Seleção masculina de basquete sofre, mas vence Costa do Marfim e avança no Mundial

Com o triunfo, o Brasil termina a primeira fase na segunda colocação do Grupo G, atrás apenas da seleção espanhola

© REUTERS/Sergio Moraes

Esporte Basquetebol 30/08/23 POR Estadao Conteudo

A seleção brasileira masculina de basquete sofreu mais do que o esperado, mas derrotou Costa do Marfim, por 89 a 77, e garantiu sua vaga na próxima fase do Mundial, nesta quarta-feira. Jogando mais uma vez em Jacarta, na Indonésia, o time nacional oscilou ao longo da partida, principalmente após lesão sofrida por Yago, porém soube administrar a vantagem conquistada no primeiro tempo e confirmou o favoritismo.

PUB

Com o triunfo, o Brasil termina a primeira fase na segunda colocação do Grupo G, atrás apenas da seleção espanhola. Os brasileiros somam duas vitórias e uma derrota, justamente para a favorita Espanha, na segunda-feira. Os resultados serão levados para a fase seguinte, quando o time nacional deverá ter dificuldades pela frente, contra Canadá, Letônia e a própria Espanha.

Pelo novo Grupo L, o primeiro desafio será contra a seleção canadense, na sexta-feira, às 10h30 (horário de Brasília). Os quatro times vão brigar por duas vagas nas quartas de final. Longe de brigar pelo título, a seleção brasileira está de olho na vaga olímpica para os Jogos de Paris-2024.

O Mundial vai conceder duas vagas para as Américas, para os dois melhores colocados do continente na competição. Ainda estão na briga, além do Brasil, os Estados Unidos, o Canadá, Porto Rico e a República Dominicana. A seleção não disputa uma edição da Olimpíada desde os Jogos do Rio-2016.

Nesta quarta, o Brasil entrou em quadra como favorito, mas enfrentou maiores dificuldades do que esperava. A situação se complicou no terceiro quarto, depois de a seleção se impor em quadra ao longo do primeiro tempo. Yago sentiu dores no joelho direito, foi para o banco de reservas e viu a Costa do Marfim aproveitar sua ausência para reduzir a desvantagem no placar.

Quando a situação parecia perigosa, o técnico Gustavo de Conti devolveu Yago para o jogo e o Brasil voltou a abrir vantagem, consolidando a vitória. O jogador foi o grande nome da partida, cestinha do duelo, com 24 pontos. E ainda terminou o duelo com um "double-double", por ter anotado 12 assistências.

Tim Soares registrou 15 pontos, enquanto Georginho contribuiu com 13. Bruno Caboclo, por sua vez, marcou 12. Pela equipe africana, o destaque individual foi Cédric Bah, autor de 13 pontos.

Leia Também: Novorizontino faz duelo paulista com o Ituano para voltar ao G-4 da Série B

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 22 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 21 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 22 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 23 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 22 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 22 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria 22/12/24

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável