Google é condenado a indenizar diarista que teve imagem publicada no Street View

A decisão é da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, que confirmou sentença em primeira instância.

© Shutterstock

Tech GOOGLE-JUSTIÇA 30/09/23 POR Folhapress

FÁBIO PESCARINISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google foi condenado a pagar R$ 15 mil de indenização por danos morais a uma diarista, de 61 anos, que que teve sua imagem publicada, sem autorização, no Google Street View, ferramenta de visualização de mapas.A decisão é da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, que confirmou sentença em primeira instância.

PUB

Procurado, o Google afirmou por email que não iria comentar a decisão judicial, nem se iria tentar novo recurso.O caso ocorreu em São Paulo e a mulher entrou com ação judicial em novembro de 2022, na 1ª Vara Cível do Foro Regional 3, no Jabaquara, zona sul da capital.

Na ação, a diarista reclamava do fato de seu rosto ter sido mostrado parcialmente, quando se acessava o endereço da residência onde trabalhava como diarista. Ela aparecida no segundo andar do imóvel, conforme os autos.

Na sentença, o desembargador Enio Zuliani, relator do recurso, lembrou que por duas vezes a mulher tentou contato com o Google pedindo para que a imagem fosses retirada ou desfigurada e que somente depois de emitida tutela antecipada pela Justiça é que foi providenciada a borra.

"A autora fez reclamações pela internet em busca de reavalização da imagem do seu local de trabalho e consta dos autos que tais incursões internas não foram atendidas em prazo razoável. Somente após a emissão da tutela antecipada", afirmou.

"Ela não consentiu; pelo contrário, exigiu que fossem tomadas medidas para que a imagem desaparecesse ou impedisse a identificação", disse Zuliani.

"O certo é que a imagem retrato da autora surgiu quando se busca a localização do imóvel em que ela trabalha e isso representa ofensa a direito de personalidade", escreveu o magistrado, no acórdão registrado no último domingo (24), após julgamento virtual, que teve as desembargadores Marcia Dalla Déa Barone e Carlos Castilho Aguiar França. A decisão foi unânime.

A sentença também diz que o recorrido (o Google), embora contribua para localizar endereços e facilitar a vida de quem busca acesso a locais, "não está imunizado a ponto de receber anistia por permitir que as suas reproduções saíssem com imagem que possibilitou reconhecer e identificar a diarista do imóvel".

Além da indenização, a empresa de internet terá de pagar as custas do processo e honorários que são arbitrados em 20% do valor atualizado da condenação.

Leia Também: Discord tem instabilidade nesta sexta e bloqueia acesso de usuários

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Paraná Há 22 Horas

Acidente com equipe de remo de atletas adolescentes deixa 9 mortos no Paraná

mundo Israel/Palestina Há 2 Horas

Sobrevivente de ataque em Israel é encontrada morta no dia do aniversário

fama ANTÔNIO-FAGUNDES Há 23 Horas

Bruno Fagundes, filho de Antonio Fagundes, confirma fim de namoro com Igor Fernandez

esporte Liga dos Campeões asiática 21/10/24

Al Nassr parte para o Irã com Cristiano Ronaldo em grande estilo

fama Óbito Há 17 Horas

Exame toxicológico de Liam Payne revela drogas no organismo do cantor

economia INSS-CONTRIBUIÇÃO 21/10/24

Autônomo é obrigado a contribuir com o INSS, mas pode escolher plano

mundo Óbito Há 18 Horas

Opositor de Putin é encontrado morto após "cair" de janela de 10º andar

fama TUCA-ANDRADA Há 19 Horas

Tuca Andrada provoca Jojo e fala em 'gostinho' por ela não desfilar na SPFW

fama LEA MARIA-JAHN Há 22 Horas

Lea Maria, a 'alemã de cria', faz humor com suas experiências como gringa no Brasil

fama MIA-KHALIFA Há 21 Horas

Mia Khalifa faz alerta sobre adesões de meninas em sites adultos