Max Verstappen pode ser campeão neste sábado na sprint que tanto criticou

A julgar pelos resultados de Verstappen até aqui, apenas algo muito fora do comum vai impedir que ele comemore o tricampeonato já neste sábado

© Getty Images

Esporte Automobilismo 04/10/23 POR Folhapress

LONDRES, REINO UNIDO (UOL-FOLHAPRESS) - Max Verstappen tem grandes chances de se sagrar tricampeão da Fórmula 1 já neste sábado (7), na sprint do GP do Qatar. Logo ele, que sempre se opôs à ideia de uma corrida curta valendo pontos para o campeonato. Mas o holandês até se diverte com a situação. "Acho ótimo, dá para comemorar no sábado. Talvez só o tempo de reação no domingo [na largada] não vá ser dos melhores", brincou o líder disparado do campeonato.

PUB

A julgar pelos resultados de Verstappen até aqui, apenas algo muito fora do comum vai impedir que ele comemore o tricampeonato já neste sábado. Único ainda com chances matemáticas, seu companheiro de Red Bull, Sergio Perez, precisa fazer cinco pontos a mais que Verstappen para manter a disputa viva até o GP.

Ou seja, Verstappen é campeão com um sexto lugar na sprint, independentemente do resultado de Perez. Mesmo se o holandês não pontuar na corrida curta deste sábado, com largada às 14h30 pelo horário de Brasília, Perez só leva a disputa até o domingo se for pelo menos terceiro.

Antes da sprint, haverá 180 pontos em jogo, e a vantagem construída por Verstappen até aqui é de 177. Após a corrida curta, serão 172 pontos ainda em disputa e, por isso, Perez tem que descontar pelo menos cinco pontos para manter o campeonato aberto.

Nas 16 etapas disputadas até aqui, Verstappen venceu 12 GPs, duas das três sprints, e só esteve fora do pódio (contando GPs e sprints) em uma oportunidade. Foi no GP de Singapura, quando a Red Bull não se encontrou com o acerto do carro. É muito improvável que isso volte a acontecer no Qatar, já que o circuito tem curvas de alta velocidade que casam bem com o carro dos já campeões do mundo por antecipação.

Ver um título decidido em uma sprint é algo que a F1 não previa quando adotou as sprints em 2021. A ideia era ter um formato mais atrativo para os torcedores irem ao autódromo na sexta-feira (quando é disputada a classificação para o GP) e, assim, aumentar o preço das taxas cobradas pela F1 junto aos promotores de corridas. E também ter finais de semana diferentes para trazer mais variedade a um calendário mais inchado.

Mas a ideia sempre foi que o impacto no campeonato em si fosse mínimo. Por conta disso, primeiro eram dados poucos poucos (3 para o primeiro, 2 para o segundo e um para o terceiro). Percebendo que isso contribuía para sprints pouco movimentadas, o vencedor passou a levar oito pontos, com os oito primeiros pontuando.

Outra mudança, realizada neste ano, separou totalmente os eventos. Antes, o resultado da sprint formava o grid de domingo. Agora, há duas classificações em separado e o sábado fica reservado como um dia apenas dedicado à sprint.

De fato, as corridas aos sábados ficaram mais movimentadas, mas o formato ainda precisa de melhoras. Verstappen é um dos grandes críticos ao formato. "Tem que acabar com tudo isso", disse ele quando perguntado sobre essa divisão das classificações. "Acho importante voltarmos ao que tínhamos e nos certificarmos de que todas as equipes possam lutar pela vitória, esse tem que ser o objetivo ao invés de implementar esse tipo de entretenimento artificial."

De fato, a Fórmula 1 tem buscado formas de entreter mais o espectador, e não há um balde d' água fria maior que o atual domínio da Red Bull, que venceu o campeonato de construtores com seis corridas de antecipação, e do próprio Verstappen, que tem grandes chances de ser tri cinco GPs antes do final da temporada. A questão é que um campeonato em que cada equipe tem de fazer seu próprio carro premia excelência, como a mostrada pela Red Bull e Verstappen nos últimos dois anos, e não tem sprint que vá fazer a categoria escapar isso.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 4 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 4 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 6 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

mundo EUA Há 3 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 6 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama Patrick Swayze agora mesmo

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

esporte DENÍLSON-JOGADOR agora mesmo

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama Blake Lively Há 23 Horas

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual

tech OpenAI Há 23 Horas

Líder da OpenAI diz que Elon Musk é “claramente um bully”