Sobe para 22 o total de mortos em operação no litoral de São Paulo

A operação foi lançada no dia 28 de julho, após a morte do soldado Patrick Bastos Reis, das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), no Guarujá

© Shutterstock - imagem ilustrativa

Justiça Violência 26/08/23 POR Agência Brasil

Subiu para 22 o número de mortes durante a Operação Escudo, da Polícia Militar, em andamento na Baixada Santista, no estado de São Paulo, desde o fim de julho. As últimas mortes confirmadas ocorreram nas cidades de Santos e Guarujá, na noite da última quarta-feira (23). Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo (SSP), todas as pessoas foram mortas por policiais ao “reagirem às abordagens”.

A operação foi lançada no dia 28 de julho, após a morte do soldado Patrick Bastos Reis, das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), no Guarujá, no litoral paulista. No entanto, mesmo após a prisão de três suspeitos de envolvimento no assassinato, a ação policial foi mantida na Baixada. Desde o início das operações policiais, entidades de defesa dos direitos humanos receberam relatos de torturas, invasão de domicílios e outros excessos praticados pelas forças de segurança.

A SSP informou que a operação segue para sufocar o tráfico de drogas e combater o crime organizado na Baixada Santista e que - de 28 de julho a 24 de agosto - foram presas 621 pessoas. Deste total, 236 eram procuradas pela justiça e estavam foragidas por crimes como tráfico de entorpecentes, roubo, furto, estelionato, sequestro e homicídio. Foram apreendidas 82 armas e 895,4 kg de entorpecentes.

Segundo a SSP, todos os casos são investigados minuciosamente pela Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Santos e pela Polícia Militar por meio de Inquérito Policial Militar.

Além disso, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa mobilizou policiais civis e técnico-científicos para dar apoio às investigações. “Todo conjunto probatório apurado no curso das investigações, incluindo as imagens das câmeras corporais, está sendo compartilhado com o Ministério Público e o Poder Judiciário”.

 

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Viral Há 16 Horas

Marido pede divórcio após mulher beijar cantor durante show

fama CANTOR-BENÍCIO Há 15 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

mundo EUROPA-DEFESA Há 10 Horas

Europa diz que defenderá fronteiras após Trump ameaçar Groenlândia

fama Paris Jackson Há 16 Horas

Paris Jackson revela ser viciada em heroína e álcool: “Quase perdi tudo"

politica Justiça Há 8 Horas

Moraes reage à piada de Lula com apelido 'Xandão'

mundo EUA Há 16 Horas

Presos condenados à pena de morte recusam indulto de Biden

mundo Reino Unido Há 9 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

tech Meta Há 14 Horas

Dono do Facebook se rende a Trump e acaba com controle a fake news

tech META-NEGÓCIOS Há 16 Horas

Nova regra da Meta permite ligar público LGBTQIA+ a doenças mentais

mundo Reino Unido Há 17 Horas

A partir de hoje, brasileiros devem pagar autorização para entrar em UK