Zelensky descarta negociações com Putin: "Não falarei com ele"

O presidente ucraniano recorreu ao X (antigo Twitter) para resumir as conversas que manteve com os líderes norte-americanos, tendo agradecido todo "o apoio à Ucrânia"

© Tom Williams/CQ-Roll Call, Inc via Getty Images

Mundo Guerra 21/09/23 POR Notícias ao Minuto

Depois de ter se encontrado com senadores norte-americanos, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a recusar negociar com o homólogo russo, Vladimir Putin, esta quinta-feira (21).

PUB

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de ter uma mensagem para o presidente russo, o chefe de Estado ucraniano foi taxativo: "Não falarei com ele", cita a NBC News.

O líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, resumiu as palavras do presidente ucraniano diante dos senadores com uma só frase. De acordo com o democrata, o chefe de Estado da Ucrânia terIA dito que se o seu país não receber ajuda dos Estados Unidos, perderá a guerra contra a Rússia.

"Houve uma única frase que resumiu tudo, e vou citá-lo: 'Se não recebermos a ajuda, perderemos a guerra", disse, segundo a Sky News.

Mais tarde, o Zelensky recorreu à rede social X (antigo Twitter) para resumir as conversas que manteve com os líderes norte-americanos, tendo agradecido todo “o apoio à Ucrânia”.

“Conseguimos muito para salvaguardar a democracia, a liberdade e a dignidade – valores compartilhados por ambas as nossas nações. O povo ucraniano sofreu muito como resultado dos crimes de guerra russos, mas libertámos mais de metade do território ocupado dos invasores russos e podemos ver claramente que a vitória está cada vez mais próxima”, escreveu.

I met with US House Speaker @SpeakerMcCarthy, House Majority Leader @SteveScalise, House Democratic Leader @RepJeffries, and US House Representatives.Ukraine is sincerely grateful to the House, both parties, and the entire American people for all the support.We have… pic.twitter.com/uCbZEUtCNJ

— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) September 21, 2023

E finalizou: “Durante a reunião, discutimos a situação do campo de batalha e as necessidades prioritárias de defesa, incluindo a defesa aérea. Enfatizei que uma vitória ucraniana garantirá que nem a Rússia, nem qualquer outra ditadura desestabilizarão novamente o mundo livre. Para vencer, devemos estar todos juntos e trabalhar juntos.”

Entretanto, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, anunciou que o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciará um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia, na sexta-feira.

De acordo com o responsável, o pacote incluirá sistemas de defesa aérea e outras armas para ajudar Kyiv antes da chegada do inverno.

O valor e a extensão total do pacote ainda não foram divulgados.

Vale lembrar que Zelensky esteve em Washington em 21 de dezembro do ano passado, 10 meses após a Rússia ter invadido a Ucrânia, naquela que foi a primeira deslocação ao estrangeiro desde o início da guerra.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Redes Sociais Há 17 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Rio de Janeiro Há 12 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

fama Vladimir Shklyarov Há 20 Horas

Morre Vladimir Shklyarov, um dos mais famosos bailarinos do mundo

mundo DONALD-TRUMP Há 10 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

justica Rio de Janeiro Há 11 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca

brasil Bola de Neve Há 19 Horas

Pastor que casou Sasha, fundador da Bola de Neve, morre em acidente

brasil Alagoas Há 12 Horas

Jovem de 24 anos morre após cair de carro e ser atropelada em João Pessoa

lifestyle Alimentação Há 19 Horas

Batatas com brotos ou coloração esverdeada podem ser perigosas, entenda

mundo Bob Há 19 Horas

Peixe com ‘rosto humano’, batizado de Bob, viraliza na web

esporte Óbito Há 17 Horas

Jogador da Portuguesa-RJ, Michel Santos, morre em acidente na Bahia