BC projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2024 e eleva chance de inflação estourar meta

BC projeta crescimento do PIB de 1,8% em 2024 e eleva chance de inflação estourar meta

© Shutterstock

Economia ECONOMIA-PIB 28/09/23 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O Banco Central prevê crescimento de 1,8% para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2024, segundo o relatório trimestral de inflação divulgado pela autoridade monetária nesta quinta-feira (28).

PUB

A primeira estimativa do BC sobre a expansão da economia para o próximo ano ficou acima das expectativas do mercado financeiro e abaixo das projeções do governo Lula (PT).

Para 2024, o Ministério da Economia prevê crescimento de 2,3%, enquanto os economistas da iniciativa privada estimam alta de 1,5%, de acordo com o boletim Focus publicado na última segunda (25).

Para este ano, o BC revisou novamente a sua projeção para o crescimento do PIB para cima e espera agora um avanço de 2,9%. A última estimativa, divulgada em junho, era de alta de 2%.

O bom desempenho da economia no segundo trimestre deste ano e a safra agrícola recorde também levaram o Ministério da Fazenda a rever seu prognóstico para 2023, que saltou de elevação do PIB de 2,5% para 3,2%.

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o crescimento do PIB está sendo revisado para cima tanto para este ano quanto para o próximo e que o mercado financeiro "tem errado muito" em suas projeções.

Na véspera da divulgação do relatório, Campos Neto falou em alta do PIB de 3% em 2023 e de ao menos 2% em 2024.

"O que a gente vê com esses números na ponta, principalmente com os indicadores soft -confiança do consumidor, da indústria-, que [o crescimento do PIB] está indo para 2% no ano que vem, pelo carry [carregamento estatístico] deste ano", disse.

"Então, a gente saiu de 0,5% para 3% neste ano. E, no ano que vem, de uma coisa de perto de 1,2%, 1,3% para 2%, 2,1% ou 2,2%", continuou.

Quanto à inflação, conforme divulgado no comunicado da última reunião do Copom, na semana passada, a estimativa do BC para o IPCA é de 5% para este ano -acima do limite superior do intervalo de tolerância (4,75%).

Pelo sistema de metas, o alvo fixado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para 2023 é de 3,25% -com 1,5 ponto percentual de tolerância para cima e para baixo.

O BC calcula que a probabilidade de a inflação ficar acima do teto da meta neste ano é de 67%. No documento anterior, de junho, o risco era de 61%. No início do ano, a previsão de estouro da meta era de 83%.

Se confirmado o estouro, será o terceiro ano consecutivo que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) fica acima do limite a ser perseguido pelo BC.

Quando a inflação anual fica fora do intervalo de tolerância, o presidente da autoridade monetária (Campos Neto) precisa escrever uma carta ao ministro da Fazenda (Fernando Haddad) explicando as razões para o descumprimento do objetivo.

Leia Também: Campos Neto se diz a favor de taxar super-ricos e elogia 'decisões corretas' do governo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama LIAM-PAYNE Há 21 Horas

Quarto destruído e postagens: o que ocorreu antes da morte de Liam Payne

esporte França Há 19 Horas

Acusado de estupro, Mbappé assume relação sexual consentida na Suécia

fama Óbito Há 11 Horas

Revelados 'novos' detalhes sobre a 'causa' da morte de Liam Payne

fama Liam Payne Há 20 Horas

'Liam disse que iria morrer em breve', revela ex-noiva sobre Liam Payne

mundo Reino Unido Há 16 Horas

Descoberta rara: Homem viveu com três pênis sem nunca saber

justica Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Mãe é presa após morte suspeita de gêmeas em intervalo de oito dias no RS

mundo França Há 12 Horas

Corpo de jovem que estava desaparecida há um ano é encontrado na França

fama Harry e Meghan Markle Há 21 Horas

Príncipe Harry e Meghan Markle compram casa em Portugal

mundo Austrália Há 20 Horas

Bolas pretas surgem em praias de Sydney e intrigam moradores e turistas

fama Demi Lovato Há 19 Horas

Demi Lovato lamenta a morte do ex-namorado, lutador Guilherme 'Bomba'