologia no seu livro, 'Nothing Is Impossible: Reflections on a New Life', lançado em 2002.
© Getty Images
Christopher Reeve
Em 1975, o ator visitou a sede da Igreja, no entanto, após ler mais sobre a religião, decidiu não se tornar seguidor.
© Getty Images
Michael Peña
O ator de 'Homem-Formiga e a Vespa' (2018) aderiu à religião depois de ver uma entrevista concedida por Jenna Elfman a Barbara Walters no final da década de 1990.
© Getty Images
Michael Peña
Peña revelou ao The Guardian que a religião o ajudou a se tornar um ator melhor,
© Getty Images
Katie Holmes
A atriz se juntou à Cientologia depois de se casar com Tom Cruise.
© Getty Images
Katie Holmes
Após o divórcio, em 2012, Katie Holmes abandonou a Igreja.
©
Getty Images
Juliette Lewis
Ex-namorada de Brad Pitt, a estrela de 'Cabo do Medo' (1991) e 'Assassinos por Natureza' (1994) é uma cientologista de longa data e defensora convicta da religião.
A atriz disse ao Tha Daily Beast que a indústria farmacêutica tem financiado a grande imprensa numa perseguição à Cientologia.
© Getty Images
Mimi Rogers
A atriz teve contato com a religião quando ainda era criança, através do pai, que era membro da Cientologia e amigo de L. Ron Hubbard.
© Getty Images
Mimi Rogers
Mimi Rogers se casou com Tom Cruise no final da década de 1980. Apesar de ter apresentado a Igreja para o galã, Mimi Rogers já abandonou a crença.
© Getty Images
Nicole Kidman
A atriz também se envolveu com a religião, mais precisamente quando se casou com Tom Cruise, em 1990.
© Getty Images
Nicole Kidman
Assim como Katie Holmes, Nicole Kidman deixou a Cientologia após o divórcio com o astro.
© Getty Images
Beck
O cantor pertence a uma segunda geração de cientologistas e esteve envolvido com a religião durante a maior parte da vida.
© Getty Images
Beck
Foi através de uma entrevista ao The New York Times Magazine, em 2005, que Beck revelou a sua afiliação.
© Getty Images
Kirstie Alley
Famosa pelo filme 'Olha quem Está Falando' (1989) e as séries de comédia 'Veronica's Closet' e 'Cheers', a atriz começou a se interessar pela Cientologia nos anos 1970, depois de se mudar para Los Angeles.
© Getty Images
Kirstie Alley
Ao Daily Mail, Kirstie Alley revelou que a religião a ajudou a superar o vício em cocaína. A atriz faleceu em dezembro de 2022.
© Getty Images
John Travolta
Juntamente com Tom Cruise, Travolta é outra figura conhecida que segue a religião.
© Getty Images
John Travolta
O ator tem estado ativo desde a década de 1970 e conseguiu convencer Jeff Conway, ator com quem trabalhou em 'Grease — Nos Tempos da Brilhantina' (1978), a fazer alguns cursos na Igreja.
© Getty Images
Jenna Elfman
Famosa pela série 'Dharma & Greg', a atriz é um membro ativo da Cientologia.
© Getty Images
Jenna Elfman
Jenna Elfman já comparou a forma como os cientologistas são tratados à maneira como os cristãos eram perseguidos pelos romanos.
© Getty Images
Giovanni Ribisi
O astro de 'Sneaky Pete', também muito lembrado por 'My Name Is Earl' e 'Friends', é um cientologista de longa data.
© Getty Images
Giovanni Ribisi
A irmã do ator, Marissa Ribisi, também é praticante e era casada com o cantor Beck, outro adepto da Cientologia.
© Getty Images
Brad Pitt
Brad Pitt foi seguidor da Cientologia durante três anos, depois que sua então namorada, a atriz Juliette Lewis, lhe apresentou a religião na década de 1990. Segundo o The Sun, um ex-fiel detalhou período turbulento de Pitt, que precisou ficar até cinco horas por dia numa sauna com uma adolescente, ouvindo um supervisor gritando insultos. Isso fazia parte de uma espécie de terapia.
© Getty Images
Brad Pitt
O tempo gasto com a menina de 15 anos, filha de um cientologista respeitado, era supostamente um elemento de "purificação por exaustão", método do fundador L. Ron Hubbard que incluía ainda altas doses de vitaminas, saunas quentes e exercícios.
© Getty Images
Brad Pitt
O supervisor que gritava com Pitt, Michael Mallen, deixou a Igreja em 2014 depois de 40 anos e escreveu o livro 'Brainwashed' ('lavagem cerebral' em português), no qual descreveu que "insultou Pitt demais" a ponto do ator sair revoltado batendo a porta num dia.
© Getty Images
Jerry Seinfeld
Em declarações ao Today, o ator e comediante afirmou que quando tinha 30 anos marcou presença em sessões da Cientologia e que tinha interesse em autoajuda.
© Getty Images
Jerry Seinfeld
No entanto, o ator nunca chegou a tornar-se, de fato, um membro da Igreja.
© Getty Images
Lisa Marie Presley
Apesar de Elvis Presley ter supostamente criticado a religião após visita a um centro da Cientologia, sua filha foi doutrinada pela mãe, Priscilla Presley, nos ensinamentos da Igreja.
© Getty Images
Lisa Marie Presley
A cantora abandonou a religião em 2016, no entanto a mãe e a filha dela continuam a ser membros da igreja. Lisa Marie Presley faleceu em janeiro de 2023.
