Justiça do Rio nega pedido de liberdade para ex-deputada Flordelis

O desembargador Peterson Barroso Simão, relator do caso, considerou que não houve excesso de prazo na tramitação do caso, como argumentou a defesa de Flordelis

© Reuters

Justiça FLORDELIS-JUSTIÇA 30/08/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou pedido de habeas corpus apresentado pela defesa da ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza, 62, condenada a 50 anos e 28 dias de prisão pela morte do marido, o pastor Anderson do Carmo.

PUB

O desembargador Peterson Barroso Simão, relator do caso, considerou que não houve excesso de prazo na tramitação do caso, como argumentou a defesa de Flordelis.

Segundo ele, a demora é justificada pela complexidade do caso, grande quantidade de réus e incidentes processuais causados pela defesa de um dos co-réus.

Simão afirmou também que a decisão que manteve os condenados presos foi fundamentada na periculosidade da ré e na necessidade de garantir a ordem pública.

A defesa da ex-deputada argumentou, no pedido de habeas corpus, que não houve revisão periódica da prisão preventiva. De acordo com a decisão contrária ao pedido, no entanto, a revisão foi realizada antes do julgamento e agora a responsabilidade é da Vara de Execuções Penais.

Flordelis está presa desde agosto de 2021 na penitenciária feminina Talavera Bruce no Rio. O julgamento que a condenou ocorreu em novembro de 2022.

O júri concluiu que Flordelis foi mandante do homicídio qualificado de Anderson do Carmo por motivo torpe, emprego de meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Ela também foi considerada culpada por tentativa de homicídio com uso de veneno, falsificação de documento e associação criminosa armada.

O pastor foi morto em 2019, em Niterói, na região metropolitana do Rio, com 31 perfurações de arma de fogo, nove delas na região pélvica. Antes, procurou o hospital por oito vezes com dores no estômago, que seriam de tentativas de envenenamento por chumbinho.

A investigação apontou que a motivação para o crime foi a disputa da quantia arrecadada pela igreja liderada por Carmo e Flordelis: cerca de R$ 180 mil por mês. A ex-deputada nega as acusações.

Em junho deste ano, a ex-deputada pediu à Secretaria de Administração Penitenciária do Rio autorização para casar com o namorado, o produtor artístico Allan Soares.

Leia Também: PRF e PF prendem acusado de ligação com esquema de gatonet de Lessa

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Tiare Beatriz Couto Há 6 Horas

Surfista Danilo Couto perde filha, Tiare Beatriz, em acidente no Havaí

fama Globo de Ouro Há 12 Horas

Fernanda Torres leva Globo de Ouro por atuação em Ainda Estou Aqui

fama CANTOR-BENÍCIO Há 3 Horas

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

mundo Killadamente Há 11 Horas

Influenciadora com mais de 6 milhões de seguidores morre aos 27 anos

justica Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Mulher é presa por envenenar familiares com bolo de Natal; três morreram

mundo China Há 9 Horas

Novo surto de vírus respiratório deixa China em alerta; o que é o HMPV?

fama Globos de Ouro Há 10 Horas

Família de Demi Moore reage ao seu primeiro Globo de Ouro; veja o momento

fama Globo de Ouro Há 10 Horas

Pamela Anderson brilha no Globo de Ouro sem maquiagem e sem estilista

esporte Uruguai Há 8 Horas

Luis Suárez ajuda a evitar tentativa de suicídio no Uruguai

mundo Austrália Há 2 Horas

Pneus de avião da Etihad Airways explodem durante decolagem na Austrália