Rússia está recrutando cubanos para combater na Ucrânia

Segundo a agência, os recrutas que identificou receberam propostas, nas redes sociais, através de um contato identificado como “Dayana”, descrita como uma mulher mistério que trata de todo o processo.

© Special Report CUBA-RUSSIA/ REUTERS/Alexandre Meneghini

Mundo Guerra na Ucrânia 30/09/23 POR Notícias ao Minuto Brasil

A Rússia está a recrutar cubanos em dificuldades para combater na Ucrânia, segundo revela uma investigação da Reuters, divulgada este sábado.

PUB

Segundo a agência, os recrutas que identificou receberam propostas, nas redes sociais, através de um contato identificado como “Dayana”, descrita como uma mulher mistério que trata de todo o processo. Este recrutamento teria iniciado em maio, semanas depois de o presidente russo, Vladimir Putin, dar 'luz verde' a um decreto que permitia que estrangeiros que assinassem um contrato com as forças armadas recebessem cidadania russa, juntamente com as suas famílias.

"É difícil viver aqui. Todos disseram: 'Se eu escolher isto, não morrerei de fome em Cuba'", disse Yoan Viondi, de 23 anos, que acabou por se arrepender e não dar seguimento ao processo, depois de vários dias trocando mensagens com "Dayana".

"Mas eles sabiam para onde estavam indo. Eu também sabia muito bem para onde estava indo", acrescentou.

Já um homem, identificado como Gonzalez, falou por videochamada com a agência, a partir de uma base militar russa, nos arredores da cidade de Tula. Gonzalez disse que era um dos 119 cubanos treinando naquela base e que havia assinado um contrato, traduzido para espanhol.

"Todos aqui sabiam ao que vinham, disso tenho a certeza (...) Eles vieram para a guerra", disse. O homem explicou que os mais de 199 cubanos estavam sendo treinados para lutar no campo de batalha, mas não sabiam ainda para onde seriam enviados.

Segundo a Reuters, no mês passado, o governo de Havana, aliado de Moscou, mas que disse "não fazer parte da guerra", disse que deteve 17 pessoas ligadas a uma rede de tráfico de seres humanos que atraiu cubanos para lutar pela Rússia.

Em reação, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Oleg Nikolenko, disse que a embaixada ucraniana em Havana contactou as autoridades cubanas sobre o tema.

A  ofensiva militar lançada em 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os mais recentes dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa, justificada pelo presidente russo com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. 

Leia Também: Mulher processa Disney por lesões em parque aquático

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Problemas de Saúde Há 14 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

fama MC Mirella Há 15 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 13 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

mundo Dominique Pelicot Há 15 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 5 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 14 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 14 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 13 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama KIM-KARDASHIAN Há 15 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil

fama ED-MOTTA Há 11 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show