Lula nega novas trocas no governo, após Lira indicar mudança na Caixa

Arthur Lira (PP-AL) disse que o banco está nas negociações do partido com o governo

© Getty Images

Política Governo 25/09/23 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) negou nesta segunda-feira (25) novas trocas no governo, ao ser questionado sobre mudança no comando da Caixa Econômica Federal.

PUB

A declaração vai na contramão do que disse o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em entrevista à Folha de S.Paulo, de que o banco está nas negociações do partido com o governo.

"Na hora em que eu tiver que mexer em alguma coisa, eu vou mexer. Vocês saberão, porque não haverá nada feito à meia-noite, será sempre de dia com comunicado expresso à imprensa. Só eu tenho o direito de colocar, só eu tenho o direito de tirar", disse Lula.

"O único cargo que eu não posso mexer é no meu e no do Alckmin, que foi o povo brasileiro que deu. Mas o restante eu posso mexer em qualquer um e posso dizer que, por enquanto, não estou disposto a mexer com nada. Eu estou disposto a fechar o ano bem, estou disposto a aprovar as coisas que tem para aprovar no Congresso Nacional e estou disposto a passar o final de ano junto com a minha família, bem feliz. Um beijo no coração", completou.

A declaração foi dada no Itamaraty, durante declaração conjunta com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh. Os líderes tiveram reunião bilateral com assinatura de atos. Em seguida, tiveram um almoço no Ministério de Relações Exteriores.

O presidente vai realizar uma cirurgia no fêmur na próxima sexta (29). Por recomendação médica, o mandatário não viaja nesta semana para São Paulo e Minas Gerais, como era esperado, e utilizará uma máscara para evitar contrair infecções na véspera do procedimento.

O governo vem, desde o início do ano, negociando com o centrão para aumentar sua base de apoio no Congresso. Depois de realizar duas trocas no primeiro escalão para acomodar o Republicanos e o PP, as duas novas moedas de troca são a Funasa e a Caixa.

Além de admitir que o banco estava nas negociações, Lira ainda reconheceu que as indicações políticas para as 12 vice-presidências do banco passarão por ele.

"Há uma aproximação de partidos de centro que não faziam parte da base do governo para essa adesão. É claro que, quando um partido indica um ministro que era líder de um partido na Câmara [caso de André Fufuca, do PP, que virou ministro do Esporte], a tendência natural é que esse partido passe a ser base de apoio ao governo na Câmara dos Deputados, como Republicanos, como outros partidos", disse.

Na mesma entrevista, o presidente da Câmara disse que a entrada de Silvio Costa Filho em Portos e Aeroportos e André Fufuca em Esportes significa que os partidos fazem, sim, parte da base do governo no Congresso. Dirigentes das siglas vinham sinalizando independência publicamente, numa forma de continuar acenando ao bolsonarismo.

Nesta segunda-feira, Lula disse esperar que os ministros convençam seus deputados a votarem no que interessa ao povo brasileiro.

"Eu sempre disse para vocês que não tinha conversa com o centrão. Que a minha conversa era com partidos políticos. E eu conversei com os partidos políticos que eu achei que deveria conversar. Compus o governo, não tenho nenhum projeto de interesse pessoal. Não tem na Câmara nem no Senado nenhum 'Projeto Lula'. Todos os projetos que mandamos para lá são 'Projeto Brasil'", afirmou.

"É de interesse do povo brasileiro. O que eu espero é que os ministros que fazem base do meu governo convençam suas bancadas a votar naquilo que interessa ao povo brasileiro. E tudo o que está na Câmara para ser votado é de interesse do povo brasileiro", completou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Hollywood Há 22 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 23 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Saúde Há 8 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 8 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

politica Justiça Há 8 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas

esporte Televisão agora mesmo

CBF e Globo acertam contrato de exclusividade para transmissão da Supercopa até 2027