Perseidas: chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil

Como ver a chuva de meteoros Perseidas

© Reprodução CNet

Tech CHUVA-METEOROS 12/08/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Entre este sábado (12) e domingo (13), quem olhar para o céu, com alguma sorte, terá a chance de ver a chuva de meteoros Perseidas.

PUB

Infelizmente para parte dos brasileiros, esse evento no céu noturno privilegia o Hemisfério Norte do planeta. Isso, porém, significa que, quanto mais ao norte do país alguém estiver, possivelmente melhor será a visualização do espetáculo.

A chuva de meteoros já está ocorrendo desde meados de julho (e vai até setembro), mas o pico do evento, que pode atingir cerca de 60 meteoros por hora, ocorre do dia 12 para 13. Neste ano, o pico coincide com uma Lua crescente, o que facilita ver a chuva.Por outro lado, o radiante -o ponto do céu de onde o meteoro parece estar vindo- estará bem escondido, aparecendo no horizonte só por volta de 4h da madrugada, o que deve reduzir a quantidade de meteoros que se poderá ver.

De toda forma, nem tudo está perdido."A chuva tem a característica de cruzar o céu, tem longas trilhas. Então, mesmo latitudes como as de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná vão conseguir ver de uma maneira não tão ruim assim", afirma Cássio Barbosa, astrofísico da FEI .A dica dada por Barbosa é procurar uma região mais escura, pegar uma cadeira de praia, deitar (para evitar uma possível dor no pescoço) e ficar olhando o céu por um longo tempo.

O QUE É A CHUVA DE METEOROS PERSEIDASA chuva está associada à trilha de detritos do cometa Swift-Tuttle, que leva 133 anos para orbitar uma vez o Sol. O cometa, que é consideravelmente grande, com cerca de duas vezes o tamanho do objeto celeste que se acredita ter contribuído para a extinção dos dinossauros, foi descoberto em 1862 por Lewis Swift e Horace Tuttle.

Em 1865, Giovanni Schiaparelli descobriu que a chuva de meteoros Perseidas tinha sido originada pelo Swift-Tuttle.Segundo a Nasa, trata-se da "melhor chuva de meteoros do ano" -lembrando que no Hemisfério Norte ela é mais visível.

O evento também é conhecido pela produção de bolas de fogo, que são, segundo a Nasa, explosões de luz e cor maiores e mais brilhantes que costumam persistir mais no céu do que um "risco" normal deixado por meteoros.

Leia Também: Moradores bloqueiam ruas no centro de SP contra possível chegada da cracolândia

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Suzane von Richthofen Há 15 Horas

Carta psicografada revela pedido da mãe de Suzane von Richthofen

mundo EUA Há 16 Horas

Passageiros separam casal e enfrentam marido violento em pleno voo; veja

fama LUTO Há 7 Horas

Morre ator Emiliano Queiroz aos 88 anos no RJ

justica Belo Horizonte Há 16 Horas

Menino autista é achado morto após sumiço; mãe foi vítima de homicídio

fama Marcello Antony Há 15 Horas

Marcello Antony consegue vender a casa mais cara de Portugal

fama Cid Moreira Há 15 Horas

Disputa pela herança de Cid Moreira já está em andamento

brasil Susto Há 16 Horas

Marido registra filha com nome errado, e influenciadora viraliza na web

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Bebê fica 'desfigurado' após ataque de rato; pai foi condenado

fama Gretchen Há 16 Horas

Gretchen rebate críticas após mostrar calvície:"Não tenho vergonha"

mundo Gaza Há 15 Horas

Menina raptada pelo EI e vendida ao Hamas há dez anos é libertada