© Getty Images
Alanna Masterson
A atriz de 'Walking Dead' foi criada dentro da Cientologia.
© Getty Images
Alanna Masterson
O pai de Alanna, o ex-jogador australiano de rugby Joe Reachie, uma vez já foi membro do clero, mas foi excomungado da religião e perdeu contato com os filhos.
© Getty Images
Danny Masterson
O ator de 'That '70s Show' é enteado de Joe Reachie e continua envolvido com a religião.
© Getty Images
Danny Masterson
Numa entrevista concedida ao Daily Mail, Joe Reachie acusa a Cientologia de ter feito uma lavagem cerebral nos seus filhos.
© Getty Images
Erika Christensen
Famosa por 'Parenthood', a atriz foi criada pelos pais dentro da Igreja. Esta também tinha aulas em casa, ministradas pelos pais.
© Getty Images
Erika Christensen
Erika sempre defendeu a religião, assim como fez numa entrevista à People em 2018.
© Getty Images
Jason Lee
O casamento do ator teria chegado ao fim devido ao compromisso dele com a Cientologia, afirmou a sua ex-esposa ao Inside Edition.
© Getty Images
Jason Lee
Numa entrevista concedida ao The Dentonite, em 2016, Jason Lee afirmou que já não era mais membro da Igreja
© Getty Images
Catherine Bell
A estrela da série de filmes como 'A Bruxa do Bem' é um membro ativo da Igreja e já deu apoio a várias organizações relacionadas à Cientologia.
© Getty Images
Nancy Cartwright
A atriz que emprestou sua voz para Bart Simpson em 'Os Simpsons' aderiu à Igreja da Cientologia em 1991.
© Getty Images
Nancy Cartwright
Segundo o New York Post, Nancy Cartwright teria chegado a doar 10 milhões de dólares à Igreja, em 2007.
© Getty Images
Isaac Hayes
O ator e cantor se envolveu com a Igreja durante a década de 1990. Isaac Hayes era conhecido também por ser a voz do personagem Chef da série 'South Park'.
© Getty Images
Isaac Hayes
No entanto, Isaac Hayes abandonou a animação em 2006 após a exibição de um episódio que tirava sarro da religião. O filho de Hayes afirmou à Billboard que ele foi obrigado pela Cientologia a abandonar a série.
© Getty Images
Anne Archer
A atriz de 'Atração Fatal' (1987) juntou-se à Igreja na década de 1970 e tem estado ativa desde então.
© Getty Images
Anne Archer
Em entrevista ao The Guardian, em 2014, Anne Archer revelou que a religião tem muito significado na sua vida.
© Getty Images
Jeffrey Tambor
Um artigo da New York Times Magazine noticiou que o ator de 'Arrested Development' também era cientologista em 2007.
© Getty Images
Jeffrey Tambor
De acordo com o Hollywood Reporter, o ator teve aulas durante dois anos, mas acabou deixando a Igreja de forma abrupta depois de ser pressionado por membros da Cientologia para que abandonasse a sua segunda esposa.
© Getty Images
J.D. Salinger
O lendário autor do livro 'O Apanhador no Campo de Centeio' desenvolveu interesse na Cientologia, assim como em homeopatia e Ciência Cristã, segundo o que sua filha disse ao The New York Times.
© Public Domain
Fama
Religião
10/08/23
POR Notícias Ao Minuto
Apesar de só existir desde 1952, a Cientologia conquistou enorme popularidade entre as celebridades e também chamou atenção por inúmeras polêmicas.
Conhecida pelas séries de humor 'O Rei dos Queens' e 'Uma Galera do Barulho', a atriz Leah Remini foi trazida para a Igreja por seus pais aos nove anos de idade e criada como cientologista. A também comediante passou décadas lá antes de sair em 2013 e se tornou depois uma ativista anti-Cientologia. Em 2016, produziu a série de documentários ganhadora do Emmy 'Scientology and the Aftermath', na qual expôs as práticas da realigião. Ela agora está levando isso a outro patamar abrindo um processo contra a igreja e seu líder, David Miscavige.
"Por 17 anos, a Cientologia e David Miscavige me submeteram ao que acredito ser tortura psicológica, difamação, vigilância, assédio e intimidação, impactando significativamente minha vida e carreira. Acredito que não sou a primeira pessoa visada pela Cientologia e suas operações, mas pretendo ser a última", disse Leah Remini em um comunicado em 3 de agosto de 2023.
A atriz entrou com uma ação bombástica de 60 páginas no tribunal superior da Califórnia, cujo objetivo é "exigir que a Cientologia, e qualquer entidade que ela controle e financie, cesse e desista de sua suposta prática de assédio, difamação e outras condutas ilegais contra qualquer pessoa que a Cientologia tenha rotulado como 'inimigo' ".
Leah Remini alega que a igreja a perseguiu com uma estratégia maliciosa e cuidadosamente planejada para destruir sua reputação e sustento desde que ela saiu, descrevendo seus atos como "operações e ataques no estilo da máfia". A atriz não é a primeira pessoa a falar sobre a retaliação implacável da igreja contra aqueles que abandonam e tentam falar sobre suposta corrupção e abuso. Ela provavelmente tem um longo e difícil caminho pela frente ao atacar (e se defender) de uma das organizações mais poderosas de Hollywood.
Na galeria, descubra quem são os outros astros e estrelas de Hollywood que são adeptos ou já estiveram envolvidos com a Cientologia.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA