Cantores que perderam a voz e deram pausas na carreira

Muitos artistas ficaram afônicos por lesões nas cordas vocais e outras circunstâncias.

Cantores que perderam a voz e deram pausas na carreira

Perder a voz é a pior coisa que pode acontecer a um cantor. Seja por lesão, condição médica ou uso excessivo das cordas vocais, não poder usar o principal instrumento de trabalho é algo terrível para um artista. Além de não poder fazer shows ou gravar (e consequentemente não receber rendimentos), não se deve esquecer também do impacto mental com o sentimento de impotência quando uma estrela está afônica.  

Curioso? Clique na galeria e relembre os cantores que foram obrigados a darem pausas na carreira porque ficaram sem vozes.

©

Getty Images

Marina Lima

No 'Conversa com o Bial', a estrela da MPB revelou que teve uma depressão nos anos 1990, quando teve problemas nas cordas vocais. "Naquele momento, acho que estava infeliz com minha carreira. Sou vira-lata, gosto de estar nos lugares. Estava bombando e um pouco assustada com o meu sucesso. Fiquei aflita. Quando voltei a ficar feliz, a voz voltou. Felicidade tem que se merecer, correr atrás. Não vem de graça", disse a cantora.

©

Getty Images

Rod Stewart

Em 2000, Rod Stewart foi diagnosticado com câncer de tireoide. Inicialmente relatado como um nódulo benigno das cordas vocais, a condição exigiu cirurgia e o cantor 'perdeu' sua voz por nove meses.

 

©

Getty Images 

Adele

Em 2011, a diva pop britânica precisou de uma cirurgia para reparar hemorragia e um pólipo, que a 'silenciou' por semanas e significou também o cancelamento de uma turnê.

©

Getty Images 

Miley Cyrus

Miley Cyrus acabou precisando de cirurgia nas cordas vocais depois de ser hospitalizada por amigdalite no final de 2019. A cantora foi orientada a ficar em completo silêncio por várias semanas como parte do processo de recuperação.

©

Getty Images 

Gilberto Gil

Em 2012, o ícone da MPB abandonou show em Brasília por falta de voz. O artista, na época com 70 anos, só havia conseguido cantar três músicas. Super rouco, ele pediu desculpas, disse que havia consultado o médico antes, tomado remédio, mas não condições de prosseguir com a performance. Felizmente, o problema de Gil não foi sério.

©

Getty Images 

Justin Timberlake

Após a cirurgia de nódulo vocal em 2005, Timberlake achou que estava tudo certo. Mas o astro pop continuou a ter problemas de longa data com sua voz e foi forçado a cancelar uma série de shows em 2018 devido a machucados nas cordas vocais.

©

Getty Images 

Sam Smith

O cantor foi ao mesmo cirurgião de Adele para o procedimento de correção de vasos sanguíneos instáveis em suas cordas vocais. A operação em 2015 foi um sucesso, mas manteve o artista longe dos palcos por meses.

©

Getty Images 

Celine Dion

Em 2012, Celine Dion foi forçada a desistir de sua residência de shows em Las Vegas por quatro meses após sofrer com as cordas vocais inflamadas. Sua condição foi diagnosticada como resultado de uma infecção viral, que também deixou a diva canadense exausta.

©

Getty Images 

Mallu Magalhães

Em 2012, a cantora confirmou que sua voz tinha mudado - "deu uma encorpada, sim" - e revelou que tinha alguns problemas na corda vocal. "Um nódulo, um calo e uma fenda. Os mais comuns, que é o calo e a rachadura, alguns cantores têm por uso. Eu tenho um calo grande, uma fenda grande e um nódulo, que é o mais preocupante. Isso é bem chato, me incomoda bastante. Mas como eu descobri muito no começo, eu passei a tratar esse problema com muita dedicação e carinho", disse a esposa de Marcelo Camelo.

©

Getty Images

Mariah Carey

Mariah Carey afirma que tem nódulos nas cordas vocais desde a infância, um fato que ela credita como sendo capaz de atingir o registro de apito pelo qual é famosa. No entanto, o cansaço e a privação de sono ocasionalmente podem afetar sua qualidade vocal devido aos nódulos e, às vezes, ela fica incapacitada de cantar.

©

Getty Images 

Michael Bublé

Michael Bublé admitiu que estava com medo de que sua carreira de cantor fosse arruinada depois que ele passou por uma cirurgia nas cordas vocais em 2016. Embora a operação tenha sido bem-sucedida, o cantor canadense precisou descansar a voz por várias semanas.

©

Getty Images  

Whitney Houston (1963–2012)

Os críticos musicais concordam que Whitney Houston tinha uma das vozes mais poderosas do pop, levando-se ao limite de sua capacidade física. Mas a diva adquiriu hábitos vocais ruins desde muito cedo, resultando em nódulos se desenvolvendo em suas cordas vocais enquanto ela forçava a sua voz. No entanto, o abuso de substâncias e uma doença cardíaca acabaram por 'silenciá-la' para sempre. 

©

Getty Images

Zezé Di Camargo

Em 2007, começaram a circular rumores de que a carreira do cantor poderia estar ameaçada. O irmão de Luciano tinha um cisto congênito em uma das cordas. O cisto rompeu e o líquido do cisto dissolveu dentro da corda e criou uma aderência em toda a mucosa. Por isso, Zezé precisou fazer uma cirurgia delicada nas cordas vocais.

Sobre o período difícil que passou, Zezé disse: "Eu estava perdendo um pouco de mim, ou muito de mim, que era minha música, eu estava perdendo a minha voz".

©

Getty Images

Meghan Trainor

A dona do hit 'All About That Bass' ficou literalmente sem voz depois de passar por uma cirurgia por conta das suas cordas vocais, que sofreram várias hemorragias em 2015 e 2018. Chegou a um ponto que  seu marido, o ator Daryl Sabara, aprendeu a se comunicar com ela por meio da linguagem de sinais enquanto ela descansava sua voz. 

©

Getty Images 

Elton John

Uma extenuante turnê de 15 meses em 1987 resultou em Elton John precisando de uma cirurgia de nódulo, o que o deixou com uma voz visivelmente mais profunda e rica. Mas os fãs tiveram que esperar um ano até que o cantor pudesse voltar a gravar e se apresentar novamente. 

©

Getty Images

Beyoncé

Embora não seja um resultado direto de lesão vocal, Beyoncé foi aconselhada a reduzir o ritmo de trabalho após sofrer de exaustão e desidratação, um problema de saúde que afeta todo o corpo, incluindo o desempenho vocal. 

©

Getty Images 

Steven Tyler

Em 2006, o vocalista do Aerosmith rompeu um vaso sanguíneo em sua prega vocal ao fim de um show da banda. Felizmente, a ruptura foi posteriormente selada com sucesso a laser, mas resultou no cancelamento de uma turnê norte-americana e Tyler ficou calado por várias semanas para recuperar a voz.

©

Getty Images 

Anitta

Em 2016, Anitta tomou um susto ao descobrir a formação de um edema em um cisto nas cordas vocais. A cantora cancelou três shows e só falava através de bilhetinhos. A estrela foi aconselhada médica a tirar uma licença de sete dias sem falar. 

©

Getty Images 

Freddie Mercury (1946–1991)

Uma das vozes mais distintas da história da música foi ameaçada já em 1975, quando Freddie Mercury foi diagnosticado com nódulos vocais. O cantor do Queen recusou fazer cirurgia e sua voz sofreu como resultado, embora muitos fãs não tenham percebido, dado o seu incrível alcance e poder. >

©

Getty Images 

Frank Sinatra (1915–1998)

Uma vez, Sinatra fez um voto de silêncio de um mês depois de ser diagnosticado com nódulos nas cordas vocais. Sua reabilitação vocal de quatro semanas restaurou sua voz e confiança. 

©

Getty Images 

Feist

Nascida Leslie Feist, a cantora canadense de indie rock sofreu danos não especificados nas cordas vocais em 1995. Por isso, a artista entrou em um hiato de seis meses e acabou mudando seu estilo de cantar.

 

©

Getty Images 

John Mayer

O cantor americano teve que se acostumar com uma nova voz após passar por uma cirurgia de granuloma vocal em 2011. A recuperação significou o cancelamento de turnês e uma pausa de dois anos nas apresentações.

 

©

Getty Images 

Joss Stone

Em 2004, a cantora inglesa recebeu ordens dos médicos para descansar sua voz após desenvolver nódulos nas cordas vocais. Seus fãs a incentivaram a continuar se apresentando, mas Joss Stone respondeu: "Gostaria que certas pessoas percebessem que preciso de uma folga ocasionalmente e que, se continuar nesse ritmo, isso poderia realmente me prejudicar".

 

©

Getty Images 

Julie Andrews

Em 1997, a atriz e cantora foi internada no hospital para remover nódulos de sua garganta. Infelizmente, Julie Andrews saiu da cirurgia com danos permanentes, que destruíram a pureza de seu canto e deu um tom áspero em sua voz. No ano 2000, a estrela de 'A Noviça Rebelde' (1965) processou o hospital e fez um acordo fora do tribunal por uma quantia não revelada.

 

©

Getty Images 

Paul Stanley

Conhecido por ser co-vocalista e guitarrista da banda de rock Kiss, Paul Stanley ficou sem voz temporariamente em 2011 depois que ele passou por uma cirurgia  por "problemas recorrentes nas cordas vocais". A estrela do rock mais tarde brincou: "Isso vem com 40 anos pregando o rock 'n' roll".

 

©

Getty Images 

Brian Johnson

Em 2009, o vocalista do do AC/DC (à esquerda) foi diagnosticado com esôfago de Barrett pré-maligno (uma mudança anormal nas células mucosas que revestem a parte inferior do esôfago). Após uma cirurgia bem-sucedida, o músico foi aconselhado ao repouso completo - e a banda forçada a cancelar várias apresentações em shows.

 

©

Getty Images 

Luciano Pavarotti (1935–2007)

O lendário tenor italiano parou de cantar por um breve período, quando ele tinha 20 e poucos anos, porque um nódulo se desenvolveu em suas cordas vocais. Pavarotti culpou o seu crescimento pelo que chamou de uma aparição em concerto "desastrosa". O artista se afastou da música por um tempo e retornou depois quando sua voz melhorou.

 

©

Getty Images 

Keith Urban

O cantor country ficou sem poder falar em 2011 após ser submetido a uma cirurgia para retirar um pólipo vocal.

 

©

Getty Images 

Roger Daltrey

Depois de ser alvo de críticas por sua voz no show do intervalo do Super Bowl de 2010, o cantor do The Who (à esquerda) admitiu que teve um tumor removido de sua corda vocal apenas algumas semanas antes da performance.

 

©

Getty Images 

Frank Ocean

Em 2013, Frank Ocean interrompeu uma turnê pela Austrália depois de revelar que havia sofrido um rompimento das cordas vocais. Ele passou o restante do ano descansando sua voz.

 

©

Getty Images 

Björk

Björk passou quatro anos realizando exercícios vocais naturais em uma tentativa de evitar a cirurgia em nódulos vocais inflamados. Em 2012, no entanto, a cantora islandesa foi hospitalizada para remover um pólipo de suas cordas vocais, resultando em três semanas de silêncio.

 

©

Getty Images 

Shirley Manson

A vocalista do Garbage recusou fazer cirurgia para remover um tumor potencialmente cancerígeno de suas cordas vocais porque um médico lhe disse que a operação poderia ameaçar suas habilidades de canto. Felizmente, Shirley encontrou outro médico que foi capaz de tratar o nódulo em sua garganta e mandá-la para casa por apenas três semanas de recuperação, com as suas cordas vocais intactas.

 

© Getty Images

Stevie Nicks

O abuso de substâncias da cantora era conhecido, especialmente durante época em que estava na banda Fleetwood Mac. Seu hábito resultou em um desvio de septo, que costuma ser o 'culpado' por sua mudança na qualidade vocal.

©

Getty Images 

Lindsey Buckingham

O ex-vocalista e guitarrista do Fleetwood Mac sofreu um golpe duplo após passar por uma cirurgia cardíaca, que resultou em cordas vocais danificadas. A operação em 2013 o deixou hospitalizado por várias semanas, com todos os shows e compromissos cancelados. 

©

Getty Images 

Fama Música 08/09/23 POR Notícias Ao Minuto


Perder a voz é a pior coisa que pode acontecer a um cantor. Seja por lesão, condição médica ou uso excessivo das cordas vocais, não poder usar o principal instrumento de trabalho é algo terrível para um artista. Além de não poder fazer shows ou gravar (e consequentemente não receber rendimentos), não se deve esquecer também do impacto mental com o sentimento de impotência quando uma estrela está afônica.

PUB

Curioso? Clique na galeria e relembre os cantores que foram obrigados a darem pausas na carreira porque ficaram sem vozes.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Guarujá Há 21 Horas

Criança de 2 anos sai correndo de restaurante e morre atropelada em SP

fama Acidente Há 21 Horas

Zé Neto sofre acidente e é internado no interior de São Paulo

lifestyle OMS Há 17 Horas

Marburg: vírus com 88% de letalidade mata 6 em novo surto

esporte Óbito Há 2 Horas

Ex-jogador é encontrado morto em hotel aos 43 anos

mundo EUA Há 18 Horas

Queda de avião junto a aeroporto deixa "vários mortos" nos EUA

fama Giovanna Roque 29/09/24

Namorada defende MC Ryan após suposta agressão: 'Perdeu a cabeça'

brasil Rio Grande do Sul 29/09/24

RS registra pedra de granizo de 14,6 cm, a maior a cair no Brasil

fama Redes Sociais Há 21 Horas

MC Ryan pede desculpas em vídeo: 'Arrependido'

esporte MLS 29/09/24

Messi xinga árbitro nos EUA: 'Filho da p...'; vídeo

esporte Michael Schumacher Há 17 Horas

Filha de Michael Schumacher se casa em Maiorca