Baleia causa um morto e um ferido em naufrágio de um barco na Austrália

Uma baleia provocou esta madrugada o naufrágio de um barco na costa leste da Austrália, matando um homem e ferindo outro.

© Lusa

Mundo Sydney 30/09/23 POR Notícias ao Minuto Brasil

Os dois homens estavam pescando em uma lancha que virou por volta das 06h00 do horário local, nas águas de La Perouse, a 14 quilômetros a sudeste de Sydney, disse a polícia.

PUB

O primeiro homem foi retirado da água inconsciente e morreu no local. O segundo foi socorrido pelos serviços de emergência e encontra-se em estado estável no Hospital St. George.

"Os primeiros indícios são de que poderiam ter estado na água durante 45 minutos", disse à televisão pública australiana ABC uma oficial da polícia marítima.

Uma baleia aproximou-se ou possivelmente atingiu o pequeno barco, de 4,8 metros" de comprimentos, disse Siobhan Munro, descrevendo o caso como um "acidente trágico".

"Neste momento há muitas baleias no mar e há muitos exemplos de baleias que se aproximam dos barcos", acrescentou.

A ministra da Polícia e Antiterrorismo, Yasmin Catley, referiu o episódio como um "alerta claro" para os perigos da navegação.

A diretora interina da Autoridade Australiana de Segurança Marítima destacou a importância de práticas de navegação seguras, que "podem fazer a diferença entre a vida e a morte na água".

"Os coletes salva-vidas e os transmissores de socorro aumentam significativamente as probabilidades de sobrevivência em incidentes de navegação", explicou Shontelle Chamtaprieo, que recordou a "época terrível" do ano passado, que resultou em 48 mortes.

Este acidente ocorre menos de duas semanas depois de uma baleia de quatro metros ter sido atingida na cabeça pela hélice de um barco na costa oeste da Austrália.

Em julho, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) de Portugal proibiu as embarcações marítimo-turísticas de se aproximarem ativamente de grupos de orcas.

De acordo com o ICNF, desde 2020 que se têm registado interações entre orcas e embarcações, maioritariamente veleiros, na zona do Estreito de Gibraltar, costa portuguesa e Galiza (Espanha), algo que já levou ao afundamento de pelo menos dois navios.

"Sabe-se que as interações iniciais, conduzidas por um reduzido grupo de orcas juvenis, são atualmente realizadas por um conjunto mais alargado de animais", explicou o ICNF.

O instituto alerta que, face ao tamanho dos animais adultos (um máximo de oito a nove metros de comprimento e três a cinco toneladas de peso), a interação mais intensa das orcas com semirrígidos ou outro tipo de embarcações de menores dimensões, como os utilizadas para a observação de cetáceos, podem ter consequências mais graves.

O instituto determina que nos casos em que as orcas tentem se aproximar, as embarcações devem afastar-se e que sempre que os animais cheguem perto dos barcos sem que a tripulação perceba, a embarcação seja parada, deixando, contudo o motor em funcionamento.

Leia Também: Tempestade alaga Nova York em mês de setembro mais chuvoso em 140 anos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad