Governo retoma exigência de visto para turistas de EUA, Canadá, Austrália e Japão

O decreto confirmando a mudança, que já havia sido divulgada anteriormente, foi publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira, 6, alterando a entrada em vigor do Decreto n° 11.515/2023

© Shutterstock

Brasil Vistos 09/09/23 POR Estadao Conteudo

A volta da exigência de visto para turistas de Canadá, Austrália e Estados Unidos entrarem no Brasil foi prorrogada para 10 de janeiro de 2024. O decreto confirmando a mudança, que já havia sido divulgada anteriormente, foi publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira, 6, alterando a entrada em vigor do Decreto n° 11.515/2023, que antes previa o início da cobrança de vistos para 1º de outubro deste ano. A mudança já tinha sido anunciada no fim do mês passado.

No programa 'Bom Dia, Ministro' de quarta-feira, 6, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que o Brasil está disposto a negociar a isenção de vistos quando isso for uma prática bilateral, como ocorreu este ano com o Japão.

"No governo anterior, foi suspensa a obrigatoriedade de americanos, canadenses, australianos e japoneses, que não precisavam de vistos para vir ao Brasil. Foi dado de graça. Sem reciprocidade. Brasileiros continuaram a precisar de visto", disse Vieira.

"No início do governo Lula, por instrução do presidente, restabelecemos os vistos. Chamamos os países para tentar negociar. O Japão aceitou e negociamos. Outros alegaram que não era possível pela legislação de cada um deles", acrescentou o ministro.

O ministro afirmou ainda que o governo federal está disposto a negociar a isenção de visto na base da reciprocidade. "O país que aceitar que os brasileiros viajem sem visto físico, daremos a mesma vantagem", afirmou Vieira.

Anteriormente, o Ministério do Turismo havia informado que a medida, válida anteriormente para turistas japoneses, australianos, canadenses e americanos, teve de ser prorrogada após o acordo Brasil-Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração.

"Com esse entendimento, houve a necessidade do governo brasileiro realizar ajustes no Decreto 11.515 e também no processo licitatório para a contratação de empresa que oferecerá serviço de vistos eletrônicos para nacionais daqueles países", disse o ministério, na ocasião.

"É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados", acrescentou ainda a pasta.

Brasil e Japão fazem acordo para isenção de visto para turistas

A partir de 30 de setembro deste ano, os brasileiros poderão entrar no Japão sem visto (apenas com passaporte), para visitas de até 90 dias. A isenção de visto vale também para os japoneses entrarem no Brasil, para permanência pelo mesmo período máximo.

Essa regra, decorrente de acordo firmado pelos governos do Brasil e do Japão, vale, em princípio, por três anos. O prazo final é 30 de setembro de 2026.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 20 Horas

Segurança é culpado por planejar raptar, estuprar e matar apresentadora

mundo OMS Há 11 Horas

Talco classificado como "provavelmente cancerígeno" para humanos pela OMS

fama MORTE-GO Há 13 Horas

Morre DJ Blogueirinha, aos 29 anos, em Goiás

fama Neymar Há 20 Horas

Nasce Helena, suposta filha de Neymar Junior com Amanda Kimberlly

fama Bombom Há 20 Horas

Irmã gêmea de Adriana Bombom é encontrada morta no banheiro de casa

tech Cometa 13P/Olbers Há 19 Horas

Cometa que só aparece a cada 69 anos será visível neste sábado

mundo TikTok Há 18 Horas

Funcionária usa atestado falso para viajar e encontra chefe no avião

fama Rafa Justus Há 17 Horas

Rafa Justus posa linda em Miami: "Cabelo de praia, não quero saber!"

brasil Bahia Há 20 Horas

Entenda o caso da criança de 5 anos que ateou fogo na casa por vingança

brasil Transporte de Pet Há 19 Horas

Golden morre durante transporte e família recebe corpo em caixa de gelo