Marrocos e Espanha iniciam campanha para receber final da Copa do Mundo de 2030

Representantes espanhóis e marroquinos começaram a se movimentar para levar a decisão do Mundial aos seus respectivos países

© Shutterstock

Esporte Copa do Mundo 05/10/23 POR Estadao Conteudo

A Fifa escolheu Espanha, Marrocos e Portugal como países-sede da Copa do Mundo de 2030, mas ainda há muito o que se definir, como as cidades de cada nação que receberão os jogos e qual delas terá a honra de ser palco da grande final. Representantes espanhóis e marroquinos começaram a se movimentar para levar a decisão do Mundial aos seus respectivos países e fizeram manifestações públicas sobre o assunto poucas horas depois do anúncio da Fifa.

O presidente da Federação Marroquina de Futebol, Faouzi Kekjaa, disse em entrevista à Rádio Mars, do Marrocos, que espera uma final em Casablanca, no novo estádio que está sendo planejado na cidade. "Esperamos viver uma final extraordinária que honre todo o continente e as jovens gerações em um estádio em Casablanca que será extraordinário e maravilhoso", afirmou. O projeto inicial da arena foi apresentado para a Copa de 2010, quando o Marrocos se candidatou e perdeu para a África do Sul. Agora, com muitas adaptações, sairá do papel.

Além de Casablanca, o país do norte da África quer receber jogos em Agadir, Marrakech, Rabat, Tanger e Fez. "As sedes que vamos apresentar não só vão cumprir as exigências da Fifa como também gozarão de diversidade cultura e de riqueza geográfica", disse Kekjaa. "Será uma Copa do Mundo extraordinária entre as duas margens do Mediterrâneo e que representam duas grandes civilizações", completou.

Na margem oposta do Mediterrâneo, também há desejo de receber a final da Copa de 2030, conforme afirmado por Miguel Iceta, ministro interino dos Esportes da Espanha, em entrevista à rádio Onda Cero. "Espera-se que a final seja realizada na Espanha", disse Iceta, que também disse haver um acordo avançado sobre as sedes com as federações de Marrocos e Portugal.

O anúncio dos três países como sedes foi feito de forma surpreendente pela Fifa na quarta-feira. A entidade máxima do futebol mundial também anunciou que os primeiros jogos do mesmo Mundial serão realizados na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Desta forma, contemplou as duas principais candidaturas para a Copa que vai marcar o centenário do torneio, disputado pela primeira vez em 1930, no Uruguai.

A decisão surpreendeu porque a entidade não havia programado nenhum anúncio para esta quarta. Ao mesmo tempo, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, se antecipara à própria Fifa ao anunciar, em entrevista coletiva, os jogos inaugurais na América do Sul. Com a decisão da Fifa, a Copa do Mundo será disputada pela primeira vez em seis países diferentes e em três continentes.

Cada um dos três países sul-americanos vão sediar uma partida, envolvendo suas respectivas seleções. E o primeiro jogo da Copa está marcado para o Estádio Centenário, na capital uruguaia. Na sequência, as três seleções sul-americanas e seus adversários vão atravessar o Oceano Atlântico para a sequência da Copa nos gramados portugueses, espanhóis e marroquinos.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 23 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 21 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

fama Problemas de Saúde Há 23 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

mundo Dominique Pelicot 21/11/24

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 14 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 22 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

esporte Indefinição Há 15 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 21 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 17 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA