Bariátrica: Entenda o acompanhamento psicológico no pré e pós-operatório

Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera destaca a importância da terapia para explorar as motivações e expectativas relacionadas à cirurgia

© iStock

Lifestyle Cirurgia 24/08/23 POR Rafael Damas

A influenciadora Jojo Todynho realizou nas últimas semanas a cirurgia bariátrica, procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave. Conhecida como “redução de estômago”, o procedimento realiza uma mudança na forma original do órgão, com o objetivo de reduzir a capacidade de receber alimentos, principal responsável pelo emagrecimento. Porém, a importante decisão de passar por esse procedimento vai além do aspecto físico.

PUB

O acompanhamento psicológico desempenha um papel fundamental a partir do momento que o paciente decide realizar a cirurgia. Para a coordenadora docurso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Luana Galleano Mello, esse processo não envolve apenas a transformação física, mas também a psicológica, sendo a terapia um local seguro para explorar as expectativas e preocupações relacionadas à bariátrica. “Muitas vezes, as questões emocionais estão ligadas à padrões alimentares disfuncionais, por exemplo, e as sessões de terapia tem como objetivo ajudar o paciente a identificar e desenvolver estratégias para uma relação mais saudável consigo.”

Luana destaca que o acompanhamento com o psicólogo deve ser realizado tanto no pré quanto no pós-operatório, de forma que o paciente esteja sob observação durante toda a sua trajetória, recebendo suporte emocional durante estes dois diferentes momentos.

Pré-operatório: A terapia pré-operatória auxilia na preparação emocional para a cirurgia, ajudando os pacientes a entenderem suas motivações, identificando padrões de comportamento alimentar e abordando quaisquer questões subjacentes em relação ao porquê do procedimento. Através desse processo, as pessoas desenvolvem habilidades para lidar com as mudanças físicas que vão surgir após a cirurgia.

Pós-operatório: Já no pós-operatório, a terapia desempenha um papel fundamental na adaptação à nova realidade. A perda de peso substancial e as mudanças na imagem corporal podem desencadear complexas emoções, como alegria, frustração, ansiedade e até mesmo tristeza. Os psicólogos estão preparados para auxiliar os pacientes na navegação dessas emoções, promovendo a auto aceitação e a construção de uma relação saudável com o corpo em transformação. Nossos corpos são plurais e, para além de alcançar padrões estéticos, precisamos trabalhar com os pacientes o bem-estar e auto aceitação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 6 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 20 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 7 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 22 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 7 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

tech Aplicativo Há 6 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Condenados Há 15 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 6 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo