Chapecoense vence o Botafogo-SP e deixa a zona de rebaixamento da Série B

Com os três pontos, a Chapecoense chegou a 25 pontos, em 16º lugar, e empurrou o Sampaio Corrêa para a zona de rebaixamento

© Reprodução

Esporte Campeonato Brasileiro 24/08/23 POR Estadao Conteudo

Com dois gols de Kayke, a Chapecoense saiu da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Em jogo atrasado da 17ª rodada, nesta quarta-feira, o time catarinense superou o Botafogo-SP por 2 a 1, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. O time paulista atuou boa parte da partida com um jogador a menos, após Toró ser expulso ainda no primeiro tempo.

Com os três pontos, a Chapecoense chegou a 25 pontos, em 16º lugar, e empurrou o Sampaio Corrêa para a zona de rebaixamento, no critério de número de vitórias: 6 a 5. Já o Botafogo-SP é o 12º colocado, com 33 pontos.

Inicialmente, a partida era para ter sido realizada no dia 14 de julho, porém devido a um ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina impossibilitou que a Chapecoense realizasse o voo para a Ribeirão Preto na data prevista. O jogo acabou tendo que ser remarcado.

Mesmo atuando fora de casa, a Chapecoense começou pressionando o Botafogo e não demorou para abrir o placar. Com quatro minutos de bola rolando, a defesa dos donos da casa bateu de cabeça e a bola sobrou para Kayke, que só completou para as redes. O gol deixou a Chapecoense mais acesa, mantendo o domínio sobre o Botafogo-SP, que não conseguiu se organizar em campo.

Aos poucos, o Botafogo foi se encontrando em campo e levou perigo em chute de Guilherme Madruga, defendido por Airton. Quando estava praticamente equilibrando o duelo, o atacante Toró acabou expulso, após o VAR apontar uma cotovelada dele em Marcinho, e deixou o Botafogo com 10, aos 30 minutos.

Com um a mais, a Chapecoense colocou a bola no chão e aumentou o marcador nos acréscimos. O VAR acusou um toque de mão de Lucas Dias, dentro da área, e o pênalti foi marcado. Kayke deslocou o goleiro e marcou seu segundo gol na partida.

Na volta do intervalo, o Botafogo voltou mais aceso e aproveitou a desatenção da Chapecoense para diminuir o marcador, aos 10 minutos. Brey cobrou o lateral na área e a bola sobrou para Osman, que emendou um belo chute para marcar. Detalhe: o goleiro Airton ainda tocou na bola antes dela entrar. O gol ligou o sinal de alerta na Chapecoense, que começou a preservar a posse da bola.

Apesar de estar com um a menos, o Botafogo se lançou ao ataque. Usando as jogadas de linhas de fundo, o time paulista abusou de bolas levantadas na área. Explorando os espaços, a Chapecoense procurou os contra-ataques para definir a partida. Marcinho teve a chance de ouro, mas mandou para fora. Na reta final, o Botafogo foi para o tudo ou nada e mesmo com um jogador a menos, produziu bem mais que a Chapecoense, que jogou com a vantagem até o apito final.

Quites com a tabela, Botafogo e Chapecoense seguem o curso normal na Série B. Pela 25ª rodada, a Chapecoense entra em campo no domingo, no clássico contra o Avaí, às 15h45, na Arena Condá. Já o Botafogo fecha a rodada na segunda-feira, contra o lanterna ABC, às 20 horas, no Santa Cruz.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO-SP 1 X 2 CHAPECOENSE

BOTAFOGO-SP - Matheus Albino; Thássio (Edson Cariús), Lucas Dias, Márcio Silva e Patrick Brey (Jean); Guilherme Madruga, Ivonei (Tárik) e Osman (Gustavo Xuxa); Luiz Henrique (Edson Henrique), Toró e Salatiel. Técnico: Marcelo Chamusca.

CHAPECOENSE - Airton; Ronei (Felipe Albuquerque), Bruno Leonardo, Lucas Freitas e Cristiano; Gustavo Cazonatti (Bruno Vinícius), Giovanni Pavani e Bruno Nazário (Gabriel Xavier); Marcinho, Alisson Farias (Felipe Ferreira) e Kayke (Danrlei). Técnico: Claudinei Oliveira.

GOLS - Kayke, aos quatro e 54 minutos do primeiro tempo. Osman, aos 10 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Luiz Henrique e Lucas Dias (Botafogo-SP). Bruno Cazonatti e Ronei (Chapecoense).

CARTÃO VERMELHO - Toró (Botafogo-SP).

ÁRBITRO - Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS).

RENDA - R$ 27.670,00.

PÚBLICO - 1.893 presentes

LOCAL - Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 12 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 12 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 12 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 10 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Harry e Meghan Markle Há 4 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

esporte Indefinição Há 12 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil São Paulo Há 12 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 4 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

brasil Brasil Há 8 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama LUAN-SANTANA Há 12 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento