Foi o tempo em que índios só faziam músicas tradicionais. Na realidade tal ideia é tão antiga quanto o que aprendemos sobre eles na escola. Para comprovar isso, existem índios das mais diferentes nacionalidades que cantam rap, rock, e etc. Yandê, primeira rádio online indígena do Brasil toca canções mesclando línguas e etnias.
PUB
De acordo com informações do site Noisey, a iniciativa de criar a Yandê surgiu de três amigos que já tinham experiência em ONGs, coletivos e blogs relacionados ao tema: Anápuáka Tupinambá, Renata Tupinambá e Denilson Baniwa. Os três, de orgiem indígenas protagonizam seu próprio resgate cultural e produzem conteúdo para outros indígenas. Eles fazem tudo de maneira autônoma e bancam os custos do próprio bolso.
“Essa diversidade é novidade para muita gente”, diz a jornalista Renata. “Como todas as sociedades no mundo, passamos por mudanças e transformações, mantendo o tradicional mas também trazendo o novo.”
Na programação musical da Yandê tem espaço para artistas de todos os tipos, como o produtor e rapper norte-americano Frank Waln, da etnia Lakota, e a cantora amazonense Djuane Tikuna.
“A Yandê acredita na autonomia dos povos e sonha ver todos produzindo seus próprios conteúdos”, conclui Renata.