Turquia manda refugiados de volta para a Síria, diz Anistia Internacional

Segundo o relatório, a medida é contra leis internacionais, que proíbem a deportação de pessoas para zonas de conflito

© Reuters

Mundo ONG 01/04/16 POR Notícias Ao Minuto

Relatório divulgado nesta sexta-feira (1º) pela Anistia Internacional revela indícios de que, desde meados de janeiro, as autoridades turcas têm expulsado diariamente cerca de 100 homens, mulheres e crianças sírios e mandado-os de volta ao país em guerra. A pesquisa foi feita com base em testemunhos colhidos nas províncias próximas à fronteira entre Síria e Turquia, ao Sul do país.

PUB

Segundo o relatório, a medida é contra leis internacionais, que proíbem a deportação de pessoas para zonas de conflito, e expõe falhas no acordo assinado no início de março entre a União Europeia e a Turquia, sob o qual “migrantes irregulares” que chegarem à Grécia serão enviados de volta ao território turco e para cada sírio “devolvido” um outro sírio na Turquia será realocado dentro do bloco europeu.

“No desespero de fechar as fronteiras, os líderes da União Europeia decidiram ignorar o mais simples dos fatos: a Turquia não é um país seguro para refugiados sírios e está ficando a cada dia mais inseguro”, disse o diretor Internacional para Europa e Ásia Central da Anistia Internacional, John Dalhuisen.

Registros

Os casos mais graves de expulsão reportados pela Anistia envolveram três crianças sem os pais e uma grávida de oito meses. O governo turco nega que esteja mandando refugiados de volta para a Síria contra a vontade deles.

Muitos dos deportados pelas autoridades turcas parecem que não foram registrados no país como refugiados. Mas a Anistia também documentou casos de sírios com registro enviados quando apreendidos sem os documentos em mãos. Há também evidências, segundo a organização, de que esse registro tem sido negado. Sem ele, os refugiados não podem ter acesso a serviços básicos.

A denúncia se tornou pública poucos dias antes de os migrantes e refugiados que chegaram à Grécia desde o dia 20 de março serem enviados à Turquia, o que está previsto para acontecer a partida de segunda-feira (4).

A Agência para Refugiados das Nações Unidas também se manifestou hoje sobre medidas de proteção no contexto do acordo da União Europeia com a Turquia. A agência também solicitou às autoridades locais acesso às pessoas vindas da Grécia, a fim de garantir, se necessário, que elas possam receber efetiva proteção internacional e prevenir o risco de deportações ilegais. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 16 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 11 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 17 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 16 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 9 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 15 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 16 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 16 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 16 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 15 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)