Sobe para 22 o total de mortos em operação no litoral de São Paulo

A operação foi lançada no dia 28 de julho, após a morte do soldado Patrick Bastos Reis, das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), no Guarujá

© Shutterstock - imagem ilustrativa

Justiça Violência 26/08/23 POR Agência Brasil

Subiu para 22 o número de mortes durante a Operação Escudo, da Polícia Militar, em andamento na Baixada Santista, no estado de São Paulo, desde o fim de julho. As últimas mortes confirmadas ocorreram nas cidades de Santos e Guarujá, na noite da última quarta-feira (23). Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo (SSP), todas as pessoas foram mortas por policiais ao “reagirem às abordagens”.

A operação foi lançada no dia 28 de julho, após a morte do soldado Patrick Bastos Reis, das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), no Guarujá, no litoral paulista. No entanto, mesmo após a prisão de três suspeitos de envolvimento no assassinato, a ação policial foi mantida na Baixada. Desde o início das operações policiais, entidades de defesa dos direitos humanos receberam relatos de torturas, invasão de domicílios e outros excessos praticados pelas forças de segurança.

A SSP informou que a operação segue para sufocar o tráfico de drogas e combater o crime organizado na Baixada Santista e que - de 28 de julho a 24 de agosto - foram presas 621 pessoas. Deste total, 236 eram procuradas pela justiça e estavam foragidas por crimes como tráfico de entorpecentes, roubo, furto, estelionato, sequestro e homicídio. Foram apreendidas 82 armas e 895,4 kg de entorpecentes.

Segundo a SSP, todos os casos são investigados minuciosamente pela Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos e pela Polícia Militar por meio de Inquérito Policial Militar.

Além disso, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa mobilizou policiais civis e técnico-científicos para dar apoio às investigações. “Todo conjunto probatório apurado no curso das investigações, incluindo as imagens das câmeras corporais, está sendo compartilhado com o Ministério Público e o Poder Judiciário”.

 

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Redes Sociais Há 3 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama CAMILA-PITANGA Há 23 Horas

Tive muitos encontros capazes de ampliar a minha sexualidade, diz Camila Pitanga

brasil jogo do aviãozinho Há 21 Horas

Jovem que perdeu 500 mil em apostas revela abstinência: 'tremedeira'

fama Vladimir Shklyarov Há 6 Horas

Morre Vladimir Shklyarov, um dos mais famosos bailarinos do mundo

fama Donald Trump Há 22 Horas

As celebridades que afirmaram que deixariam os EUA se Trump ganhasse

economia G20 Há 4 Horas

G20 no RJ: O que é, quando acontece, principais temas e líderes presentes

mundo ISRAEL-HEZBOLLAH Há 23 Horas

Hezbollah confirma morte do principal porta-voz em ataque israelense

mundo Bob Há 5 Horas

Peixe com ‘rosto humano’, batizado de Bob, viraliza na web

lifestyle Alimentação Há 5 Horas

Batatas com brotos ou coloração esverdeada podem ser perigosas, entenda

politica ROSÂNGELA-SILVA Há 3 Horas

Insulto de Janja contra Musk vira munição para bolsonarismo e dor de cabeça para diplomatas no G20