Cópia ou inspiração? Brasileira é acusada de plágio por cantores portugueses

Carolina Deslandes e Diogo Piçarra afirmam que Denize Santiago gravou músicas deles sem autorização e sem dar o crédito de autoria.

Cópia ou inspiração? Brasileira é acusada de plágio por cantores portugueses

A violação de direitos autorais na indústria da música é uma questão polêmica. Enquanto algumas canções acidentalmente soam como outras, muitos dos hits que conhecemos realmente usaram samples ou riffs de sucessos de outros artistas sem atribuir os devidos créditos. Por conta disso, várias brigas entre artistas foram parar nos tribunais.

Recentemente, uma cantora brasileira foi acusada de plágio por duas estrelas portuguesas. Inclusive, Carolina Deslandes e Diogo Piçarra reagiram com humor à gravação de dois temas deles, sem ter pedido autorização nem dar o devido crédito aos compositores.

'Romântica como Sempre' (2023), o álbum lançado por Denize Santiago na passada semana, inclui uma versão em forró de 'Saída de Emergência', de Diogo Piçarra, canção que a artista paraibana apresenta como tendo sido de autoria dela. O disco tem ainda uma releitura de 'Vai Lá', de Carolina Deslandes, à qual Denize mudou o título para 'Sou Eu a Louca', sem também referir o nome da artista portuguesa e do músico Feodor Bivol, com quem escreveu a canção. As informações são do Expresso.

"A 'versão' estava perfeita se tivesse pedido autorização, minha querida", disse Piçarra nas redes sociais. Já Carolina Deslandes comentou: "Quando descobres que foste plagiada e pensas 'que falta de respeito', mas a tua veia forró romântica faz-te dançar na mesma".

É aguardar para ver se essas 'homenagens' da cantora brasileira serão motivo de processo, porque muitas estrelas gringas foram para os tribunais por acusações do gênero.

Na galeria, relembre cantores e bandas que foram acusados de plágio.

©

Getty Images/Instagram/@daniezesantiago

Dua Lipa - 'Levitation'

Dua Lipa foi processada pela terceira vez por causa do hit 'Levitation', lançado em 2020. Um músico chamado Bosko Kante alegou que a cantora usou parte de seu trabalho em remixes da música sem permissão. O processo, que foi aberto em 31 de julho de 2023, afirma que Kante criou uma faixa de talk box para uso no single de sucesso. Talk box é uma unidade de efeitos musicais que permite ao artista usar a boca para alterar o som do instrumento.

Kante alega que o acordo permitia o uso de sua faixa na música original, mas não nos remixes e versões posteriores. Existem pelo menos três outras versões da música referenciadas - uma com o rapper DaBaby, outro remix com Madonna e Missy Elliot e uma terceira que foi apresentada no American Music Awards.

"Todos os três remixes samplearam e incorporaram uma quantidade maior do trabalho [do] autor do que o usado na versão original", disseram seus advogados. "Os réus não solicitaram ou receberam qualquer autorização ou permissão para usar a composição ou gravação de som do trabalho do autor".

Kante afirma que tentou resolver a disputa com Dua Lipa fora do tribunal, mas ela não estava disposta a cooperar. O processo afirma que ele tem direito a 20 milhões de dólares de indenização. 

© Getty Images

Dua Lipa - 'Levitation'

Em 2022, a banda de reggae da Flórida Artikal Sound System entrou com um processo de violação de direitos autorais contra a Dua Lipa, alegando que ela roubou a melodia cativante de sua música de 2017, 'Live Your Life', informou o TMZ.

De acordo com os documentos, a banda acusa que Dua e sua equipe ouviram a faixa antes de 2020, quando começaram a escrever 'Levitating' e depois a copiaram. Além de Dua, Artikal Sound System nomeou a Warner Records e outros como réus, e eles estão pedindo quaisquer lucros que possam ter obtido com 'Levitating', mais danos.

Embora não haja referências musicais específicas estabelecidas na reclamação, fica claro ao ouvir as duas músicas que pelo menos o refrão soa quase idêntico...

© Getty Images

Dua Lipa - 'Levitation'

A cantora foi alvo de outro processo de violação de direitos autorais sobre 'Levitating', de novo, em 2022, mas desta vez pelos compositores L. Russell Brown e Sandy Linzer, que afirmam que ela roubou sua "melodia característica" de sua música disco 'Wiggle and Giggle All Night' (1979) e a música 'Don Diablo' (1980), de Miguel Bosé, da qual eles também possuem os direitos autorais, informou a People.

©

Reuters

Ed Sheeran - 'Thinking Out Loud'

Ed Sheeran foi acusado de roubar uma progressão de quatro acordes de 'Let's Get it On', clássico soul de Marvin Gaye, co-escrito por Ed Townsend, cujos herdeiros entraram com o processo por causa de sua música 'Thinking Out Loud'. Os queixosos abriram um processo judicial de 100 milhões de dólares contra Sheeran em Nova York, mas o júri considerou o astro pop britânico inocente das acusações, declarando que ele havia criado sua música "independentemente"

Sheeran deixou claro o quão prejudiciais essas falsas reivindicações de direitos autorais realmente são. "Acho realmente um insulto dedicar toda a minha vida a ser um artista e compositor e ter alguém diminuindo isso".

Infelizmente, esta não foi a primeira vez que Sheeran foi parar no tribunal por causa de uma de suas músicas, então é compreensível por que ele esteja tão cansado e frustrado.

© Getty Images

Ed Sheeran - 'Shape of You'

Ed Sheeran já esteve envolvido em uma batalha legal contra o artista do grime Sami Switch (Sami Chokri) em 2018. Chokri acusou o cantor de plagiar sua música 'Oh Why' em 'Shape of You', hit de Sheeran de 2017. Em vez de fazer um acordo, como muitos artistas fazem para economizar tempo e dinheiro, o astro pop foi ao tribunal e lutou por seu caso por vários anos. Em um vídeo, Sheeran confirmou que finalmente havia vencido. O juiz determinou que ele "não copiou deliberadamente nem inconscientemente" a música de Chokri.

Sheeran ficou satisfeito com o resultado, mas queria compartilhar seus pensamentos sobre a questão da violação de direitos autorais: "Acho que reivindicações como essa são muito comuns agora e se tornaram uma cultura em que uma reivindicação é feita com a ideia de que um acordo será mais barato do que levá-lo ao tribunal", disse.

"Mesmo que não haja base para a afirmação, é realmente prejudicial para a indústria da composição", já que "há tantas notas e poucos acordes usados na música pop".

©

Getty Images

Olivia Rodrigo - foto promocional de 'Sour'

Em 2021, a treta entre Courtney Love e Olivia Rodrigo não teve a ver com uma faixa, mas o conceito de uma ideia. A roqueira acusou a jovem sensação do pop de copiar capa do álbum 'Live Through This' (1994), de sua banda Hole, em foto promocional de 'Sour', o recente lançamento da ex-estrela da Disney.

Nas redes sociais, a viúva de Kurt Cobain apontou semelhanças entre sua capa com uma rainha de baile de formatura, que usa tiara e tem maquiagem escorrendo pelo rosto enquanto segura um buquê de flores, e o clique de Olivia com referências parecidas.

No Instagram, Olivia Rodrigo respondeu a queixa de Love mostrando sua admiração pela cantora. "Te amo e vivo muito isso", referindo-se ao disco do Hole. A veterana voltou a alfinetá-la: "Olivia, bem-vinda. Minha florista favorita está em Notting Hill, Londres. Me mande uma mensagem para detalhes. Estou ansiosa para ler sua nota".

© Getty Images

Jennifer Lopez - performance no AMA de 2020

A diva latina foi acusada de copiar outra colega do cenário pop. Durante performance com Maluma no American Music Awards de 2020, J.Lo não escapou de comparações no Twitter com apresentação icônica de Beyoncé no Grammy Awards de 2014.

Espectadores notaram que o número de Lopez, baseado nas canções 'Pa' Ti 'e' Lonely', parecia demais com o de Queen Bey.

©

Getty Images

Jennifer Lopez - performance no AMA de 2020

Foi uma teoria da conspiração dos internautas ou essa 'homenagem' a Beyoncé estava muito evidente? Desde o cabelo curto, passando pelo penteado no estilo look molhado, ao macacão peekaboo e, especialmente, à coreografia em uma cadeira, espectadores listaram 'provas' de suposta inspiração de J.Lo na performance de Queen Bey no Grammy de 2014.

©

Getty Images

Beyoncé - 'Countdown'

A própria Beyoncé também foi acusada de plágio várias vezes. Em um caso, disseram que a cantora copiou coreografia de Anne Teresa De Keersmaeker para seu videoclipe.

©

Getty Images

Beyoncé - 'Baby Boy'

Jennifer Armour alegou que a diva pop copiou sua música 'Got a Little Bit of Love for You.'

©

Getty Images

Beyoncé - 'XO'

O cantor Ahmad Javon Lane, que já trabalhou com Beyoncé no passado, acusou a diva de copiar sua música 'XOXO' quando lançou 'XO'.

©

Getty Images

Jay-Z & Beyoncé - 'Drunk in Love'

A cantora húngara Mitsou processou o casal Carter em 2014, alegando que eles haviam plagiado os vocais de sua música 'Bajba, Bajba Pelem'. O caso foi para os tribunais e Mitsou perdeu.

 

© Getty Images

Beyoncé - 'Formation World Tour'

Alexander Ekman acredita que Beyoncé copiou uma de suas coreografias para a música 'Freedom', que fez parte da turnê da artista.

©

Getty Images

Beyoncé - 'Lemonade'

O cineasta Matthew Fulks alegou que a cantora copiou elementos de um de seus filmes para os clipes de seu álbum visual 'Lemonade' (2016).

©

Getty Images

Led Zeppelin - 'Stairway to Heaven'

Em 2014, o Led Zeppelin foi acusado de 'roubar' riff da introdução de 'Taurus', música composta em 1968 pela banda Spirit, para o hino 'Stairway to Heaven'. O guitarrista Jimmy Page classificou as acusações de 'ridículas'.

©

Getty Images

Led Zeppelin - 'Stairway to Heaven'

Mas o tribunal de apelações em São Francisco confirmou o veredicto do julgamento de 2016 que concluiu que o Led Zeppelin não copiou trecho da música do grupo Spirit, noticiou a BBC.

© Getty Images

Led Zeppelin - 'Whole Lotta Love'

No hit de 1969, os roqueiros samplearam trecho de 'You Need Love', de Muddy Waters, mas não deram crédito ao compositor Willie Dixon, que ficou furioso e acabou processando o Zeppelin.

© Getty Images

The Weeknd e Kendrick Lamar

The Weeknd e Kendrick Lamar foram alvos de ação na justiça por plágio na música 'Pray for me', que fez parte da trilha sonora de 'Pantera Negra' (2018). Yeasayer, banda de rock experimental do Brooklyn, afirmou que a dupla copiou 'Sunrise', música deles de 2007.

©

Getty Images

Shakira - 'La Bicicleta'

Outro caso recente envolve Shakira, que foi clicada comparecendo ao tribunal por plagiar o hit 'La Bicicleta', no dia 27 de março de 2019 em Madri, na Espanha. A diva latina e o parceiro musical Carlos Vives negaram as acusações de que a letra, ritmo e melodia da música tenham sido copiadas de 'Yo Te Quiero Tanto', do produtor e cantor cubano Livan Rafael Castellanos.

© Getty Images

Shakira - 'Loca'

A cantora colombiana já se envolveu em outras acusações do gênero. Pelo hit 'Loca', a artista foi processada por supostamente se apropriar de 'Loca con su Tiguere', música do autor Ramon Arias Vasquez. Curiosamente, ela chegou a ser declarada culpada em 2014, mas no ano seguinte foi inocentada após compositor apresentar provas falsas. Bizarro, hein?

© Getty Images

Ariana Grande - '7 Rings'

O compositor Josh Stone processou Ariana Grande acusando que ela plagiou a letra e a melodia de '7 Rings', hit da diva de 2019, de sua canção 'You Need It, I Got It'.

© Getty Images

Taylor Swift - 'Shake It Off'

Um painel de três juízes reinstaurou um processo movido por dois compositores contra Swift, alegando que ela plagiou letra da canção 'Playa's Gon' Play', de Sean Hall, para o hit' Shake It Off', de 2014.

© Getty Images

Lady Gaga & Mark Ronson - 'Shallow'

Steve Ronsen ameaçou Lady Gaga e Mark Ronson com um processo multimilionário, pois ele afirmava que eles copiaram a melodia de 'Shallow' (trilha do filme 'Nasce Uma Estrela'-2018) de sua canção 'Almost'. Gaga e Ronson negam as acusações.

© Getty Images

Katy Perry - 'Dark Horse'

Depois de um longo processo, um tribunal dos EUA decidiu que Katy Perry plagiou partes da canção 'Joyful Noise', de Flame, para seu hit 'Dark Horse'. No julgamento, o júri votou contra a diva pop. 

©

Getty Images

Katy Perry - 'Roar'

No passado, rolou uma polêmica pesada se Katy Perry teria copiado melodia de 'Brave', de Sara Bareilles. A confusão chegou ao fim quando Bareilles entrou em cena e disse que elas eram amigas e não havia razão para estresse.

© Getty Images

Travis Scott - 'No Bystanders'

Outra polêmica recente envolvendo plágio girou em torno do rapper Travis Scott. DJ Paul, que faz parte do Three 6 Mafia, entrou com uma ação na justiça contra Scott alegando que a música 'No Bystanders' tem trecho copiado da canção 'Tear Da Club Up', do grupo de hip hop. DJ Paul estava pedindo 20 milhões de dólares em danos,mas parece que eles conseguiram fazer um acordo.

© Getty Images

Ed Sheeran - 'Thinking Out Loud'

Sheeran foi processado duas vezes. As ações judiciais mencionavam que o astro britânico copiou partes de 'Let's Get It On', de Marvin Gaye, para o hit 'Thinking Out Loud'. Ed Townsend, coautor da música com Gaye, esteve por trás de um dos processos. Um juiz dos EUA inclusive concordou que existiam 'semelhanças substanciais'.

© Getty Images

Juice WRLD - 'Lucid Dreams'

A banda Yellowcard entrou com ação de violação de direitos autorais de 15 milhões de dólares sobre o hit do falecido rapper. O grupo alega que a canção 'Lucid Dreams', de Juice WRLD, copiou melodia da música 'Holly Wood Died'.

© Getty Images

Nicki Minaj - 'Sorry'

Tracy Chapman entrou com ação contra Nicki Minaj por usar um trecho de sua música 'Baby Can I Hold You' em 'Sorry', hit da rapper. Chapman afirma que Minaj pediu permissão para usar partes de sua canção várias vezes depois que a faixa já havia sido gravada, mas ela não havia autorizado.

© Getty Images

Daft Punk e The Weeknd - 'Starboy'

A cantora Yasminah processou o duo Daft Punk e The Weeknd por pelo menos 5 milhões de dólares, alegando que o material de sua canção 'Hooyo', de 2009, foi usado no hit 'Starboy'.

© Getty Images

Childish Gambino - 'This is America'

O artista foi acusado de que seu hit foi uma imitação de 'American Pharaoh', de Jase Harley. Apesar dos rumores, Harley fez postagem no Instagram dizendo que se sentia humildemente envaidecido pelo reconhecimento e inspiração na grandiosa canção.

© Getty Images

Miley Cyrus - 'We Can't Stop'

Em março de 2018, o músico jamaicano Flourgon entrou com uma ação contra Miley Cyrus, afirmando que 'We Can't Stop' era 'substancialmente similar' à sua canção 'We Run Things', de 1998.

© Getty Images

Ed Sheeran, Faith Hill & Tim McGraw - 'The Rest of Our Life'

Os compositores australianos Sean Carey e Beau Golden processaram Sheeran, dizendo que a música que ele escreveu para Faith Hill e Tim McGraw era quase uma cópia de sua canção 'When I Found You', feita para a cantora Jasmine Rae. Sheeran acabou por resolver esse processo em acordo particular.

© Getty Images

Meghan Trainor - 'All About That Bass'

O grande sucesso da cantora americana foi supostamente plagiado da música 'Happy Mode', da banda de k-pop Koyote, segundo afirma um dos compositores.

© Getty Images

The Beatles - 'Come Together'

O quarteto de Liverpool também foi acusado de plágio. Em 1973, Chuck Berry afirmou que o hit dos Beatles tinha a mesma base e melodia de 'You Can't Catch Me'.

© Getty Images

Rod Stewart - 'Do Ya Think I'm S e x y?'

Aparentemente, o astro pop teria pescado referências na música 'Taj Mahal', lançada em 1976 pelo brasileiro Jorge Ben Jor. Os dois chegaram a um acordo com o britânico concordando em doar parte do dinheiro para a caridade.

© Getty Images

Radiohead - 'Creep'

O hino do Radiohead foi a razão pela qual a banda acabou na justiça depois de ter sido processada pelo The Hollies. O grupo afirmou que 'Creep' era muito parecida com 'The Air I Breathe', de 1973. Tom Yorke acabou admitindo que foi 'inspirado' pela canção e todos concordaram em compartilhar os royalties.

© Getty Images

Lana Del Rey - 'Get Free'

A novela 'Creep' não parou por aí. Em 2017, o Radiohead acusou que trecho de 'Get Free', de Lana Del Rey, foi plágio do hit deles de 1993. Thom York e companhia exigiram créditos no sucesso da estrela indie.

© Getty Images

Robin Thicke - 'Blurred Lines'

O hit foi alvo de várias acusações, mas a principal talvez tenha sido da família de Marvin Gaye, que teve êxito em processo contra Robin Thicke e Pharrell Williams por violação de direitos autorais. Eles afirmaram que 'Blurred Lines' era muito parecida com 'Got to Give It Up', canção do saudoso cantor.

© Getty Images

Jet - 'Are You Gonna Be My Girl'

Muitos fãs de Iggy Pop acusaram o Jet de plagiar a música de 'Lust for Life', de 1977. O grupo de rock negou ter copiado o hit do icônico cantor americano.

© Getty Images

David Guetta - 'Play Hard'

O DJ e produtor foi acusado de plágio por sample descarado de 'Better Off Alone', sucesso de 2000 da artista holandesa Alice DeeJay.

© Getty Images

Jay-Z - 'Big Pimpin'

O rapper também já foi alvo de várias acusações de plágio e uma delas foi por causa de 'Big Pimpin', que teria tido a música 'Khosara Khosara', do egípcio Baligh Hamdi, como grande 'inspiração'. Mas Jay-Z acabou vencendo o processo contra ele.

© Getty Images

Bruno Mars - 'Treasure'

Em 2012, o músico Breakbot criticou Bruno Mars, alegando que o hit 'Treasure' era muito semelhante à sua canção 'Baby I'm Yours'.

© Getty Images

Oasis - 'Whatever'

O músico Neil Innes reivindicou que o hit do Oasis, 'Whatever', era parecido com 'How Sweet To Be An Idiot'. Após ação judicial, Innes e a banda entraram em acordo e o primeiro recebeu crédito de coautoria.

© Getty Images

Simple Plan - 'Your Love Is a Lie'

O Simple Plan é um grande fã do Green Day... Há quem diga que até demais. As pessoas foram rápidas em apontar que 'Your Love Is a Lie', música de 2007 do grupo, era muito parecida com 'Boulevard of Broken Dreams', do Green Day.

© Getty Images

Coldplay - 'Viva La Vida'

A música vencedora do Grammy rendeu elogios, mas também problemas ao Coldplay. O grupo teve que resolver com Joe Satriani na justiça o fato de ter usado 'partes originais substanciais' de 'If I Could Fly', canção do guitarrista.

© Getty Images

Avril Lavigne - 'Girlfriend'

A cantora canadense foi acusada de pegar emprestado referências de 'I Wanna Be Your Boyfriend', canção do The Rubinoos, grupo pop dos anos 1970. As partes envolvidas chegaram a um acordo.

© Getty Images

One Direction - 'Live While We're Young'

Os críticos de música desaprovaram o hit do One Direction por semelhanças com o icônico riff de 'Should I Stay or Should I Go', lançada em 1982 pelo The Clash. Curiosamente, a boy band depois admitiu que plagiou a canção.

© Getty Images

The Doors - 'Hello, I Love You'

A banda lendária The Doors teve que pagar royalties para o The Kinks por copiar riff de 'All Day e All of the Night' em 'Hello, I Love You'.

© Getty Images

Nirvana - 'Come As You Are'

Kurt Cobain teria ficado nervoso após compararem o clássico do Nirvana com 'Eighties', do grupo Killing Joke. Este último optou por não processar.

© BrunoPress

The Beach Boys - 'Surfin' U.S.A.'

Chuck Berry pode ter sido um dos artistas mais plagiados de todos os tempos. O grupo Beach Boys se inspirou em 'Sweet Little Sixteen', do cantor, para criar 'Surfin' U.S.A.' O empresário da banda até deu crédito de autoria na canção para evitar um processo.

© Getty Images

Jay-Z & Kanye West com participação de Frank Ocean - 'Made in America'

O trio de artistas foi acusado de plagiar 'Made in America', faixa de Joel McDonald, mas eles acabaram vencendo o caso em 2016.

Leia também: Essas celebridades foram alvos de processos bizarros!

© Getty Images

Fama Direitos autorais 15/08/23 POR Notícias Ao Minuto


A violação de direitos autorais na indústria da música é uma questão polêmica. Enquanto algumas canções acidentalmente soam como outras, muitos dos hits que conhecemos realmente usaram samples ou riffs de sucessos de outros artistas sem atribuir os devidos créditos. Por conta disso, várias brigas entre artistas foram parar nos tribunais.

PUB

Recentemente, uma cantora brasileira foi acusada de plágio por duas estrelas portuguesas. Inclusive, Carolina Deslandes e Diogo Piçarra reagiram com humor à gravação de dois temas deles, sem ter pedido autorização nem dar o devido crédito aos compositores.

'Romântica como Sempre' (2023), o álbum lançado por Denize Santiago na passada semana, inclui uma versão em forró de 'Saída de Emergência', de Diogo Piçarra, canção que a artista paraibana apresenta como tendo sido de autoria dela. O disco tem ainda uma releitura de 'Vai Lá', de Carolina Deslandes, à qual Denize mudou o título para 'Sou Eu a Louca', sem também referir o nome da artista portuguesa e do músico Feodor Bivol, com quem escreveu a canção. As informações são do Expresso.

"A 'versão' estava perfeita se tivesse pedido autorização, minha querida", disse Piçarra nas redes sociais. Já Carolina Deslandes comentou: "Quando descobres que foste plagiada e pensas 'que falta de respeito', mas a tua veia forró romântica faz-te dançar na mesma".

É aguardar para ver se essas 'homenagens' da cantora brasileira serão motivo de processo, porque muitas estrelas gringas foram para os tribunais por acusações do gênero.

Na galeria, relembre cantores e bandas que foram acusados de plágio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Kendra Wilkinson Há 12 Horas

Modelo revela como eram festas com sexo feitas por Diddy

brasil Guarujá Há 9 Horas

Criança de 2 anos sai correndo de restaurante e morre atropelada em SP

fama Acidente Há 9 Horas

Zé Neto sofre acidente e é internado no interior de São Paulo

lifestyle OMS Há 5 Horas

Marburg: vírus com 88% de letalidade mata 6 em novo surto

mundo Israel Há 12 Horas

Hutis dispararam míssil contra aeroporto à chegada de Netanyahu

esporte Óbito Há 5 Horas

Ex-jogador é encontrado morto em hotel aos 43 anos

mundo EUA Há 6 Horas

Queda de avião junto a aeroporto deixa "vários mortos" nos EUA

fama Giovanna Roque Há 12 Horas

Namorada defende MC Ryan após suposta agressão: 'Perdeu a cabeça'

fama Drake Hogestyn Há 12 Horas

Morre Drake Hogestyn, ator de 'Days of Our Lives', aos 70 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

RS registra pedra de granizo de 14,6 cm, a maior a cair no Brasil