Assim como Faustão, Mussum teve prioridade na fila de transplante de coração

O humorista de "Os Trapalhões" e músico ficou cinco dias internado com insuficiência cardíaca grave até receber o órgão

© Filme sobre Mussum enfrenta desafios em tempos de politicamente correto

Fama Saúde 28/08/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A exemplo do que aconteceu com o apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos, Mussum também teve prioridade na fila de transplante de coração. O humorista de "Os Trapalhões" e músico ficou cinco dias internado com insuficiência cardíaca grave até receber o órgão.

PUB

Na ocasião, Mussum foi internado no começo de julho de 1994 no Hospital Pró-cardíaco, no Rio de Janeiro. No dia 7 daquele mês, foi transferido ao Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e no dia 12 já foi submetido à cirurgia de transplante de coração.

No caso do humorista, o transplante era necessário porque ele tinha uma miocardiopatia dilatada, doença em que o coração aumenta seu tamanho e não trabalha satisfatoriamente. O transplante transcorreu bem e não houve rejeição ao novo órgão.

No entanto, Mussum passou a apresentar problemas após a cirurgia. O primeiro foi um acúmulo de coágulos sanguíneos no tórax. Para retirar esses coágulos, ele foi novamente para a mesa cirúrgica. No dia 22 de julho daquele ano, seu pulmão foi tomado por uma infecção grave, que o matou.

No último fim de semana, foi Faustão quem passou pela cirurgia de transplante de coração. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ele contou com uma combinação de fatores técnicos para receber o coração de um doador, no domingo (27).

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo realizou a oferta de um coração à equipe transplantadora responsável por Faustão. Após avaliação, os médicos aceitaram o órgão e iniciaram a captação e implante.

A seleção gerada para esse coração trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Entre os potenciais receptores, quatro tinham prioridade devido à gravidade das suas condições de saúde. O apresentador ocupava a segunda posição nesta seleção.

A equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente, que era Faustão. Recusas podem ocorrer devido a potenciais incompatibilidades entre receptor e doador.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Shakira e Piqué Há 12 Horas

Piqué quebra silêncio sobre separação: "A verdade não foi bem contada"

brasil Acidente Há 4 Horas

Avião cai perto da Base de Parnamirim, no Rio Grande do Norte

mundo EUA Há 11 Horas

Mulher descobre traição e entrega namorado ilegal ao serviço de imigração

mundo Reino Unido Há 12 Horas

Descoberta rara: Homem viveu com três pênis sem nunca saber

brasil ACIDENTE-PR Há 12 Horas

'Não consigo acreditar', diz namorada de atleta de remo morto em acidente no PR

fama Rei Carlos III Há 5 Horas

Rei Charles III faz importante anúncio durante viagem à Austrália

esporte Al Hilal Há 13 Horas

Veja a reação de Neymar após voltar a jogar mais de um ano depois; veja

tech Nasa Há 12 Horas

NASA oferece R$ 17 milhões para quem solucionar 'desafio de resíduos'

mundo Austrália Há 11 Horas

Mulher cai ao tentar pegar o celular e fica presa em rochas durante 7h

brasil Tragédia Há 11 Horas

Quem são as vítimas de acidente com equipe de remo de Pelotas