© iStock
Estes alimentos ricos em sal, açúcares, carboidrato refinados e gorduras pouco recomendáveis não só engordam como põe a saúde em risco. O que acontece quando uma pessoa deixa de comê-los?
PUB
O El Confidencial listou algumas reações que o corpo tem a partir do momento em que se deixa de ingerir comida processada:
1. Ter menos problemas de estômago. Muitos problemas de estômago, como prisão de ventre, gases, inchaço ou azia são provocados por uma dieta pouco saudável ou à base de alimentos ultra processados (como fast food).
2. Dormir melhor. Os carboidratos refinados e os açúcares adicionados presentes neste tipo de alimento aumentam os níveis de insulina, baixando os níveis de açúcar, o que fazer com que a pessoa fique na cama sem conseguir dormir e pensando na fome que tem. Como são ricos em sódio, também podem deixar a pessoa desidratada durante a noite, o que não garante horas de sono de qualidade.
3. Ter menos dores de cabeça. São muitos os estudos que sugerem que alguns dos componentes tipicamente presentes nos alimentos processados, como os nitratos, nitritos ou o glutamato monossódico, podem provocar dores de cabeça.
4. A pele ficar mais suave. A insulina e a inflamação são dois grandes inimigos da pele e são as comidas processadas que mais disparam os seus níveis. Seguir uma dieta saudável e longe dos alimentos processados vai resultar numa pele bonita, suave e saudável.
5. Menos dores nas articulações. Fazer uma dieta que evite a inflamação é uma das melhores formas de prevenir as dores nas articulações.
6. Mais energia. Ainda que não pareça, a dieta, o estresse e o sono são elementos muito relacionados entre si e com o estado da saúde. Se um deles falha, é muito provável que o resto também falhe, provocando uma espiral que resulta em dias e dias de cansaço.
De acordo com a nefrologista Jason Fung, a única forma de recuperar o equilíbrio hormonal passa por manter os níveis de insulina controlados, deixando de comer os alimentos que os elevam – novamente, açúcares adicionados e carboidratos refinados.