Fortaleza defende vantagem contra o América-MG por vaga inédita às semifinais da Sul-Americana

Fortaleza recebe o América-MG diante de sua torcida, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Mais de 55 mil torcedores já tinham confirmado presença até a tarde de quarta-feira

© Getty

Esporte Sul-Americana 31/08/23 POR Estadao Conteudo

O único confronto brasileiro nas quartas de final da Copa Sul-Americana chegará ao fim nesta quinta-feira, a partir das 19h, definindo um semifinalista inédito na competição. Após construir uma boa vantagem no primeiro jogo, o Fortaleza recebe o América-MG diante de sua torcida, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Mais de 55 mil torcedores já tinham confirmado presença até a tarde de quarta-feira.

Mesmo jogando em Belo Horizonte (MG), o Fortaleza venceu por 3 a 1, com gols de Guilherme (2) e Pochettino, enquanto Mastriani descontou. Com o placar elástico, o time cearense pode perder por até um gol de diferença para avançar. O América precisa vencer por dois gols para levar a disputa aos pênaltis ou a partir de três para se classificar no tempo normal.

Quem avançar encara o Corinthians nas semifinais. O time paulista eliminou o Estudiantes, da Argentina, nos pênaltis. Com o chaveamento, ao menos um brasileiro estará presente na final. Também nesta quinta-feira, às 19h, São Paulo e LDU, do Equador, se enfrentam no Morumbi. Os equatorianos venceram o jogo de ida por 2 a 1.

Não é só na Sul-Americana que o Fortaleza está bem. Mesmo dividindo a atenção, conseguiu três vitórias consecutivas no Brasileirão: contra o Santos, por 4 a 0, Internacional, por 1 a 0, e Coritiba, por 3 a 1. Com isso, saltou para 32 pontos, em oitavo lugar.

Esta é apenas a segunda participação do Fortaleza na competição. Em 2020, foi eliminado na primeira fase pelo Independiente, da Argentina. O placar agregado terminou empatado por 2 a 2, mas o gol fora de casa ainda era utilizado como critério de desempate naquela edição.

O técnico Juan Pablo Vojvoda fez mudanças na partida contra o Coritiba, mas deve voltar a escalar a base da escalação que venceu o jogo de ida. Entretanto, não poderá contar com o volante Caio Alexandre, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Pedro Augusto e Lucas Sasha devem brigar pela vaga, embora Vinícius Zanocelo também seja opção.

A expectativa fica por conta do atacante Machuca, que sofreu uma entorse no tornozelo e ficou fora da primeira partida. Ele se recuperou e foi relacionado contra o Coritiba, mas não entrou em campo. Calebe, Hércules e Pedro Rocha seguem no departamento médico.

Vojvoda destacou a importância do primeiro resultado, mas quer o time focado apenas na partida de volta. "Temos um compromisso importante. Demos um primeiro passo em relação ao América-MG, mas ainda temos que jogar uma partida. Temos que colocar nosso foco nela e fazer um bom jogo, de forma inteligente. É importante sempre focar nossa energia na partida seguinte."

O América, que realiza sua primeira participação na Sul-Americana, não está em um bom momento na temporada. A derrota para o Fortaleza no primeiro jogo foi a terceira seguida no ano, chegando a oito jogos sem vencer.

Entretanto, o time reagiu no último fim de semana ao fazer 2 a 1 no São Paulo pelo Brasileirão. Com o resultado, chegou a 13 pontos, ainda na lanterna (20º), mas com um jogo a menos, diante do Vasco, 18º com 16 pontos. Com esta vitória, fica o mistério se o técnico Fábián Bustos manterá as mudanças feitas em relação ao primeiro jogo. Diante do São Paulo, o América jogou com três zagueiros, com as entradas de Iago Maidana e Ricardo.

No meio-campo, Juninho e Emmanuel Martínez, mas o ataque foi completamente mudado. O trio formado por Paulinho Bóia, Wellington Paulista e Pedrinho saiu para Felipe Azevedo e Mastriani fazerem dupla. Adyson, Aloísio, Benítez, Breno, Júlio e Wanderson seguem lesionados.

Bustos comemorou a reação do América em um momento importante da temporada. "Foi um grande dia para a gente, um grande jogo. Nós estamos vindo de muitos jogos complicados e a parte emocional estava em baixa porque os jogadores estavam duvidando das suas capacidades. Jogamos contra o São Paulo, uma grande equipe, e soubemos jogar com intensidade. A vitória foi muito importante antes dessa decisão que temos na Sul-Americana. Vamos chegar lá com mais confiança."

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Problemas de Saúde Há 15 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

fama MC Mirella Há 15 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 13 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

mundo Dominique Pelicot Há 15 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 6 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 14 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 14 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 13 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama KIM-KARDASHIAN Há 15 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil

esporte Indefinição Há 6 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?